Brasão - Câmara de São Paulo SECRETARIA DE REGISTRO PARLAMENTAR E REVISÃO - SGP.4
EQUIPE DE TAQUIGRAFIA E REVISÃO - SGP.41
NOTAS TAQUIGRÁFICAS
SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DATA: 03/05/2023
 
2023-05-03 156 Sessão Extraordinária

156ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

03/05/2023

- Presidência dos Srs. Milton Leite e Xexéu Tripoli.

- Secretaria do Sr. Alessandro Guedes.

- Às 15h18, com o Sr. Milton Leite na presidência, feita a chamada, verifica-se haver número legal. Estiveram presentes durante a sessão os Srs. Adilson Amadeu, Alessandro Guedes, Arselino Tatto, Atílio Francisco, Beto do Social, Bombeiro Major Palumbo, Celso Giannazi, Coronel Salles, Cris Monteiro, Dr. Nunes Peixeiro, Dr. Sidney Cruz, Dra. Sandra Tadeu, Elaine do Quilombo Periférico, Eli Corrêa, Eliseu Gabriel, Ely Teruel, Fabio Riva, George Hato, Gilson Barreto, Hélio Rodrigues, Isac Felix, Jair Tatto, Janaína Lima, João Ananias, João Jorge, Jussara Basso, Luana Alves, Luna Zarattini, Manoel Del Rio, Marcelo Messias, Marlon Luz, Milton Ferreira, Missionário José Olimpio, Paulo Frange, Professor Toninho Vespoli, Rinaldi Digilio, Roberto Tripoli, Rodolfo Despachante, Rodrigo Goulart, Rubinho Nunes, Rute Costa, Sandra Santana, Sansão Pereira, Senival Moura, Silvia da Bancada Feminista, Thammy Miranda e Xexéu Tripoli.

- De acordo com o Precedente Regimental nº 02/2020, a sessão é realizada de forma híbrida, presencial e virtual.

O SR. PRESIDENTE (Milton Leite - UNIÃO) – Há número legal. Está aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Esta é a 156ª Sessão Extraordinária, da 18ª Legislatura, convocada para hoje, dia 03 de maio.

Passemos à Ordem do Dia.

ORDEM DO DIA

O SR. PRESIDENTE (Milton Leite - UNIÃO) – Passemos ao primeiro item da pauta.

- “PL 148/2023, DO EXECUTIVO. Altera a Lei n. 15.020, de 29 de outubro de 2009, que dispõe sobre a Bolsa-Atleta, confere nova denominação ao Programa Bolsa-Atleta da Cidade de São Paulo, e dá outras providências. FASE DA DISCUSSÃO: 2ª. Aprovação mediante voto favorável da maioria absoluta dos membros da Câmara.”

O SR. PRESIDENTE (Milton Leite - UNIÃO) - Em discussão. Não há oradores inscritos; está encerrada a discussão. A votos o PL 148/2023. Os Srs. Vereadores favoráveis permaneçam como estão; os contrários, ou aqueles que desejarem verificação nominal de votação, manifestem-se agora. (Pausa) Aprovado. Vai à sanção.

Adio, de ofício, o item 2 da pauta, PL 28/2022, - da votação de hoje por falta de acordo no substitutivo e sem audiência pública - para a próxima semana.

Passemos ao item seguinte.

- “PL 186/2022, DO EXECUTIVO. Autoriza a doação ao Governo do Estado de São Paulo das áreas municipais situadas à Praça Ramos, nº 302, e Rua Conselheiro Crispiniano, nº 397, Distrito da Sé, e dá outras providências. FASE DA DISCUSSÃO: 2ª DO SUBSTITUTIVO DAS COMISSÕES REUNIDAS. Aprovação mediante voto favorável da maioria absoluta dos membros da Câmara.”

O SR. PRESIDENTE (Milton Leite – UNIÃO) – Em discussão. Não há oradores inscritos. Encerrada a discussão.

Ressalto que foi acostado ao processo a manifestação da Comissão de Política Urbana versando que não há contaminação – nem risco de contaminação – na área em que o município aceita em doação do Hospital Sorocabana.

A votos o PL 186/2022, na forma do substitutivo das Comissões Reunidas. Os Srs. Vereadores favoráveis permaneçam como estão; os contrários, ou aqueles que desejarem verificação nominal de votação, manifestem-se agora. (Pausa) Aprovado. Vai à sanção.

Passemos à declaração de voto.

Para declaração de voto, conforme acordo: Vereadoras Elaine do Quilombo Periférico, Silvia da Bancada Feminista, Luana Alves; e o Vereador Toninho Vespoli.

Comece, por favor, o Vereador Toninho Vespoli. Antes, porém, Vereador, de lhe passar a palavra, este Presidente pede a gentileza do Vice-Presidente Xexéu Tripoli em se aproximar da Mesa para a condução dos trabalhos, pois este que vos fala precisa sair e se encaminhar para exames médicos pessoais e rotineiros, porém, devo dizer, chatos, embora necessários. Com desculpas por ser jocoso, mas me tornar um rei por uma noite inteira é terrível.

Tem a palavra o nobre Vereador Professor Toninho Vespoli, para declaração de voto.

O SR. PROFESSOR TONINHO VESPOLI (PSOL) – Boa tarde a todas as Vereadoras, a todos os Vereadores, ao pessoal que nos assiste pela TV Câmara.

Acho um aspecto relevante, que é bom destacar aqui: o Sr. Prefeito sempre fala que inaugurou não sei quantos hospitais na cidade de São Paulo, e colocava o Sorocabana como um deles. Mas nós vemos que não é bem assim. Vários andares daquele hospital estavam vazios, sem nenhuma utilidade.

Foi colocado na conta como se mais um hospital estivesse funcionando nesse Governo, mas vemos que é mentira. A mentira está comprovada justamente pela votação desse projeto de lei, agora.

Eu mesmo participei, inclusive, conjuntamente, com os vários setores do movimento social daquela região, para conseguir o hospital ali. As lideranças dali brigaram muito por esse hospital, até porque toda aquela região quase não tem atendimento público hospitalar. Portanto, isso é uma vitória do movimento social organizado, que conseguiu esse feito.

Agora, assim, não adianta também só a Prefeitura ter a posse do terreno e do hospital todo – do prédio – se não fizer os investimentos necessários, porque fazer propaganda na televisão dizendo que tem tantos hospitais na cidade, feitos por esse Governo, mas quando se chega lá, não tem hospital, apenas alguns atendimentos. Antes tinha, por exemplo, o Hora Certa, assim como outros atendimentos.

O que esperamos agora é que o Sr. Prefeito efetive o que ele já falou para a sociedade que tinha. Portanto, que faça investimentos para fazer daquilo, realmente, um hospital de verdade. Que tenha equipamentos, que atenda pessoas, que esteja funcionando e, assim, ajude bastante toda aquela região onde o Sorocabana se encontra, até porque ele era uma referência para os trabalhadores daquela empresa de mesmo nome, na época.

O que esperamos agora, Prefeito Ricardo Nunes, é que o senhor, realmente, faça daquilo um hospital . Não adianta só colocar isso na televisão; não adianta ficar só no blá-blá-blá, tem que efetivar.

Muito obrigado.

- Assume a presidência o Sr. Xéxeu Tripoli.

O SR. PRESIDENTE ( Xexéu Tripoli - PSDB ) – Muito obrigado, nobre Vereador Professor Toninho Vespoli.

Tem a palavra, para declaração de voto, a nobre Vereadora Luana Alves.

O SR. JAIR TATTO (PT) - (Pela ordem) – Jair Tatto presente.

A SRA. LUANA ALVES (PSOL) – Boa tarde a todos os meus Colegas Parlamentares, ao público presente na galeria, público da TV Câmara São Paulo, queria reforçar nesta fala o voto favorável da Bancada do PSOL neste projeto que autoriza o governo estadual a passar o terreno onde hoje está o Hospital Sorocabana para o município de São Paulo.

Essa é uma luta histórica da população, em especial da Lapa e dos arredores. Sabemos que o Sorocabana já foi um hospital referência para cidade de São Paulo inteira. É um hospital gigantesco, com diversos andares, e que se tinha obstetrícia, cirurgia, pronto-atendimento, todo tipo de necessidade que se cobria ali.

Infelizmente, com o tempo, o hospital foi sendo cada vez mais sucateado, fechando definitivamente e, hoje, não está aberto de verdade. Infelizmente, pessoas da Prefeitura falaram da abertura do Sorocabana, mas não é verdade. Não teve abertura. O que teve foi a abertura de uma AMA, ali embaixo, do CER, que tem ali, de um andar e, agora, finalmente, a partir desse projeto vamos poder abrir, de fato, o Hospital Sorocabana.

Temos a expectativa que, agora, com a aprovação dessa lei, reforço, somos mais do que favoráveis, ficamos entusiasmados em conseguir votar esse projeto que está vindo da Prefeitura e vamos ter, de fato, todas as condições administrativas, legais, jurídicas, para fazer uma grande reforma e recuperar aquela estrutura do Hospital Sorocabana.

É uma estrutura de décadas. A história é muito bonita e tem a ver com antigos funcionários que fizeram a Estrada de Ferro Sorocabana, atual CPTM. Os funcionários daquela antiga empresa e suas famílias é que, de fato, usavam o Sorocabana e agora será um hospital do SUS. Isso é muito importante.

É muito importante também que, de fato, seja um hospital do SUS, que seja um hospital gerido pela Prefeitura, um hospital que consiga contar com profissionais concursados e servidores efetivos. Isso é muito importante.

Queria também dizer, com muita força, que a aprovação desta lei, esta vitória do terreno vir para o município, é fruto de uma luta dos moradores da região da Lapa, do Comitê Sorocabana, dos profissionais do Comitê Popular de Saúde da Lapa. Então, queria muito parabenizar todos os moradores do movimento social, movimento saúde, Conselho Municipal de Saúde, todos que fizeram o abraço em torno do Sorocabana diversas vezes, vieram na Prefeitura, foram na Secretaria Municipal de Saúde, fizeram protesto, fizeram mobilização e que hoje estão tendo essa vitória de conseguir o terreno na Prefeitura. Agora a Prefeitura é a dona do terreno e poderá - e vamos cobrar por isso -, de fato, fazer a grande reforma que tem que fazer ali.

Muito obrigada.

O SR. SENIVAL MOURA (PT) - (Pela ordem) – Sr. Presidente, quem está presidindo? Não pode ter ausência do Presidente na sessão.

O SR. PRESIDENTE ( Xexéu Tripoli - PSDB ) – Fui assoar o nariz, por isso que saí daqui.

O SR. SENIVAL MOURA (PT) - (Pela ordem) – Sr. Presidente, aproveitando o ensejo, quero dizer que depois preciso fazer só um encaminhamento de votação. Da forma que está sendo feito, não tive oportunidade de combinar anteriormente para registrar.

O SR. PRESIDENTE ( Xexéu Tripoli - PSDB ) – Está registrado. V.Exa. fará no momento adequado.

Tem a palavra, para declaração de voto, o nobre Vereador Celso Giannazi.

O SR. CELSO GIANNAZI (PSOL) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Vereadores, telespectadores da TV Câmara São Paulo, população presente de Paraisópolis, subo a tribuna para falar sobre o PL 186/2022, que autoriza a Prefeitura a receber como doação esse equipamento tão necessário na região da Lapa, que é o Hospital Sorocabana.

Temos acompanhado essa luta dos movimentos sociais, o Comitê em Defesa do Sorocabana, da população daquele território. Temos um vazio assistencial de mais de 350 mil pessoas, naquela região, que dependem de um hospital.

Alguns acessavam o HU - Hospital Universitário da USP -, que também está quase fechando, e há também uma luta para abri-lo, para não deixar fechar, porque a região oeste da cidade de São Paulo precisa muito daquele equipamento. Esse vazio existencial, que vamos conseguir suprir um pouco com o Hospital Sorocabana, é fundamental, é fundamental. A vitória aqui é dos movimentos sociais que fizeram toda essa luta. Na verdade, estamos nesta luta há mais de dez anos com os movimentos. O Deputado Estadual Carlos Giannazi já fazia parte desta luta, na Assembleia Legislativa, para que se acelerasse essa doação para o município, e nós tínhamos um empecilho, que era a não aplicação dos recursos do município no hospital, porque ele não pertencia ao município de São Paulo. Agora, com a doação, esse empecilho deixa de existir. É importante que o hospital venha para o município, mas se faz necessário que tenhamos aqui, Vereadoras e Vereadores, compromisso de, ao discutirmos a LDO e a LOA, colocarmos recursos para a reforma desse equipamento, a fim de que sejam instalados os leitos tão necessários à população. Não adianta o equipamento vir para a Prefeitura e não haver investimento público. Nós temos recursos. Temos quase 35 bilhões de reais no caixa da Prefeitura, portanto temos condições de a Prefeitura dar a esse hospital, presentear a população da zona oeste da cidade de São Paulo, todo aquele território, com esse equipamento. E é urgente que se faça isso, porque, durante a pandemia, nós pedíamos muito – ao então Prefeito Bruno Covas – para que se reabrisse o hospital. Foi reaberto parcialmente para o atendimento da população contaminada pela Covid-19, mas hoje o hospital não está sequer com 15% de utilização, e ele pode muito mais. Então, com a aprovação, com a chegada desse equipamento pertencente agora ao município de São Paulo, nós vamos fazer essa discussão de levar recurso para a instalação de leitos. E que o hospital seja um hospital de atendimento direto, com concurso público, nada através de OSs – Organizações Sociais -, que visam lucro e, muitas delas, com desvios de recursos, o que é muito grave.

Queremos que o hospital seja entregue à população, seja do SUS, seja da rede direta de atendimento, via concurso público. Sr. Prefeito Ricardo Nunes, que está nos ouvindo, destine recurso público tanto para a reforma do equipamento, como também para a abertura de concurso público para médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares, para que consigamos, de fato, ter esse hospital funcionando a pleno vapor.

Gostaria de, novamente, parabenizar os movimentos sociais coletivos em defesa do Sorocabana, bem como os outros coletivos que sempre estiveram na luta em defesa desse hospital.

Muito obrigado, Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Xexéu Tripoli – PSDB) – Obrigado.

Tem a palavra a nobre Vereadora Jussara Basso, para declaração de voto.

A SRA. RUTE COSTA (PSDB) – (Pela ordem) – Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Xexéu Tripoli – PSDB) – Tem a palavra, pela ordem a nobre Vereadora Rute Costa.

A SRA. RUTE COSTA (PSDB) – (Pela ordem) – Ainda há espaço para declaração de voto?

O SR. PRESIDENTE (Xexéu Tripoli – PSDB) – Há, sim, nobre Vereadora.

A SRA. RUTE COSTA (PSDB) – (Pela ordem) – Gostaria de me inscrever, Presidente. Muito obrigada.

O SR. PRESIDENTE (Xexéu Tripoli – PSDB) – Está inscrita, então. Após o nobre Vereador Fabio Riva, terá a palavra a nobre Vereadora Rute Costa.

Tem a palavra, para declaração de voto, a nobre Vereadora Jussara Basso.

A SRA. JUSSARA BASSO (PSOL) – Inscrevo-me, após essa importante votação e aprovação, para também colocar o meu ponto de vista em relação à doação do espaço do Hospital Sorocabana ao município de São Paulo.

Não há dúvida de que, para movimentos sociais e população local, de fato, é um avanço extremamente importante, mas precisamos apontar que não é só a doação. Há ainda um caminho bastante importante a ser seguido, no sentido das reformas que precisamos fazer naquele hospital, a fim de que ele realmente possa funcionar no atendimento dessa população.

Nós temos um déficit no atendimento hospitalar no município de São Paulo que precisamos, sem dúvida, sanar e mais equipamentos públicos com administração direta são sempre, com certeza, primordiais para um atendimento público e de qualidade no Sistema Único de Saúde em nossa cidade. Nós lutamos muito para garantir esse equipamento, porém, vamos dizer que somente 50% da vitória necessária foi até aqui conquistada.

Agora, precisamos de mobilização e precisamos garantir que os investimentos necessários para as reformas e para o funcionamento daquele hospital sejam reservados. E sem deixar de mencionar a necessidade de não entregar aquele equipamento as OSs, às organizações sociais, que visam somente o lucro e tem uma baixa qualidade no atendimento dos usuários do SUS. Sem dúvida nenhuma é um momento de alegria, mas ainda precisamos lutar.

Muito obrigada.

O SR. PRESIDENTE ( Xexéu Tripoli - PSDB ) – Tem a palavra, para declaração de voto, o nobre Vereador Coronel Salles.

O SR. CORONEL SALLES (PSD) – Sr. Presidente, duas palavrinhas telegráficas aos nossos amigos que nos assistem pela TV Câmara, comunidade que nos visita hoje, muito obrigado. Quero dizer da alegria de poder declarar o nosso voto ao Bolsa Atleta, que é uma evolução ao estímulo do esporte e ao estímulo à educação. A educação é a maior ferramenta de mudança de comportamento e o esporte está no guarda-chuva da educação.

Então, quero cumprimentar todos os Vereadores que votaram pela aprovação do Bolsa Atleta Rei Pelé. Já traz no bojo do seu nome a grandeza desse grande atleta que foi o Rei Pelé e o alcance que terá esse projeto. Ampliou, crianças desde os oito anos poderão ter o Bolsa Atleta para treinar. E um grande avanço: não precisa mais ser federado, então se tiver aptidão esportiva pode ingressar e já receber o Bolsa Atleta para poder tomar um ônibus, para poder ter uma alimentação adequada.

Quero cumprimentar e cumprimentar de maneira muito especial o nosso Líder de Governo, Vereador Fabio Riva, pela condução do processo com relação ao Hospital Sorocabana. Uma conquista para a região oeste de São Paulo, vejo aqui o Vereador Beto do Social, vejo tantos Vereadores que apoiaram, mas quero dar um destaque especial ao Vereador Fabio Riva por esse empenho com relação à possibilidade desse bem público, que era do estado, ser doado ao município e, agora, poder receber toda a sorte de reformas e ficar preparado para atender. Era isso, Sr. Presidente, ótima tarde a todos.

Muito obrigado.

O SR. PRESIDENTE ( Xexéu Tripoli - PSDB ) – Tem a palavra, para declaração de voto, o nobre Vereador Senival Moura.

O SR. SENIVAL MOURA (PT) – Sr. Presidente, primeiro, quero cumprimentar todos que nos acompanham pela TV Câmara São Paulo, o público que participa hoje na galeria, dizer que acabamos de votar dois projetos e o tamanho deles já representa o sentimento e pensamento do conjunto dos Vereadores da Câmara Municipal. Tanto é que todos entenderam, compreenderam e votaram de forma simbólica, porque sabem que são muito importantes para todos, tanto o Bolsa Atleta, como o Hospital Sorocabana, tema que já discutimos aqui por algumas vezes, tivemos audiência pública e uma série de discussões nesta Casa.

E agora, neste momento, votamos esse projeto, quando o estado faz a doação para a cidade de São Paulo, e a partir deste momento a Prefeitura pode fazer todos os investimentos devidos e requeridos, porque ali é um complexo, e é importante devido a sua atividade, ali já funciona a AMA 24 horas, funciona o hospital dia. Ou seja, já é um complexo e representa a vontade de toda a comunidade daquela região e do entorno, que já vinha nessa luta há muitos anos.

Portanto, é muito importante este projeto. Todos votaram de forma simbólica, porque entendem que é fundamental.

Também aproveito para citar que foi uma reivindicação da bancada do Partido dos Trabalhadores a denominação daquele local, através do projeto de lei de autoria da bancada de Vereadores do PT, em homenagem ao saudoso companheiro Carlos Neder, ex-Vereador, ex-Deputado, que era um médico muito bem-conceituado e que tanto lutou para conquistarmos aquele hospital.

Portanto, a reivindicação da bancada do Partido dos Trabalhadores é denominar aquele local, aquele complexo, em homenagem ao ex-Deputado e ex-Vereador Carlos Neder. Para nós, é uma grande honra.

Como foi dito por todos os colegas que fizeram o uso da palavra, eu tenho certeza de que é o pensamento e a sensação de todos. E agora é um investimento que a Prefeitura pode fazer tranquilamente, porque já tem autorização e recebeu a doação justamente para isso.

Parabéns a todos.

Obrigado.

O SR. PRESIDENTE ( Xexéu Tripoli - PSDB ) – Muito obrigado.

Tem a palavra, para declaração de voto, a nobre Vereadora Rute Costa.

A SRA. RUTE COSTA (PSDB) – Sr. Presidente, em primeiro lugar, eu gostaria de cumprimentar os Srs. Vereadores, agradecer a oportunidade e dizer da importância deste projeto para a cidade, visto que esse hospital foi muito útil na época da pandemia, quando a cidade de São Paulo passou pela maior crise na saúde. Mas a Secretaria de Saúde brilhou não só atendendo às demandas de São Paulo, mas também atendendo as cidades adjacentes, um número de sucesso, muito grande, na época da pandemia.

Eu não poderia deixar de pontuar isso, pois na época em que precisamos fazer o Sorocabana funcionar, mesmo que ainda não na sua totalidade, na sua funcionalidade total, São Paulo deu um show de atendimento na época da pandemia da Covid-19, ajudando inclusive as cidades circunvizinhas.

Eu acompanhei isso amiúde, junto ao então Secretário de Saúde Edson Aparecida, também ao Prefeito Bruno Covas e junto ao nosso Prefeito Ricardo Nunes, atendendo tudo quanto era caso de Covid-19 em São Paulo. O Sorocabana nasceu daí e agora ele há de crescer.

Parabenizo o Prefeito Ricardo Nunes por esse grande projeto, que será de muita ajuda para a cidade de São Paulo.

Obrigada.

O SR. PRESIDENTE ( Xexéu Tripoli - PSDB ) – Muito obrigado.

Tem a palavra, para declaração de voto, a nobre Vereadora Ely Teruel.

A SRA. ELY TERUEL (PODE) – Sr. Presidente, colegas Vereadores, TV Câmara, todos que estão nos assistindo, boa tarde. Vou falar rapidamente porque este PL 28/22, que vem beneficiando o Bolsa Atleta, é um projeto muito especial.

Eu fico muito feliz, porque estamos colocando as crianças no esporte; não só as crianças, como os adolescentes, enfim. E hoje, graças a este projeto, podemos atender através do Bolsa Atleta, pessoas de 22 a 25 anos, que não estavam inclusas no projeto anterior.

Quero parabenizar. Quando a gente falar em esporte, nós falamos em menos problemas na saúde. Se a pessoa pratica esporte vai precisar de muito menos cuidados de saúde. Então, quero parabenizar.

Estou muito feliz. Eu sou uma ex-atleta, pratiquei meu esporte desde os 8 anos de idade, quando ainda não era beneficiado pelo Bolsa Atleta. Hoje, essas crianças de 8 a 17, de 18 a 21, de 22 a 25 anos, cada uma com sua tabela de benefício, eu só tenho a agradecer ao Prefeito Ricardo Nunes por estar pensando nos nossos atletas, especialmente sendo ele paraolímpico, sendo ele não federado.

Hoje, os nossos centros de treinamentos são especializados, têm condições de atender muito a essas crianças e adolescentes. E eu estou muito feliz em poder fazer parte e poder votar “sim” a esse projeto muito especial que é o Bolsa Atleta.

Parabéns, Prefeito Ricardo Nunes.

Gostaria de dizer da minha satisfação: um orgulho estar aqui hoje, como Vereadora, cuidando dos atletas da nossa cidade.

O SR. PRESIDENTE ( Xexéu Tripoli - PSDB ) – Muito obrigado.

Tem a palavra, para declaração de voto, o nobre Vereador Fabio Riva.

O SR. FABIO RIVA (PSDB) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Vereadores, público que nos assiste no nosso plenário, sejam bem-vindos. Paraisópolis presente. É isso aí. Vamos lutar pelos investimentos na região de Paraisópolis. Tenho certeza.

Pessoal que nos assiste pela Rede Câmara, quero declarar o meu voto “sim”. Já foi aprovado, de forma unânime, neste plenário o projeto que autoriza o município a receber em doação o terreno e o Hospital Sorocabana, uma luta de muitos e muitos anos da região da Lapa, de vários movimentos – eu fiz parte de alguns deles, e, hoje, como Vereador, como Líder do Governo do Prefeito Ricardo Nunes, da gestão Bruno Covas, vir aqui aprovar, em segunda votação, esta doação, propiciando não só o recebimento, mas, sim, agora, de verdade, Coronel Salles, o investimento do município para reabertura e reforma do Hospital Sorocabana.

Demos um passo importante durante o período da pandemia, aumentando o número de leitos, criando lá um hospital de campanha que hoje ainda existe, na parte térrea e no primeiro andar, mas, quiçá, num futuro bem próximo – e tenho certeza disso, que não é só aprovar o recebimento em doação desse terreno - implantar uma política pública de verdade, que é a reforma daquele hospital. Tenho certeza, logo, a população lapiana vai ter uma surpresa muito grande e vamos comemorar juntos uma assinatura que o Prefeito Ricardo Nunes vai fazer, não só da sanção desse projeto, mas um anúncio importante para a nossa região.

Viva a Lapa!

Parabéns a todos que lutaram pela tão sonhada reabertura e reforma do Hospital Sorocabana. Vamos juntos!

O SR. PRESIDENTE ( Xexéu Tripoli - PSDB ) – Muito obrigado, Líder.

Tem a palavra o nobre Vereador Nunes Peixeiro, para declaração de voto.

O SR. DR. NUNES PEIXEIRO (MDB) – Senhoras e senhores, muito boa tarde. Quero cumprimentar o Presidente, todos os Vereadores e todos da comunidade de Paraisópolis, que recebo com muito orgulho, porque eu sou de Heliópolis, e as comunidades se comunicam e terão nosso apoio. Contem conosco. Muito obrigado. (Palmas)

Quero cumprimentar o nosso Prefeito Ricardo Nunes por esses dois projetos excelentes que foram votados nesta Casa. Quero cumprimentar todos os Vereadores que, de forma unânime, aprovaram o projeto do Bolsa Atleta e do Hospital Sorocabana.

Sem sombra de dúvidas, será um dos melhores hospitais de São Paulo, porque tenho certeza de que o Prefeito Ricardo Nunes fará grandes investimentos e dará a toda essa população um atendimento de qualidade naquele hospital, porque ela merece e aquele hospital precisa ter a qualidade que a cidade de São Paulo merece.

Quero agradecer a todos que votaram de forma unânime.

Parabéns, Prefeito Ricardo Nunes.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE ( Xexéu Tripoli - PSDB ) – Muito obrigado.

Não havendo nada mais a ser tradado, desconvoco a segunda sessão extraordinária convocada para hoje, para podermos deliberar projetos dos Srs. Vereadores, constantes da terceira sessão extraordinária convocada para hoje.

Estão encerrados os nossos trabalhos.