Brasão - Câmara de São Paulo SECRETARIA DE REGISTRO PARLAMENTAR E REVISÃO - SGP.4
EQUIPE DE TAQUIGRAFIA E REVISÃO - SGP.41
NOTAS TAQUIGRÁFICAS
SESSÃO ORDINÁRIA DATA: 08/05/2024
 
2024-05-08 293 Sessão Ordinária

293ª SESSÃO ORDINÁRIA

08/05/2024

- Presidência do Sr. João Jorge.

- Secretaria do Sr. Alessandro Guedes.

- À hora regimental, com o Sr. João Jorge na presidência, feita a chamada, verifica-se haver número legal. Estiveram presentes durante a sessão os Srs. Adilson Amadeu, Alessandro Guedes, Arselino Tatto, Atílio Francisco, Aurélio Nomura, Bombeiro Major Palumbo, Carlos Bezerra Jr., Celso Giannazi, Coronel Salles, Cris Monteiro, Danilo do Posto de Saúde, Dr. Adriano Santos, Dr. Milton Ferreira, Dr. Nunes Peixeiro, Dra. Sandra Tadeu, Edir Sales, Elaine do Quilombo Periférico, Eli Corrêa, Eliseu Gabriel, Ely Teruel, Fabio Riva, Fernando Holiday, George Hato, Gilberto Nascimento, Gilson Barreto, Hélio Rodrigues, Isac Felix, Jair Tatto, Janaína Lima, João Ananias, Jorge Wilson Filho, Jussara Basso, Luana Alves, Luna Zarattini, Manoel Del Rio, Marcelo Messias, Marlon Luz, Milton Leite, Paulo Frange, Professor Toninho Vespoli, Ricardo Teixeira, Rinaldi Digilio, Roberto Tripoli, Rodrigo Goulart, Rubinho Nunes, Rute Costa, Sandra Santana, Sansão Pereira, Senival Moura, Sidney Cruz, Silvia da Bancada Feminista, Sonaira Fernandes, Thammy Miranda e Xexéu Tripoli.

De acordo com o Precedente Regimental nº 02/2020, a sessão é realizada de forma híbrida, presencial e virtual.

O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Há número legal. Está aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Esta é a 293ª Sessão Ordinária, da 18ª Legislatura, convocada para hoje, dia 8 de maio de 2024.

Suspendo os trabalhos por cinco minutos.

Estão suspensos os trabalhos.

- Suspensos, os trabalhos são reabertos sob a presidência do Sr. João Jorge.

O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Reaberta a sessão. Inicialmente, darei a palavra, pela ordem, ao nobre Vereador Roberto Tripoli, que vai pedir um minuto de silêncio pela morte de Antonio Mentor.

O SR. ROBERTO TRIPOLI (PV) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, muito obrigado. Como V.Exa. já tinha dito, eu requeiro um minuto de silêncio pelo falecimento de Antonio Mentor, irmão do grande líder José Mentor, que nos deixou há alguns anos.

O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Obrigado, nobre Vereador Roberto Tripoli.

O SR. MILTON LEITE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, quero transmitir meus sentimentos a toda a família de Antonio Mentor, cujo irmão, José Mentor, foi meu grande amigo, Líder do Governo, Vereador, Deputado Federal, que também perdemos na pandemia de Covid. É mais uma tristeza por que passa esta Casa. Antonio Mentor foi um grande Deputado. Que a família receba meus sentimentos. Que a Bancada do PT transmita a eles meus sentimentos.

O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Obrigado, Sr. Presidente.

Tem a palavra, pela ordem, o nobre Vereador Carlos Bezerra Jr.

O SR. CARLOS BEZERRA JR. (PSD) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, quero corroborar as palavras do nobre Vereador Roberto Tripoli e do Presidente Milton Leite. Eu tive o privilégio tanto de ter sido Vereador com o Vereador José Mentor, como de ter sido Deputado com o Deputado Antonio Mentor. Acabo de saber do seu falecimento e quero lamentar profundamente a perda irreparável do Deputado Mentor, que foi um grande representante da cidade de Americana e do quadro do Partido dos Trabalhadores, uma grande representação, uma grande liderança. Perde o Partido dos Trabalhadores, perde o Estado de São Paulo, perdem a política paulistana e a paulista com a morte desse grande líder. Enfim, é mais do que justificada a homenagem com pelo menos um minuto de silêncio.

O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Tem a palavra, pela ordem, o Vereador Eliseu Gabriel.

O SR. ELISEU GABRIEL (PSB) - (Pela ordem) - Antonio Mentor é irmão de José Mentor, que foi Vereador conosco e deputado federal também. Lamentável, também, o seu falecimento.

O SR. CARLOS BEZERRA JR. (PSD) - (Pela ordem) - José Mentor faleceu na pandemia da Covid.

O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Nobre Vereador Alessandro Guedes, foi sua voz que eu ouvi?

O SR. ALESSANDRO GUEDES (PT) - (Pela ordem) - Exato, Presidente, obrigado.

Presidente, apenas para corroborar o pedido do Presidente Roberto Tripoli. Acabei de vir do velório.

Antonio Mentor foi militante do Partido dos Trabalhadores, Vereador em Americana, deputado por quatro mandatos, irmão do nosso querido e saudoso José Mentor. Tive a oportunidade de conviver com ele, além de trabalhar muito tempo com José Mentor. É uma grande perda para o nosso partido, para a nossa cidade, para o nosso estado, sem dúvida nenhuma, senhor presidente.

Apenas para corroborar o pedido de minuto de silêncio do Vereador do Presidente Roberto Tripoli.

O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Obrigado, nobre Vereador Alessandro Guedes. Antes de iniciar a homenagem do minuto de silêncio, também vou dar uma informação para os meus amigos queridos.

Muitos aqui sabem que fui vereador nos anos 80. A Vereadora Rute estava nascendo naquela década. Eu fui Vereador na cidade de Americana. Quem foi meu colega Vereador? Antonio Mentor, e fomos eleitos na mesma chapa, em uma coligação, o Prefeito era do PDT e o PT na época estava na mesma coligação.

- Manifestação fora do microfone.

O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Não, PDT, mas o PT estava na mesma coligação.

Mas o mais interessante, Coronel Salles, antes da homenagem que faremos aqui a pedido do Presidente Roberto Tripoli e dos demais Srs. Vereadores, é que disputei duas eleições para prefeito da cidade de Americana. Eu era do PSDB e o Antonio Mentor do PT, nós éramos adversários ferrenhos.

Íamos para os debates, para os comícios, mas, no dia seguinte, estávamos no mercado municipal da cidade, comendo pastel juntos e conversando de maneira civilizada, como amigos, respeitosos.

Eu fui eleito Vereador em São Paulo e o Mentor, como deputado, veio aqui me visitar. Mantivemos uma longa amizade, sempre nos respeitamos, porque, acima de tudo, está a civilidade, está a amizade, está o respeito. Antonio Mentor foi um grande homem público, que defendeu não só as bandeiras do PT, como também de toda a sociedade naquilo que acreditava.

É triste, fui ao velório do Mentor, vim de lá agora, cumprimentei toda a família, sou amigo da ex-esposa Bete, da Stephania, da Nathalia, do Diogo, seus filhos. Lamento profundamente a morte de Antonio Mentor.

Vamos ao minuto de silêncio, respeitoso minuto de silêncio, em homenagem ao ex-Vereador e ex-Deputado Antonio Mentor, irmão de José Mentor.

Tem a palavra, pela ordem, a nobre Vereadora Rute Costa.

A SRA. RUTE COSTA (PL) - Sr. Presidente, eu gostaria também de lamentar o passamento de Antonio Mentor e estender a homenagem do minuto de silêncio às vítimas do Rio Grande do Sul, ao nosso povo, nossa gente que está sofrendo bastante lá. Todos nós, de maneira particular e unidos, também estamos tentando ajudar. Acho que vale esse minuto de silêncio também às vítimas lá do Sul.

Obrigado.

O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Fizemos ontem e vamos repetir hoje. Façamos um minuto de silêncio em homenagem a Antonio Mentor e também às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul.

- Minuto de silêncio.

O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Adio, de ofício, o Pequeno e o Grande Expedientes.

Passemos ao Prolongamento do Expediente.

PROLONGAMENTO DO EXPEDIENTE

O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Submeto ao Plenário que sejam considerados lidos os papéis. A votos. Os Srs. Vereadores favoráveis permaneçam como estão; os contrários, ou aqueles que desejarem verificação nominal de votação, manifestem-se agora. (Pausa) Aprovada a leitura.

Há sobre a mesa requerimento, que será lido.

- É lido o seguinte:

REQUERIMENTO 06-00008/2024

“Conforme artigo 155 do Regimento Interno, requeiro a desconvocação da Sessão Ordinária da próxima quinta-feira, dia 09 de maio de 2024, para realização, neste Plenário, das reuniões da Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude e da Comissão Extraordinária de Relações Internacionais.

Sala das Sessões,

João Ananias

Vereador”

O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - A votos o requerimento. Os Srs. Vereadores favoráveis permaneçam como estão; os contrários, ou aqueles que desejarem verificação nominal de votação, manifestem-se agora. (Pausa) Aprovado.

Por acordo de lideranças, encerraremos a presente sessão.

Informo que a sessão ordinária de quinta-feira, dia 9 de maio, foi desconvocada, conforme art. 155 do Regimento Interno, para a realização das reuniões da Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude e da Comissão Extraordinária de Relações Internacionais.

Convoco os Srs. Vereadores para a próxima sessão ordinária, terça-feira, dia 14 de maio, com a Ordem do Dia a ser publicada. Essa sessão ordinária será presidida pelo nobre Vereador Alessandro Guedes.

Lembro aos Srs. Vereadores que dentro de instantes será iniciada a chamada para a primeira sessão extraordinária convocada para o dia de hoje, quando votaremos projetos dos Srs. Vereadores.

Estão encerrados os nossos trabalhos.