Brasão - Câmara de São Paulo SECRETARIA DE REGISTRO PARLAMENTAR E REVISÃO - SGP.4
EQUIPE DE TAQUIGRAFIA E REVISÃO - SGP.41
NOTAS TAQUIGRÁFICAS
SESSÃO ORDINÁRIA DATA: 29/10/2025
 
2025-10-29 083 Sessão Ordinária

83ª SESSÃO ORDINÁRIA

29/10/2025

- Presidência do Sr. Ricardo Teixeira.

- Secretaria do Sr. Hélio Rodrigues.

- À hora regimental, com o Sr. Ricardo Teixeira na presidência, feita a chamada, verifica-se haver número legal. Estiveram presentes durante a sessão os Srs. Adrilles Jorge, Alessandro Guedes, Amanda Paschoal, Amanda Vettorazzo, Ana Carolina Oliveira, André Santos, Carlos Bezerra Jr. Celso Giannazi, Cris Monteiro, Danilo do Posto de Saúde, Dheison Silva, Dr. Milton Ferreira, Dr. Murillo Lima, Edir Sales, Eliseu Gabriel, Ely Teruel, Fabio Riva, Gabriel Abreu, George Hato, Gilberto Nascimento, Hélio Rodrigues, Isac Félix, Jair Tatto, Janaina Paschoal, João Ananias, João Jorge, Keit Lima, Kenji Ito, Major Palumbo, Luana Alves, Lucas Pavanato, Luna Zarattini, Marcelo Messias, Marina Bragante, Nabil Bonduki, Pastora Sandra Alves, Professor Toninho Vespoli, Renata Falzoni, Roberto Tripoli, Rubinho Nunes, Rute Costa, Sandra Santana, Sansão Pereira, Sargento Nantes, Senival Moura, Sidney Cruz, Silvão Leite, Silvia da Bancada Feminista, Silvinho Leite, Simone Ganem, Sonaira Fernandes, Thammy Miranda e Zoe Martínez. A Sra. Dra. Sandra Tadeu encontra-se em licença.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Há número legal. Está aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Esta é a 83ª Sessão Ordinária, da 19ª Legislatura, convocada para hoje, dia 29 de outubro de 2025.

Relembro aos Srs. Vereadores que se encontra aberta a 7ª Sessão Extraordinária Virtual, da 19ª Legislatura. Informo que o prazo para votação se encerra amanhã e que, até o presente momento, 38 Srs. Vereadores registraram seus votos.

De ofício, adio o Pequeno Expediente e o Grande Expediente.

Passemos ao Prolongamento do Expediente.

PROLONGAMENTO DO EXPEDIENTE

O SR. PRESIDENTE ( Ricardo Teixeira - UNIÃO ) – Submeto ao Plenário que sejam considerados lidos os papéis. A votos. Os Srs. Vereadores favoráveis permaneçam como estão; os contrários, ou aqueles que desejarem verificação nominal de votação, manifestem-se agora. (Pausa). Aprovada a leitura.

Há sobre a mesa requerimento, que será lido.

- É lido o seguinte:

“REQUERIMENTO

Senhor Presidente,

Requeiro, nos termos da Resolução nº 30, de 28 de outubro de 2025, que seja instalada uma sexta Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal de São Paulo.

Sala das Sessões,

João Jorge (MDB)

Vereador”

O SR. PRESIDENTE ( Ricardo Teixeira - UNIÃO ) – A votos o requerimento. Os Srs. Vereadores favoráveis permaneçam como estão; os contrários, ou aqueles que desejarem verificação nominal de votação, manifestem-se agora. (Pausa). Aprovado.

Há sobre a mesa outro requerimento, que será lido.

- É lido o seguinte:

“REQUERIMENTO

Senhor Presidente,

Requeiro destaque e preferência do RDP 28/2025, de autoria do Vereador Gilberto Nascimento, que requer a criação e instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito com a finalidade de investigar e apurar a regularidade fiscal e imobiliária das atividades do Jockey Club de São Paulo, apurando-se a gestão de débitos tributários, alienação de potencial construtivo e eventual omissão do Poder Público.

Sala das Sessões,

João Jorge (MDB)

Vereador”

O SR. PRESIDENTE ( Ricardo Teixeira - UNIÃO ) – A votos o requerimento. Os Srs. Vereadores favoráveis ao requerimento RDP 28/25, com o aditamento que alterou a quantidade de membros de sete para nove, permaneçam como estão; os contrários, ou aqueles que desejarem verificação nominal de votação, manifestem-se agora. (Pausa). Aprovado.

Tem a palavra, pela ordem, a nobre Vereadora Luna Zarattini.

A SRA. LUNA ZARATTINI (PT) – (Pela ordem) – Sr. Presidente, gostaria de pedir um minuto de silêncio para as vítimas da megaoperação que aconteceu de ontem para hoje no Rio de Janeiro.

O SR. PRESIDENTE ( Ricardo Teixeira - UNIÃO ) – Tem a palavra, pela ordem, o nobre Vereador Lucas Pavanato.

O SR. LUCAS PAVANATO (PL) – (Pela ordem) – Sr. Presidente, é sobre o mesmo tema. Só deixo claro que esta Câmara Municipal, a meu ver, deve, sim, homenagear as vítimas, mas as únicas vítimas da operação são os policiais que morreram em combate. Criminoso não deve ser homenageado por esta Casa, criminoso que entra em confronto com a polícia e mata pai de família. Portanto, sou a favor do minuto de silêncio, mas somente pelas verdadeiras vítimas.

- O Sr. Presidente faz soar a campainha.

O SR. SENIVAL MOURA (PT) – (Pela ordem) - Sr. Presidente.

A SRA. LUNA ZARATTINI (PT) – (Pela ordem) - Sr. Presidente.

O SR. ADRILLES JORGE (UNIÃO) – (Pela ordem) - Sr. Presidente.

A SRA. LUNA ZARATTINI (PT) – (Pela ordem) – Essa é a opinião de um dos Vereadores desta Casa.

O SR. LUCAS PAVANATO (PL) – (Pela ordem) – Esta Casa não vai homenagear bandido.

A SRA. LUNA ZARATTINI (PT) – (Pela ordem) - Esta Casa não tem dono.

- Tumulto.

O SR. SENIVAL MOURA (PT) – (Pela ordem) - Pare de gritar. O senhor não está falando com sua irmã.

O SR. ADRILLES JORGE (UNIÃO) – (Pela ordem) – Criminoso não vai ser homenageado. Eu me recuso a fazer minuto de silêncio para criminoso.

O SR. SENIVAL MOURA (PT) – (Pela ordem) – Respeite a opinião dos outros.

O SR. ADRILLES JORGE (UNIÃO) – (Pela ordem) - As vítimas inocentes serão homenageadas. Criminoso aqui não tem direito a minuto de silêncio, não.

O SR. SENIVAL MOURA (PT) – (Pela ordem) – Se os senhores não têm educação, os demais têm. Respeite a opinião de todo mundo. Aqui não é seu quintal, não é sua casa.

O SR. SARGENTO NANTES (PP) – (Pela ordem) – Nesta Casa são criadas leis para defender o cidadão de bem, não para defender bandido.

O SR. SENIVAL MOURA (PT) – (Pela ordem) – Sr. Presidente, o papel do Presidente é pôr ordem na Casa.

O SR. SARGENTO NANTES (PP) – (Pela ordem) – Não faremos homenagem para bandido nesta Casa.

- Tumulto.

O SR. SARGENTO NANTES (PP) – (Pela ordem) – Traficante com fuzil que atira na polícia é bandido.

A SRA. LUNA ZARATTINI (PT) – (Pela ordem) – Não existe pena de morte no Brasil. Não existe pena de morte.

O SR. ADRILLES JORGE (UNIÃO) – (Pela ordem) – Criminoso não terá minuto de silêncio nesta Casa. Eu me recuso a ficar em silêncio por criminoso morto.

A SRA. LUNA ZARATTINI (PT) – (Pela ordem) – Vá embora. Vá embora.

O SR. LUCAS PAVANATO (PL) – (Pela ordem) – Não vai ter um minuto de silêncio para quem atira em policial.

O SR. ADRILLES JORGE (UNIÃO) – (Pela ordem) - Homenagem aos policiais heróis.

O SR. SARGENTO NANTES (PP) – (Pela ordem) – Vai lá para o Rio, então. Vai lá morar com eles.

O SR. SENIVAL MOURA (PT) – (Pela ordem) – Isso é natural. V.Exa. não respeita ninguém. Não é novidade que V.Exa. não fica em silêncio por não ter respeito por ninguém.

O SR. SARGENTO NANTES (PP) – (Pela ordem) – O policial saiu de casa para trabalhar e defender a sociedade.

- O Sr. Presidente faz soar a campainha.

O SR. ADRILLES JORGE (UNIÃO) – (Pela ordem) – Policial é herói no Brasil. Minuto de silêncio pelos policiais mortos. Criminoso não vai ter minuto de silêncio nesta Casa, não vai ter.

O SR. PRESIDENTE ( Ricardo Teixeira - UNIÃO ) – Está bom, nobre Vereador Adrilles Jorge.

Tem a palavra, pela ordem, o nobre Vereador João Jorge.

O SR. JOÃO JORGE (MDB) - (Pela ordem) – Vou dar uma opinião. É lógico que os ânimos estão aflorados depois do que aconteceu no Rio de Janeiro ontem. Há comentários de todos os lados. Vejo hoje que já mudou um pouco.

- Manifestação fora do microfone.

O SR. JOÃO JORGE (MDB) - (Pela ordem) – Só um minutinho, Vereador Senival. Eu percebi que sim. Os dois lados estão aqui.

Os comentários ontem da mídia um pouco mais engajada foram muito críticos; hoje já comecei a ouvir alguns posicionamentos diferentes. Por exemplo, ouvi o César Tralli, agora há pouco, no Jornal Hoje , solidarizando-se com as famílias das vítimas policiais. O que é mudança radical para a Rede Globo de Televisão.

Gostaria de fazer uma sugestão para ver se os dois lados concordam. Foram quatro policiais mortos, mais de cem mortes, baleados pela polícia. Mas há uma possibilidade grande, Presidente, de que haja, dentre esses cem mortos, algumas vítimas civis, alguns inocentes. Eu não tenho nada com isso.

- Manifestação antirregimental.

O SR. JOÃO JORGE (MDB) - (Pela ordem) – Desculpe, deixe-me concluir, por favor, Vereador Adrilles Jorge.

O Presidente Milton Leite também não aceitou fazer minuto de silêncio pelos mortos pela polícia, na cidade de Santos, quando alguns Vereadores pediram. Sabidamente eram membros ligados à facção criminosa PCC.

Em relação ao que aconteceu no Rio de Janeiro, sugiro, Sr. Presidente, que façamos um minuto de silêncio para os policiais mortos em combate, trabalhando, e para os possíveis inocentes mortos ontem, somente. Pelos bandidos também acho que a Casa não tem tradição de fazer.

A SRA. LUNA ZARATTINI (PT) – (Pela ordem) – Sr. Presidente.

- Manifestação fora do microfone.

O SR. LUCAS PAVANATO (PL) – (Pela ordem) – Pode pôr em votação, Presidente.

O SR. PRESIDENTE ( Ricardo Teixeira - UNIÃO ) – Só um minuto. Esperem.

Tem a palavra, pela ordem, a nobre Vereadora Luna Zarattini.

A SRA. LUNA ZARATTINI (PT) – (Pela ordem) – Sr. Presidente, peço de antemão que ninguém grite durante a minha fala.

Pela ordem, Presidente e Casa. Vida não tem cor, não tem classe, tortura, morte, extermínio. Isso não deveria ser discussão na Câmara Municipal.

Quando falamos de vítimas também estamos falando de todos. Esse é o nosso pedido.

O SR. LUCAS PAVANATO (PL) – (Pela ordem) – Bandido não é vítima, não.

A SRA. LUNA ZARATTINI (PT) – (Pela ordem) – Já tivemos operações...

O SR. ADRILLES JORGE (UNIÃO) – (Pela ordem) – Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE ( Ricardo Teixeira - UNIÃO ) – Respeitem, já temos uma Vereadora com a palavra.

A SRA. LUNA ZARATTINI (PT) – (Pela ordem) – Eu já pedi porque é de costume o Vereador Adrilles sempre interromper. É de costume. Costume de S.Exa.

O SR. ADRILLES JORGE (UNIÃO) – (Pela ordem) – Em silêncio, pelo criminoso, eu realmente, não vou ficar.

O SR. PRESIDENTE ( Ricardo Teixeira - UNIÃO ) – Espere, Vereador Adrilles, deixe S.Exa. terminar. Já vou passar a palavra para V.Exa. Só um minuto. Pode continuar, Vereadora.

A SRA. LUNA ZARATTINI (PT) – (Pela ordem) – Nós queríamos pedir um minuto de silêncio pelas vítimas. Esse é o nosso pedido aqui, para não termos confusão nesta discussão.

O SR. PRESIDENTE ( Ricardo Teixeira - UNIÃO ) – Vereador Adrilles, é pelas vítimas. S.Exa. está pedindo pelas vítimas.

- Manifestação fora do microfone.

O SR. PRESIDENTE ( Ricardo Teixeira - UNIÃO ) – Um minuto de silêncio pelas vítimas.

A SRA. LUNA ZARATTINI (PT) – (Pela ordem) – Bandido é quem é julgado, condenado. Pelas vítimas. Pelas vítimas.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) – Tem a palavra, pela ordem, o nobre Vereador Sargento Nantes.

O SR. SARGENTO NANTES (PP) – (Pela ordem) – Eu respeitei a fala. V.Exas. têm de me respeitar.

Sr. Presidente, é sempre notório por parte, principalmente, da Oposição, nesta Casa, quando há confrontos policiais com mortes de marginais, esses Parlamentares muitas vezes vir defender os marginais, porém, eu nunca vi um Parlamentar aqui vir defender um preto, pobre, que mora na favela, vítima do crime organizado, vítima do tribunal do crime. Eu nunca vi ninguém vir defender.

Então, onde que está o senso de justiça? Eu nunca vi ninguém pedir minuto de silêncio por uma vítima do crime organizado.

- Manifestação fora do microfone.

A SRA. KEIT LIMA (PSOL) – (Pela ordem) – Sr. Presidente.

O SR. ADRILLES JORGE (UNIÃO) – (Pela ordem) – Sr. Presidente.

A SRA. KEIT LIMA (PSOL) – (Pela ordem) – Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) – Tem a palavra, pela ordem, a nobre Vereadora Keit Lima. Na sequência, o nobre Vereador Adrilles.

A SRA. KEIT LIMA (PSOL) – (Pela ordem) – Sr. Presidente, estamos discutindo algo absurdo. Quero já responder ao Vereador Sargento Nantes que estamos em luto por toda vida preta, favelada, que morre nas favelas. É um absurdo termos de dizer...

O SR. ISAC FÉLIX (PL) – (Pela ordem) – Sr. Presidente, registre minha presença.

- Manifestação fora do microfone.

A SRA. KEIT LIMA (PSOL) – (Pela ordem) – Meu amor, sou uma mulher preta, favelada, eu sei o que é...

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) – Deixem a Vereadora falar.

- Tumulto.

A SRA. KEIT LIMA (PSOL) – (Pela ordem) – V.Exa. me respeite; V.Exa. me respeite. Eu sei o que é ser uma mulher preta, eu sei o que é carregar essa cor. Eu sei o que é morar numa favela, eu sei o que é sofrer violência policial. V.Exas. me respeitem.

É um absurdo que, dentro desta Casa, tenhamos de dizer que na favela não há só bandido. Estamos com 132 pessoas assassinadas – e é bom dizer que a palavra é “assassinadas”. Vão pisar o pé no chão da favela, bando de “mauricinhos”. Que Deus tenha...

- Manifestações simultâneas fora do microfone.

O SR. PRESIDENTE ( Ricardo Teixeira - UNIÃO ) – Deixem S.Exa. terminar.

A SRA. KEIT LIMA (PSOL) – (Pela ordem) – Eu peço, mesmo, como uma mulher cristã, que Deus tenha piedade de V.Exas. Na verdade, que Ele não tenha, porque V.Exas. têm um projeto de morte contra as nossas vidas.

O SR. ADRILLES JORGE (UNIÃO) – (Pela ordem) – Sr. Presidente.

A SRA. SILVIA DA BANCADA FEMINISTA (PSOL) – (Pela ordem) – Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) – Tem a palavra, pela ordem, o nobre Vereador Adrilles Jorge.

O SR. ADRILLES JORGE (UNIÃO) – (Pela ordem) – A questão é muito simples: se houver um minuto de silêncio pelas vítimas inocentes, eu não folgarei em eventualmente ficar calado por essas vítimas inocentes. Em uma guerra, há pessoas que morrem. Em uma guerra justa, como é uma guerra do Rio de Janeiro contra o narcotráfico, contra o crime organizado, existem inocentes, como as crianças, como os policiais que morreram ontem.

Agora, quando não pode ser preso, é função da polícia em uma guerra matar o criminoso para defender o cidadão de bem – e aqueles cidadãos, Vereadora Keit Lima, que são negros, que são favelados, que são pobres ou mesmo os que são ricos, são vítimas diárias do narcotráfico e do crime organizado. Todos os dias, morrem centenas de pessoas inocentes, vítimas, e eu não vejo ninguém da Esquerda, aqui, chorar uma única lágrima pelas vítimas inocentes do narcotráfico. Agora, quando morre bandido, V.Exas. vêm pedir um minuto de silêncio? Hipócritas.

O SR. LUCAS PAVANATO (PL) – (Pela ordem) – Sr. Presidente.

A SRA. SILVIA DA BANCADA FEMINISTA (PSOL) – (Pela ordem) – Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE ( Ricardo Teixeira - UNIÃO ) – Peço só um minutinho. Eu vou fazer a leitura da CPI, porque eu já estava fazendo essa leitura. Eu já vou dar a palavra para todo mundo. Só vou fazer a decisão tomada pela Mesa. Eu vou colocar em votação um minuto de silêncio. Tenham calma. Para isso, eu preciso só fazer a leitura da composição da CPI que será instalada. porque, quando a Vereadora Luna Zarattini me pediu a palavra, eu ia fazer essa leitura.

Passo a ler:

“RDP 28/2025, de autoria do Vereador Gilberto Nascimento, que requer a constituição de Comissão Parlamentar de Inquérito, com 9 membros, com prazo de duração de 120 dias prorrogáveis na forma regimental, com a finalidade de investigar e apurar a regularidade fiscal e imobiliária das atividades do Jockey Club de São Paulo, apurando-se a gestão de débitos tributários, alienação de potencial construtivo e eventual omissão do Poder Público.

As vagas ficam assim distribuídas, em consonância com a proporcionalidade partidária da Casa, conforme os artigos 43 e 94 do Regimento Interno: PT; PL – Gilberto Nascimento (Presidente); UNIÃO, MDB, PSOL, PODE, PP, PSD e REPUBLICANOS.

Os Líderes deverão fazer suas indicações no prazo de uma semana.”

Como não houve acordo entre as partes, eu vou pôr em votação quem é a favor de um minuto de silêncio.

- Manifestações simultâneas.

O SR. LUCAS PAVANATO (PL) – (Pela ordem) – Sr. Presidente, V.Exa. disse que me concederia aparte.

O SR. PRESIDENTE ( Ricardo Teixeira - UNIÃO ) – Eu estou falando. Eu acabei de tirar sua palavra e estou dando um comando. A ordem de comando é a seguinte: A votos. Os Srs. Vereadores a favor de um minuto de silêncio, votarão “sim”; os contrários “não”.

O SR. LUCAS PAVANATO (PL) – (Pela ordem) – Por quem?

O SR. PRESIDENTE ( Ricardo Teixeira - UNIÃO ) – É um minuto de silêncio pelas vítimas do ocorrido de ontem.

- Manifestações simultâneas.

O SR. PRESIDENTE ( Ricardo Teixeira - UNIÃO ) – Deixem-me continuar. Eu vou continuar, por favor. V.Exa. vota “não”. Não há problema.

O SR. LUCAS PAVANATO (PL) – (Pela ordem) – Bandido não tem cor e quem atira em policial tem de morrer mesmo.

O SR. PRESIDENTE ( Ricardo Teixeira - UNIÃO ) – A votos o minuto de silêncio pelas vítimas de ontem no Rio de Janeiro. Os Srs. Vereadores favoráveis, votarão “sim”; os contrários “não”.

- Inicia-se a votação.

O SR. SENIVAL MOURA (PT) (Pela ordem) – Sr. Presidente, voto “sim”.

O SR. PRESIDENTE ( Ricardo Teixeira - UNIÃO ) – Voto “sim”.

O SR. LUCAS PAVANATO (PL) – (Pela ordem) – Sr. Presidente, sou contrário ao silêncio para criminosos .

A SRA. LUNA ZARATTINI (PT) – (Pela ordem) – Sr. Presidente, voto “sim”.

A SRA. KEIT LIMA (PSOL) – (Pela ordem) – Sr. Presidente, voto “sim”.

O SR. RUBINHO NUNES (UNIÃO) – (Pela ordem) – Sr. Presidente, que os bandidos vão chorar no colo do capeta. Voto “não”.

A SRA. SILVIA DA BANCADA FEMINISTA (PSOL) – (Pela ordem) – Sr. Presidente, voto “sim” a um minuto de silêncio para todas as vítimas.

O SR. ADRILLES JORGE (UNIÃO) – (Pela ordem) – Sr. Presidente, silêncio é por vítima inocente. É por vítima diária do narcotráfico, do crime organizado. Bandido não tem de ter celebração aqui. Voto “não”.

A SRA. LUANA ALVES (PSOL) – (Pela ordem) – Está cheio de juiz do tribunal, aqui. Sr. Presidente, voto “sim” para todas as vítimas. V.Exas. não são juízes. Ser considerado bandido é depois do devido processo legal. V.Exas. pensam que estão onde? Não é faroeste, não. Existe o devido processo legal para colocar culpa em alguém.

O SR. PRESIDENTE ( Ricardo Teixeira - UNIÃO ) – É “sim” ou “não”. Estamos em processo de votação.

O SR. ISAC FÉLIX (PL) – (Pela ordem) – Sr. Presidente, é “sim” ou “não”. Voto “sim”, por todas as vítimas.

O SR. PRESIDENTE ( Ricardo Teixeira - UNIÃO ) – Vamos votar, Vereadora Luana Alves.

A SRA. LUANA ALVES (PSOL) – (Pela ordem) – Voto “sim”. Está cheio de juiz, aqui, tudo para aparecer, falando bobagem.

O SR. ELISEU GABRIEL (PSB) – (Pela ordem) – Sr. Presidente, voto “sim”.

O SR. HÉLIO RODRIGUES (PT) – (Pela ordem) – Sr. Presidente, voto “sim”.

O SR. JAIR TATTO (PT) (Pela ordem) – Sr. Presidente, voto “sim”.

O SR. RUBINHO NUNES (UNIÃO) – (Pela ordem) – O sujeito que pega um fuzil para apontar para policial fez a escolha dele. Não adianta vir com esse vitimismo. É bandido. É criminoso. A polícia matou e fez bem em matar. Espero que mate mais. Hipócritas. A maioria dos mortos era branca.

O SR. PROFESSOR TONINHO VESPOLI (PSOL) (Pela ordem) – Presidente, é votação ou é discurso, agora?

- Manifestações simultâneas fora do microfone.

O SR. PRESIDENTE ( Ricardo Teixeira - UNIÃO ) – Vamos à votação.

O SR. RUBINHO NUNES (UNIÃO) – (Pela ordem) – A maioria dos mortos eram brancos. Hipócritas. Os senhores são hipócritas.

O SR. PROFESSOR TONINHO VESPOLI (PSOL) – (Pela ordem) – Sr. Presidente, voto “sim”.

O SR. CELSO GIANNAZI (PSOL) – (Pela ordem) – Sr. Presidente, voto “sim”.

O SR. JOÃO ANANIAS (PT) - (Pela ordem) – Sr. Presidente, voto “sim”.

O SR. SARGENTO NANTES (PP) – Bandido com fuzil na mão que atira na polícia não é vítima. Por isso eu voto “não”.

O SR. NABIL BONDUKI (PT) – (Pela ordem) – Sr. Presidente, voto “sim”.

O SR. ADRILLES JORGE (UNIÃO) – (Pela ordem) – É um precedente grave prestar homenagem a criminosos e bandido nesta Casa. Fazer minutos de silêncio, prestar homenagem a bandido é uma excrescência. É uma vergonha para esta Casa.

O SR. MAJOR PALUMBO (PP) – (Pela ordem) – Sr. Presidente, voto “não”. Não podemos dar chance para ficar trazendo palanque para vagabundo que morreu dentro da operação. Para os policiais, sim, para vagabundo, não.

O SR. ALESSANDRO GUEDES (PT) – (Pela ordem) – Eu quero ver a fúria destes Vereadores para reprovar IPTU hoje. Vamos ver a fúria dos senhores para reprovar IPTU. Voto “sim”.

O SR. DR. MILTON FERREIRA (PODE) - (Pela ordem) – Sr. Presidente, abstenção.

O SR. RUBINHO NUNES (UNIÃO) – (Pela ordem) – Informo que, se passar, eu vou ficar gritando no plenário, eu não vou silenciar para vagabundo. Estão em silêncio na vala porque mereceram.

A SRA. RENATA FALZONI (PSB) – (Pela ordem) – Sr. Presidente, voto “sim”.

O SR. ADRILLES JORGE (UNIÃO) – (Pela ordem) – Eu sou obrigado a ficar em silêncio para bandido, Vereador Senival?

- Manifestações simultâneas fora do microfone.

A SRA. LUANA ALVES (PSOL) – (Pela ordem) - Vou te denunciar na OAB. Eu nunca vi um advogado que não respeita o devido processo legal. De advogado o senhor não tem nada.

- Manifestações simultâneas.

O SR. RUBINHO NUNES (UNIÃO) – (Pela ordem) – Advogado de bandido vão ser os senhores, tal qual o seu Presidente, que trata traficante como vítima. Os senhores defendem criminosos, defendem traficantes. Defendem, porque são seus eleitores. Seus eleitores que sustentam uma máquina corrupta, que se instalou na Presidência e estão lá matando trabalhadores. Hipócritas. Sempre no mesmo discurso hipócrita, cretino, a favor de traficante.

- Manifestações simultâneas fora do microfone.

O SR. ADRILLES JORGE (UNIÃO) – (Pela ordem) – É muito simples. Se os senhores da Esquerda acham que as pessoas não foram julgadas, são inocentes, por que não querem votar um minuto de silêncio para vítimas inocentes? Ou os senhores estão dando salvo conduto para todo bandido? É vítima inocente, aí eu faço silêncio. Para bandido, salvo conduto, aqui ninguém vai dar.

O SR. LUCAS PAVANATO (PL) – (Pela ordem) – Sr. Presidente, esta Câmara não fará silêncio, independente da votação. Nós não vamos fazer silêncio.

A SRA. LUNA ZARATTINI (PT) – (Pela ordem) – V.Exa. sabia que o Governador Tarcísio não fez a troca dos coletes dos policiais até hoje? Isso não protege os policiais aqui em São Paulo. V.Exa. sabia que o Governador Tarcísio não queria ter o edital das câmeras corporais dos policiais?

- Manifestações simultâneas fora do microfone.

O SR. RUBINHO NUNES (UNIÃO) – (Pela ordem) – V.Exa. sabia que o Lula não mandou blindado para as Forças do Rio de Janeiro, porque trata traficantes como amigos?

A SRA. LUNA ZARATTINI (PT) – (Pela ordem) – As câmeras que protegiam também os policiais.

O SR. ADRILLES JORGE (UNIÃO) – (Pela ordem) – Isso. Façam um minuto de silêncio pelos traficantes, que o Lula falou que é vítima. Faça um minuto silêncio, também, Vereadora, pelo traficante, que o Lula diz que é vítima. A maioria do eleitorado dos senhores e de Lula é de bandidos. São os bandidos dentro dos presídios que comemoraram a eleição de Inácio Lula da Silva. Talvez seja por isso que os senhores estão querendo fazer minutos de silêncio para criminoso morto.

- Manifestações simultâneas fora do microfone.

A SRA. AMANDA VETTORAZZO (UNIÃO) – (Pela ordem) – Sr. Presidente, voto “não”.

- Concluída a votação, sob a presidência do Sr. Ricardo Teixeira , verifica-se que votaram “sim” os Srs. Alessandro Guedes, Celso Giannazi, Dr. Murillo Lima, Eliseu Gabriel, Hélio Rodrigues, Isac Félix, Jair Tatto, João Ananias, Keit Lima, Luana Alves, Luna Zarattini, Marina Bragante, Nabil Bonduki, Professor Toninho Vespoli, Renata Falzoni, Ricardo Teixeira, Senival Moura e Silvia da Bancada Feminista; “não”, os Srs. Adrilles Jorge, Amanda Vettorazzo, Lucas Pavanato, Major Palumbo, Rubinho Nunes e Sargento Nantes; abstiveram-se os Srs. Dr. Milton Ferreira e Janaina Paschoal.

O SR. PRESIDENTE ( Ricardo Teixeira - UNIÃO ) – Votaram “sim” 18 Srs. Vereadores; “não 6 Srs. Vereadores. Abstiveram-se de votar 2 Srs. Vereadores. O requerimento fica pendente de votação.

Não há quórum para prosseguimento da sessão.

Relembro aos Srs. Vereadores a desconvocação da sessão ordinária de amanhã, quinta-feira, 30/10/2025, em virtude da realização de audiência pública da Comissão de Finanças e Orçamento.

Convoco os Srs. Vereadores para a próxima sessão ordinária, terça-feira, dia 4 de novembro, com a Ordem do Dia a ser publicada.

Convoco, também, os Srs. Vereadores para cinco sessões extraordinárias, logo após a sessão ordinária de quarta-feira, dia 5 de novembro, e cinco sessões extraordinárias aos cinco minutos de quinta-feira, dia 06 de novembro. Todas com a Ordem do Dia a ser publicada.

Informo aos Srs. Vereadores que, dentro de instantes, será feita a chamada para a primeira sessão extraordinária convocada para o dia de hoje.

Estão encerrados os nossos trabalhos.