Brasão - Câmara de São Paulo SECRETARIA DE REGISTRO PARLAMENTAR E REVISÃO - SGP.4
EQUIPE DE TAQUIGRAFIA E REVISÃO - SGP.41
NOTAS TAQUIGRÁFICAS
SESSÃO SOLENE DATA: 01/01/2025
 
2025-01-01 001 Sessão Solene

1ª SESSÃO SOLENE

01/01/2025

- De acordo com o Precedente Regimental nº 02/2020, a sessão é realizada de forma híbrida, presencial e virtual.

MESTRE DE CERIMÔNIAS - Senhoras e senhores, boa tarde.

Sejam todos bem-vindos à Câmara Municipal de São Paulo.

Daremos início à Sessão Solene de Instalação da 19ª Legislatura e posse dos Senhores Vereadores, do Senhor Prefeito e do Senhor Vice-Prefeito.

De acordo com o artigo 3º do Regimento Interno da Câmara Municipal de São Paulo, convidamos para presidir esta Sessão Solene o Vereador eleito Eliseu Gabriel. Convidamos a Vereadora eleita Sandra Santana para secretariar os trabalhos.

Para compor a Mesa, convidamos: o Sr. Ricardo Nunes, Prefeito eleito; o Sr. Ricardo de Mello Araújo, Vice-Prefeito eleito; representando o Presidente da Câmara dos Deputados, Sr. Arthur Lira, a Sra. Deputada Federal Bia Kicis.

Neste momento, ouviremos o Presidente desta Sessão Solene, Vereador Eliseu Gabriel, para a abertura oficial.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Senhoras, Senhores e Autoridades, está aberta esta Sessão Solene. Sob a proteção de Deus iniciamos os nossos trabalhos.

Nos termos dos artigos 15 e 58 da Lei Orgânica do Município de São Paulo, combinados com o artigo 3º do Regimento Interno da Câmara Municipal de São Paulo, esta Sessão Solene foi convocada para a instalação da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de São Paulo e destinada ao compromisso e à posse dos Srs. Vereadores, do Sr. Prefeito Ricardo Nunes e do Sr. Vice-Prefeito Ricardo de Mello Araújo, assim como para a eleição da Mesa, conforme os artigos 4º e 10 do Regimento Interno desta Casa; e do Corregedor-Geral, conforme os artigos 3º e 4º da Resolução nº 7, de 29 de maio de 2003, para a primeira Sessão Legislativa desta Legislatura.

MESTRE DE CERIMÔNIAS - Convidamos todos para se posicionarem, respeitosamente, para cantar o Hino Nacional Brasileiro com a Guarda Civil Metropolitana, com a sua banda regida pelo Maestro Inspetor de Divisão Bastos.

- Execução do Hino Nacional Brasileiro .

MESTRE DE CERIMÔNIAS - A Câmara Municipal de São Paulo agradece a belíssima apresentação da banda da Guarda Civil Metropolitana, na pessoa do Maestro Inspetor de Divisão Bastos.

Agradecemos às seguintes autoridades que se apresentaram na recepção deste cerimonial: o sempre Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Sr. Milton Leite; Deputada Federal Erika Hilton; Renata de Abreu Melo, Deputada Federal e Presidente do Podemos; Kim Kataguiri, Deputado Federal; Felipe Becari, Deputado Federal; Delegado Bruno Lima, Deputado Federal; Alfredinho, Deputado Federal; Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Desembargador Silmar Fernandes; Deputado Estadual Milton Leite Filho; Deputado Estadual Reis; Deputado Estadual Barba, 1º Secretário da ALESP; Edson Aparecido dos Santos; Gustavo Pires; Vereador Fernando Holiday; Aline Cardoso, sempre Vereadora; Mohamad Said Mourad, sempre Vereador; Inspetor Superintendente Wilson Batista.

Ouviremos, agora, as palavras do Presidente desta Sessão Solene, Vereador Eliseu Gabriel.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Boa tarde.

Como, pelo Regimento, eu estou dirigindo esta Sessão Solene, vou dar posse aos Srs. Vereadores e às Sras. Vereadoras e também ao Sr. Prefeito e ao Sr. Vice-Prefeito.

Antes das formalidades, vou falar por exatos 4 minutos.

Sou Professor de Física, estudei na USP e, desde muito cedo, eu me encantei pela ciência e também pela política, porque a ciência e a política têm muita coisa parecida. A principal é a dúvida, a incerteza, o mistério, e, em ambas, há muitas pegadinhas que desafiam o nosso senso comum. Tanto na ciência quanto na política, o que parece ser uma verdade nem sempre o é; pode ser uma ilusão, um equívoco ou mesmo uma mentira.

Nós podemos lembrar verdades, entre aspas, baseadas no senso comum, como a que dizia que a Terra era o centro do universo ou a que dizia que o estado natural dos objetos seria o repouso. Ou seja, os corpos e movimentos só poderiam continuar a se mover enquanto houvesse uma força agindo sobre eles. A teoria de Aristóteles foi feita em 300 a.C., e só no ano 1700 d.C. é que isso se mostrou errado, que era uma ilusão.

A humanidade tem levado séculos e séculos para superar e para ir além do que parece lógico ou certo à primeira vista. Demorou até aceitar provas e conseguir mudar as ideias. Na política, é a mesma coisa. Podemos citar inúmeros exemplos que iludem até pessoas muito preparadas e bem-intencionadas.

Como, no Brasil, tem-se o costume de citar sempre exemplos dos Estados Unidos, e, como o assunto que mais me envolve é a educação, eu levanto um fato do que aconteceu com a educação nos Estados Unidos e que muita gente ainda acha que tem que introduzir aqui. Espero que aceitem provas e não caiam nessa.

Nas décadas de 80 e 90 do século passado, os governos americanos, tanto democratas quanto republicanos, se entusiasmaram com a ideia de levar adiante uma grande reforma do sistema escolar público, baseada nos princípios do mercado; políticos e líderes econômicos entusiasticamente se alistaram em um grande movimento lançado por defensores do livre mercado, com o apoio de grandes fundações empresariais.

O tema educação passou se a ser pautado na grande mídia, por economistas, consultores corporativos e de grandes fundações, e não mais por pesquisadores professores ou acadêmicos da área de educação. Não é preciso dizer, o desastre foi total. Eu estive lá em Austin em 2019, visitando algumas escolas, e vi como estavam correndo para reverter o grande estrago que tudo aquilo causou. Espero que não caiam nessa tentação por aqui. Há provas cabais de que não dá certo.

Preciso lembrar que, nos nossos tempos, as experiências são consideradas. Nós acreditamos em provas.

Eu quero aproveitar para recomendar um livro que trata desse terremoto causado na educação americana, escrito, exatamente, por uma das principais, se não a principal coordenadora daquele grande projeto com uma prestigiada equipe de colaboradores daquela empreitada, a Dra. Diane Ravitch. Trago, inclusive, a cópia da capa do livro que diz assim: “ Vida e morte do grande sistema escolar americano. Como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação”.

Só um alerta final para que os que serão empossados: cuidado com o senso comum. Cuidado com tudo na política ou na ciência que parece óbvio demais.

Muito obrigado. (Palmas)

Eu solicito à Vereadora Sandra Santana que secretarie esta sessão, e, desde já, agradeço por me ajudar nesta condução dos trabalhos.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Boa tarde a todos os presentes. Prefeito Ricardo Nunes, na sua pessoa, quero cumprimentar todas as autoridades. Na pessoa do Presidente desta solenidade, Vereador Eliseu Gabriel, cumprimento todos os meus colegas Vereadores que hoje tomam posse. Quero agradecer a presença de todos.

Dando cumprimento ao disposto no artigo 15, parágrafo 1º, da Lei Orgânica do Município de São Paulo, informamos que foram entregues e encontram-se sobre a mesa a Declaração Pública de Bens, o Diploma expedido pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, o comprovante ou a declaração de residência no Município de São Paulo e a Declaração de Desincompatibilização de cada um dos Srs. Vereadores, Prefeito e Vice-Prefeito eleitos.

Aqueles Vereadores que ainda não entregaram os referidos documentos, pedimos que o façam, neste momento, antes de prestar o juramento.

Nos termos do artigo 3º, parágrafo 1º, do Regimento Interno, procederemos à leitura do Termo de Compromisso e, em seguida, faremos a chamada nominal, por ordem alfabética do nome dos Srs. Vereadores, que se encaminharão ao microfone para ratificar, dizendo: “assim o prometo”.

O compromisso é descrito nos seguintes termos: “Prometo exercer com dedicação e lealdade o meu mandato, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição da República, a Constituição Estadual, a Lei Orgânica do Município e a legislação em vigor, defendendo a justiça social, a paz e a igualdade de tratamento a todos os cidadãos”.

Será feita a chamada dos Srs. Vereadores que, ao microfone, confirmarão o compromisso, dizendo: “assim o prometo”.

Iniciando a chamada, o Vereador Adrilles Reis Jorge.

O SR. ADRILLES REIS JORGE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Alessandro Guedes.

O SR. ALESSANDRO GUEDES (PT) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereadora Amanda Paschoal.

A SRA. AMANDA PASCHOAL (PSOL) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereadora Amanda Vettorazzo.

A SRA. AMANDA VETTORAZZO (UNIÃO) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereadora Ana Carolina Oliveira.

A SRA. ANA CAROLINA OLIVEIRA (PODE) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador André Santos.

O SR. ANDRÉ SANTOS (REPUBLICANOS) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Professor Toninho Vespoli.

O SR. PROFESSOR TONINHO VESPOLI (PSOL) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Celso Giannazi.

O SR. CELSO GIANNAZI (PSOL) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereadora Cris Monteiro.

A SRA. CRIS MONTEIRO (NOVO) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Danilo do Posto de Saúde.

O SR. DANILO DO POSTO DE SAÚDE (PODE) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Dheison Silva.

O SR. DHEISON SILVA (PT) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereadora Edir Sales.

A SRA. EDIR SALES (PSD) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereadora Ely Teruel.

A SRA. ELY TERUEL (MDB) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Eliseu Gabriel.

O SR. ELISEU GABRIEL (PSB) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Fabio Riva.

O SR. FABIO RIVA (MDB) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Gabriel Abreu.

O SR. GABRIEL ABREU (PODE) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador George Hato.

O SR. GEORGE HATO (MDB) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Gilberto Nascimento.

O SR. GILBERTO NASCIMENTO (PL) - (Pela ordem) - Para a glória de Deus, assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Hélio Rodrigues.

O SR. HÉLIO RODRIGUES (PT) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Isac Félix.

O SR. ISAC FÉLIX (PL) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Sargento Nantes.

O SR. SARGENTO NANTES (PP) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Jair Tatto.

O SR. JAIR TATTO (PT) - (Pela ordem) - Em nome do meu irmão, Arselino Tatto, sempre Vereador, assim o prometo. (Palmas)

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereadora Janaina Paschoal.

A SRA. JANAINA PASCHOAL (PP) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador João Ananias.

O SR. JOÃO ANANIAS (PT) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador João Jorge.

O SR. JOÃO JORGE (MDB) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereadora Keit Lima.

A SRA. KEIT LIMA (PSOL) - (Pela ordem) - Por todas as favelas, pelas mulheres, pelas pessoas LGBT, pelas pessoas negras, assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereadora Luana Alves.

A SRA. LUANA ALVES (PSOL) - (Pela ordem) - Pelas trabalhadoras e pelos trabalhadores de São Paulo e pelo SUS, assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Lucas Pavanato.

O SR. LUCAS PAVANATO (PL) - (Pela ordem) - Pela graça do nosso Senhor Jesus Cristo, assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereadora Luna Zarattini.

A SRA. LUNA ZARATTINI (PT) - (Pela ordem) - Pelas periferias de São Paulo, assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Marcelo Messias.

O SR. MARCELO MESSIAS (MDB) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Kenji Palumbo.

O SR. KENJI PALUMBO (PODE) - (Pela ordem) - Assim o prometo, e Deus conosco.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Bombeiro Major Palumbo.

O SR. BOMBEIRO MAJOR PALUMBO (PP) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereadora Marina Bragante.

A SRA. MARINA BRAGANTE (REDE) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Dr. Milton Ferreira.

O SR. DR. MILTON FERREIRA (PODE) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Dr. Murillo Lima.

O SR. DR. MURILLO LIMA (PP) - (Pela ordem) - Em nome do meu irmão, Deputado Federal Bruno Lima, assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Nabil Bonduki.

O SR. NABIL BONDUKI (PT) - (Pela ordem) - Por São Paulo, assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereadora Renata Falzoni.

A SRA. RENATA FALZONI (PSB) - (Pela ordem) - Por uma cidade viva, assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Ricardo Teixeira.

O SR. RICARDO TEIXEIRA (UNIÃO) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Roberto Tripoli.

O SR. ROBERTO TRIPOLI (PV) - (Pela ordem) - Pela décima vez, assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Rubinho Nunes.

O SR. RUBINHO NUNES (UNIÃO) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereadora Rute Costa.

A SRA. RUTE COSTA (PL) - (Pela ordem) - Com a ajuda de Deus, assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Rodrigo Goulart.

O SR. RODRIGO GOULART (PSD) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereadora Pastora Sandra Alves.

A SRA. PASTORA SANDRA ALVES (UNIÃO) - (Pela ordem) - Pela graça e a bondade do Nosso Senhor Salvador, Jesus Cristo, em nome de todo o povo evangélico, em favor da família, assim o prometo.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Vereadora Sandra Santana.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Para honra e glória do Senhor e para toda população de São Paulo, assim o prometo.

Vereadora Dra. Sandra Tadeu.

A SRA. DRA. SANDRA TADEU (PL) - (Pela ordem) - Pela honra do nosso Deus, eu estou aqui mais uma vez, pela quinta vez. Que em 2025 Deus continue agindo para que possamos ter uma vida nova na Câmara Municipal, para que possamos melhorar a qualidade de vida dos paulistanos, assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Sansão Pereira.

O SR. SANSÃO PEREIRA (REPUBLICANOS) - (Pela ordem) - Em agradecimento a Deus e pela cidade de São Paulo, assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Senival Moura.

O SR. SENIVAL MOURA (PT) - (Pela ordem) - Por uma cidade justa e de todos, assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Sidney Cruz.

O SR. SIDNEY CRUZ (MDB) - (Pela ordem) - Pelos quase 12 milhões de habitantes da nossa cidade, pelas periferias, assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereadora Silvia da Bancada Feminista.

A SRA. SILVIA DA BANCADA FEMINISTA (PSOL) - (Pela ordem) - Pelos direitos das mulheres e de toda classe trabalhadora, assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Silvão Leite.

O SR. SILVÃO LEITE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Silvinho Leite.

O SR. SILVINHO LEITE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Sob a proteção de Deus, da família, e do meu grande amigo Vereador Milton Leite, a família Leite, e de toda cidade de São Paulo, assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereadora Simone Ganem.

A SRA. SIMONE GANEM (PODE) - (Pela ordem) - Assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereadora Sonaira Fernandes.

A SRA. SONAIRA FERNANDES (PL) - (Pela ordem) - Em gratidão ao meu Deus, em defesa da liberdade, em defesa da vida desde a sua concepção, em defesa da fé, contra as mentiras da extrema esquerda, assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereador Thammy Miranda.

O SR. THAMMY MIRANDA (PSD) - (Pela ordem) - Em nome de São Paulo, para honrar o nome de Deus, em nome da minha esposa e do meu filho, assim o prometo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vereadora Zoe Martínez.

A SRA. ZOE MARTÍNEZ (PL) - (Pela ordem) - Pela liberdade, pelo respeito às leis, assim o prometo. Viva Bolsonaro, viva São Paulo, viva a liberdade, viva o Brasil e a democracia.

- Manifestação na galeria.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Peço silêncio, silêncio.

- Manifestação na galeria.

- O Sr. Presidente faz soar a campainha.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Neste momento - embora o Vereador Milton Leite não esteja na lista, e eu estou achando estranho não estar aqui, é muito estranho - declaro empossados todos os Srs. Vereadores e Sras. Vereadoras que prestaram o compromisso.

Solicito à Sra. Secretária, Vereadora Sandra Santana, que dê sequência aos compromissos de posse.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Em cumprimento ao artigo 58 da Lei Orgânica do Município de São Paulo, solicito ao Sr. Ricardo Nunes que se encaminhe à mesa para fazer a entrega da declaração de bens, do comprovante de residência no município de São Paulo e da cópia do diploma expedido pelo Tribunal Regional Eleitoral e, em seguida, à tribuna para a leitura do Termo de Compromisso. (Pausa)

Neste momento, recebemos a informação de que a entrega já foi realizada.

O SR. RICARDO NUNES - Prometo exercer com dedicação e lealdade o meu mandato, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição da República, a Constituição do Estado de São Paulo, a Lei Orgânica do Município e a legislação em vigor, defendendo a justiça social, a paz e a igualdade de tratamento a todos os cidadãos. (Palmas)

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Neste momento, farei a leitura do Termo de Compromisso de Posse: “Ao primeiro dia do mês de janeiro de 2025 da Era Cristã e 471 da Fundação da Cidade, às 15h, neste município de São Paulo, capital do Estado de mesmo nome, no recinto do Palácio Anchieta, sito no Viaduto Jacareí, 100, perante a Câmara Municipal de São Paulo reunida em sessão solene, sob a presidência do Exmo. Sr. Vereador Eliseu Gabriel de Pieri, compareceu o Exmo. Sr. Ricardo Luís Reis Nunes, para prestar compromisso e tomar posse no cargo de Prefeito do município de São Paulo, em consonância com a legislação vigente, prestando em voz alta, após as formalidades legais, o seguinte compromisso: “Prometo exercer com dedicação e lealdade o meu mandato, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição da República, a Constituição Estadual, a Lei Orgânica do Município e a legislação em vigor, defendendo a justiça social, a paz e a igualdade de tratamento a todos os cidadãos”.

Neste momento, convido o Sr. Ricardo Nunes para assinar o Termo de Compromisso e Posse.

- O Sr. Prefeito Ricardo Nunes assina o termo de posse, sob aplausos.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Declaro empossado, no cargo de Prefeito do Município, o Sr. Ricardo Nunes. (Palmas)

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Em cumprimento ao artigo 58 da Lei Orgânica do Município de São Paulo, solicito ao Sr. Vice-Prefeito eleito, Ricardo de Mello Araújo, que se encaminhe à mesa para fazer a entrega da declaração de bens, do comprovante de residência do município de São Paulo e cópia do diploma expedido pelo Tribunal Regional Eleitoral e, em seguida, à tribuna para a leitura do termo de compromisso. (Pausa)

Esta Mesa foi comunicada de que a entrega também já foi feita pelo Sr. Vice-Prefeito.

O SR. RICARDO DE MELLO ARAÚJO - Prometo exercer com dedicação e lealdade o meu mandato, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição da República, a Constituição do Estado de São Paulo, a Lei Orgânica do Município e a legislação em vigor, defendendo a justiça social, a paz e a igualdade de tratamento a todos os cidadãos. (Palmas)

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Neste momento, farei a leitura do Termo de Compromisso e Posse. “Ao primeiro dia do mês de janeiro de 2025 da Era Cristã e 471 anos da fundação da Cidade, às 15h, neste município de São Paulo, capital do estado de mesmo nome, no recinto do Palácio Anchieta, sito no Viaduto Jacareí, 100, perante a Câmara Municipal de São Paulo reunida em sessão solene sobre a Presidência do Exmo. Sr. Vereador Eliseu Gabriel de Pieri, compareceu o Sr. Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo para prestar compromisso e tomar posse no cargo de Vice-Prefeito do município de São Paulo, em consonância com a legislação vigente, prestando em voz alta, após as formalidades legais, o seguinte compromisso. “Prometo exercer com dedicação e lealdade o meu mandato, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição da República, a Constituição Estadual, a Lei Orgânica do Município e a legislação em vigor, defendendo a justiça social, a paz e a igualdade de tratamento a todos os cidadãos”. Sr. Vice-Prefeito Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Neste momento, declaro empossado, para o cargo de Vice-Prefeito do município de São Paulo, o Sr. Ricardo de Mello Araújo. (Palmas)

MESTRE DE CERIMÔNIAS - Destacamos e agradecemos a presença da Deputada Federal Luciene Cavalcante, do Deputado Estadual Carlos Giannazi e do sempre deputado federal Walter Feldman.

Anunciamos o pronunciamento do Vice-Prefeito de São Paulo, Sr. Ricardo de Mello Araújo.

O SR. RICARDO DE MELLO ARAÚJO - Boa tarde a todos. Gostaria de começar fazendo a citação de uma frase de João Paulo II, nosso eterno Papa: “Sabei também vós, queridos amigos, que essa missão não é fácil e que pode tornar-se até mesmo impossível se contares apenas com vós mesmos, mas o que é impossível para os homens é possível para Deus”.

Quero cumprimentar e agradecer a presença da minha esposa Valdirene, dos meus pais Carlos Augusto e Ana Regina, do nosso Prefeito eleito Ricardo Nunes, Prefeito da cidade de São Paulo e da sua esposa, primeira-dama Sra. Regina Nunes; do Desembargador Silmar Fernandes, Presidente do TRE - Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo; do Vereador Milton Leite, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo; do Vereador Eliseu Gabriel, Presidente desta Sessão Solene; da Vereadora Sandra Santana, Secretária desta Sessão Solene; dos Deputados Federais e Estaduais, dos Vereadores empossados e dos Secretários Municipais, familiares e amigos, amigos da imprensa, senhoras e senhores.

Antes de tudo, um feliz 2025 a todos.

Gostaria primeiramente de agradecer a Deus por este momento e por poder ser seu instrumento nesta missão tão difícil. Agradeço ao meu pai, Coronel Mello Araújo, e à minha mãe, Professora Ana Regina; à minha querida e amada esposa, parceira de todas as lutas, melhor amiga, companheira, minha cirurgiã-dentista preferida Val; aos meus 2 filhos, Pedro e Gabriel. Agradeço ao meu amigo presidente Bolsonaro por me confiar duas missões, a Ceagesp e agora a Vice-Prefeitura da cidade mais importante do País. Saliento que ele me convenceu a entrar para a política. Eu não queria, e ele me disse: “Mello, não adianta ficar sentado na zona de conforto; se queremos um país melhor, os bons têm de entrar”.

Quero agradecer ao nosso Prefeito e agora parceiro de muitas batalhas que virão, Ricardo Nunes. Tenha a certeza de que terá ao seu lado uma pessoa íntegra e leal e com vontade de ajudar a todos os paulistanos que deram seu voto de confiança na nossa chapa. Agradeço também à nossa Polícia Militar do Estado de São Paulo, que me deu uma excelente formação e abriu portas para eu estar hoje aqui.

Srs. Secretários, autoridades presentes, convidados e principalmente os Srs. Vereadores eleitos, temos de meditar sobre o que queremos: ser servido ou servir à população? Poder ou melhorar a vida do povo paulistano? Se a resposta for servir, melhorar a vida das pessoas, temos de pensar na palavra “união”. Hoje estamos todos em uma missão, a de fazer da nossa cidade um exemplo para o país, mostrar respeito ao dinheiro público, um exemplo de gestão na administração pública, transformar a vida das pessoas em algo melhor, facilitar, dar segurança, saúde, educação, mobilidade, ou seja, tudo o que este povo precisa, e faremos com qualidade, enfim, vamos surpreender. Temos condições de fazer isso, as contas da cidade estão em dia, temos dinheiro, fruto do excelente trabalho do Prefeito e da sua equipe. A nossa cidade é uma das mais ricas do mundo, então a receita não é difícil. Deixemos as vaidades de lado, não nos preocupemos em ser protagonistas, mas sim um time coeso, que quer vencer, que quer, daqui a quatro anos, levantar um troféu diferente. Pelo menos eu, e acredito que muitos dos que estão aqui, nós entramos para mudar, para transformar, e não para ser a mesmice. Entramos para deixar uma marca de que é possível ser político, ter orgulho de ser político, não ter vergonha de falar o que faz, pois não devemos nada a ninguém. Pelo contrário, vamos sair, daqui a quatro anos, por uma porta que terá altura suficiente para passarmos de cabeça erguida, por entregar a cidade melhor do que pegamos.

A cidade tem vida, é como nossa casa: sempre precisamos fazer manutenções, arrumar, pintar. Isso custa caro, por isso sempre temos de pensar onde e como gastar, qual é a prioridade, qual é a necessidade das pessoas que votaram em nós. Espero muito trabalho de todos, muita honestidade, caráter, atitude, resgatar valores para deixarmos um legado para nossos filhos.

Eu não saí da minha zona de conforto, do bom emprego que eu tinha, de deixar momentos importantes com minha família para esperar o final do mês e receber salário. Estou nesta, e espero que a maioria também, para dar exemplo, para cobrar, para fazer a grande máquina da estrutura administrativa de São Paulo funcionar, e funcionar em alta velocidade, alcançando os mais de 1.500 km², quase 12 milhões de habitantes, fazendo as pessoas sentirem os braços fortes da Prefeitura e dos Vereadores da nossa cidade.

Vamos trabalhar juntos? É utopia? Para muitos, sim. Para mim, que já venci paradigmas, não; que já fiz, lógico que com uma boa equipe, feitos de que muitos diziam: “Coronel, todo mundo já tentou, não dá. Coronel, impossível acabar com a corrupção da Ceagesp. Impossível restaurar o batalhão da ROTA. Impossível deixar uma cidade com zero crime, onde pessoas podem andar tranquilas, sem preocupação de serem assaltadas”.

Srs. Vereadores, em 1997 eu estava nesta Casa, na Câmara Municipal. Trabalhei na Assessoria Policial Militar, participei de três solenidades como esta. E a solução para fazermos boas entregas é trabalharmos juntos. Vamos vencer juntos, sem protagonistas, sem “este é o melhor”, “este é o lacrador”, “este indicou” ou “aquilo é meu”. Vamos trabalhar para o povo, fazer para a cidade de São Paulo. E se estivermos unidos, com boas leis para a cidade, com boa administração, com certeza o time ganha. Vamos deixar o legado de que esta safra de vereadores, prefeito, secretários fizeram algo inédito, nunca visto antes: de governar, de fazer literalmente para a população, de entregar uma cidade melhor.

Não estou aqui pelo poder. Quero, com os senhores, ajudar o Prefeito a governar esta cidade e cumprir meu dever de cidadão e morador, de mostrar como se faz. Uma citação de um grande presidente americano, Ronald Reagan: “Se não nós, quem? Se não agora, quando?”.

Contem comigo. Estarei à disposição de todos. Muito obrigado. (Palmas)

MESTRE DE CERIMÔNIAS - Anunciamos o pronunciamento do Prefeito de São Paulo, o Sr. Ricardo Nunes.

O SR. RICARDO NUNES - Boa tarde a todos. É uma alegria poder estar aqui, eu, que durante oito anos, estive nesta Casa como Vereador. Desta tribuna, falei muitas vezes, e de novo estar aqui é uma alegria.

Queria iniciar cumprimentando a minha família, minha esposa Regina, meus filhos Ricardinho e Izabela, minha norinha Amanda, meu netinho Ricardinho Neto - não sei por que não veio com a camisa do Palmeiras, Ricardinho (Risos) -, minha sogra D. Rita. Não puderam estar aqui minha mamãe, D. Maria do Céu, e minha filha Mayara, porque minha filha, há 15 dias, trouxe para a gente mais um presente, a minha netinha Valentina.

Cumprimento o nosso querido e sempre Vereador Milton Leite, Presidente da Câmara Municipal, aproveitando para fazer uma citação e deixar um agradecimento. Milton, 28 anos como Vereador, com certeza teve a mesma origem minha, de vir da periferia lá do Piraporinha - eu, do Parque Santo Antônio -, está deixando não a vida política, mas deixando a vereança com um marco muito importante. Sob a sua presidência, com os Vereadores que até então faziam parte da 18ª Legislatura, aprovaram 102 leis do Executivo. Foram 102 leis que mudaram, estão mudando e vão mudar a vida das pessoas. Quero, neste momento, ao cumprimentá-lo, deixar o meu reconhecimento pelo seu trabalho, sua dedicação.

É um homem difícil de lidar no dia a dia, todo mundo sabe, e falei isso para o Milton outro dia, porque tem muita fibra, muita determinação, mas é de muita palavra, de muito trabalho e com certeza vai deixar, em todos os Vereadores que trabalharam com você, o sentimento do trabalho que você executou para a cidade. Parabéns e muito sucesso para você, Milton. (Palmas)

Cumprimento nosso querido Desembargador Silmar Fernandes, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo - TRE, que desempenhou, com sua equipe, um grande trabalho na última eleição, uma eleição difícil, uma eleição como nunca vista. Bom, não precisa nem comentar.

Cumprimento nossos Deputados Federais, Kim Kataguiri, Renata Abreu, Felipe Becari, Erika Hilton, Bia Kicis, Delegado Bruno Lima, Alfredinho, Luciene Cavalcante. Se, por acaso, tiver algum deputado federal que não citei, me perdoem, mas é na pessoa desses que cumprimento todos. Nosso Deputados Estaduais Miltinho Leite Filho, Reis, que também foi Vereador, Barba também está aqui, Carlos Giannazi.

Cumprimento também o nosso Coronel Mello Araújo, Vice-Prefeito eleito da cidade de São Paulo, sua esposa Valdirene, seu papai Carlos Augusto, sua mamãe Ana Regina. E já deixo, Mello, meu agradecimento à indicação do Presidente Bolsonaro, à sua participação. Nós vamos trabalhar bastante. Sabemos de toda a sua experiência e com certeza vamos estar juntos com os Vereadores, com a população, trabalhando pelas pessoas.

Cumprimento o Vereador Eliseu Gabriel, Presidente desta Sessão Solene, e a Vereadora Sandra Santana, Secretária desta Sessão Solene, na pessoa de quem cumprimento todos os Vereadores ora empossados.

Cumprimento as demais autoridades presentes, as quais o cerimonial já mencionou. Cumprimento todos os amigos, todos os funcionários da Câmara Municipal de São Paulo, com os quais tive a honra de trabalhar por muito tempo, nossa imprensa, enfim, senhoras e senhores.

Inicio, primeiro, agradecendo a Deus a oportunidade de estar aqui, neste momento, tomando posse para mais um mandato. Agradeço à minha família, à minha esposa, aos meus filhos, aos amigos, à minha equipe. Enfim, agradeço aos Vereadores que, como já citei aqui, fizeram um trabalho conjunto, fazendo oposição quando necessário, críticas construtivas, emendas e alterações dos projetos do Executivo, dando a sua grande contribuição. O que fez com que o trabalho conjunto do Executivo e da Câmara Municipal - vou citar alguns dados - pudesse elevar a cidade, hoje, a um patamar muito importante, como por exemplo, a classificação de Triple A da Fitch, agência internacional que classifica estados e municípios sobre a sua condição financeira.

Também quero deixar aqui, antes da minha breve mensagem, uma reflexão sobre o que está nesta bandeira, “Ordem e Progresso”: Não existe progresso sem ordem. E uma reflexão sobre o que está na bandeira da cidade de São Paulo: Non ducor, duco . “Não sou conduzido, conduzo”. Esta é a maior cidade da América Latina.

Senhoras e senhores, há exatamente quatro anos, exatamente desta mesma tribuna, São Paulo ouviu: “Não há tempo para personalismos e arrogâncias. São Paulo é maior e mais importante do que qualquer um de nós”.

Ninguém poderia imaginar que o meu irmão Bruno Covas, um dos maiores homens públicos que tivemos o privilégio de conhecer e conviver, nos deixaria tão precocemente, apenas quatro meses e meio depois de subir a esta tribuna para pronunciar seu discurso de vitória e de consagração, após um Governo que começou a mudar São Paulo.

Confesso que assumir a Prefeitura naquelas circunstâncias, perdendo um amigo e um exemplo, foi um momento de dor, de tristeza. E, ao mesmo tempo, senti pela primeira vez, naquelas horas, a enorme responsabilidade que é cuidar da vida de 12 milhões de pessoas. Suceder a um símbolo do que a vida pública pode ter de melhor foi fonte de inspiração, e as lições de Bruno Covas me serviram como rumo e alento. Procurei e sempre procurarei seguir suas palavras: “Não há tempo para personalismos e arrogâncias. São Paulo é maior e mais importante do que qualquer um de nós”.

Hoje, quero agradecer primeiro a Deus, com a minha alma; com o meu coração, agradecer ao povo de São Paulo; com a minha ternura, agradecer à minha família; e com um abraço bem forte, agradecer a todos que se engajaram e me ajudaram a estar aqui hoje, reeleito Prefeito de São Paulo pela vontade popular.

Passa um filme na minha cabeça, do dia em que eu, cheio de tristeza e com o sentimento de que não poderia falhar, assumi a Prefeitura de São Paulo; dos dias em que sofremos juntos, no auge da pandemia, a maior da história da humanidade; da cidade fechada, da economia arruinada, dos empregos que sumiram, das famílias arrasadas; dos dias em que tudo estava de cabeça para baixo.

E passamos por tudo isso juntos, passamos o pior, e vencemos os piores momentos. São Paulo, ainda assim, não se entregou. Voltou com toda a força. Voltou com a força que só São Paulo e os que vivem aqui são capazes de demonstrar nos momentos mais difíceis. São Paulo é maior do que todos nós. Nós precisamos ser otimistas, pois as enormes dificuldades por que passamos demonstram que somos capazes de superar grandes desafios.

Agradeço a Deus e ao trabalho coletivo de milhares de pessoas, de milhões de pessoas. Agradeço a minha equipe de profissionais, técnicas e técnicos da Prefeitura. Agradeço pela parceria com a Câmara Municipal de Vereadores, que nos apoiou em todos os projetos fundamentais.

E agradeço de forma especial à parceria umbilical, sem a qual a cidade não poderia ter avançado tanto em tão pouco tempo, o apoio de todas as horas e de todos os dias do Governo do Estado, do Governador, do meu grande amigo, o grande Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Agradeço o que superamos, e temos motivos para celebrar. Algumas de nossas conquistas são mais notáveis, quando consideramos que frutificaram após os piores momentos da nossa história. Isso só prova que, se conseguimos fazer tanto nas horas mais difíceis, como inúmeras vezes destaquei durante a campanha, os próximos serão os melhores quatro anos da história da cidade de São Paulo.

Vejamos rapidamente um resumo dos pontos principais do que nós fizemos juntos.

Instituí o Prefeitura Presente, uma iniciativa inovadora, e estive em todas as regiões da cidade. Fui a lugares aonde um prefeito nunca havia ido. Estive em todos os distritos, ouvindo críticas, dialogando e conhecendo de perto a dor do cidadão. Nos últimos quatro anos, cumpri mais de 5 mil agendas, mais de 2 mil delas nas ruas, nos bairros da nossa cidade. Aprendi mais sobre São Paulo com as pessoas e os problemas reais do que jamais poderia imaginar. A São Paulo real, das pessoas reais e dos problemas reais vai continuar sendo a São Paulo de que eu vou cuidar. Eu vou ouvir, vou buscar aprender e vou estar sempre presente.

Entre 2021 e 2024, nós tivemos o investimento recorde de 36,4 bilhões de reais. Isso é mais do que o dobro do que foi feito de investimento nos quatro anos anteriores.

Na saúde, ampliamos o número de hospitais e UPAs, fortalecemos a atenção básica e emergencial, fizemos seis Centros de Referência da Dor Crônica, Centro Oncológico Bruno Covas e, em breve, vamos estar juntos entregando o primeiro Centro Municipal para a pessoa com transtorno do espectro autista.

Na segurança, fizemos grandes investimentos que permitiram a modernização de equipamentos e instalações. Foram 2 mil novos guardas civis metropolitanos, que haviam passado pelo concurso e foram chamados. Vamos colocar mais 2 mil guardas civis metropolitanos na cidade de São Paulo. Esses guardas foram treinados, efetivados e valorizados.

Com a inteligência artificial do programa Smart Sampa, 20 mil câmeras inteligentes foram instaladas em locais estratégicos da cidade. Em poucos meses de funcionamento, o Smart Sampa possibilitou a prisão de mais de 300 foragidos da Justiça. Estupradores, homicidas, bandidos foragidos da Justiça foram identificados pelas câmeras do Smart Sampa e foram levados ao lugar de onde nunca deveriam ter saído, que é a prisão. Vinte e oito pessoas desaparecidas foram encontradas, fazendo com que essas pessoas pudessem retornar ao seu lar.

Na educação, zeramos a fila de creche pelo quarto ano consecutivo; criamos mais de 100 mil novas vagas na educação infantil, assegurando que as crianças tenham acesso à base educacional desde a primeira infância. Fizemos muitas escolas. Instituímos a GLT, Gratificação do Local de Trabalho. Ampliamos o atendimento do Transporte Escolar Gratuito. Aumentamos os kits de uniforme e material escolar, e chamamos mais de 20 mil profissionais da educação concursados.

Apesar de todas as conquistas, não é suficiente. A melhoria contínua da educação é uma meta pessoal. O aluno será o foco e a minha prioridade, com resultados reais para garantir um futuro promissor a cada criança e adolescente. O foco da nossa gestão é o aluno. É o aluno que é o foco na população e que deve ter toda atenção.

Na habitação, estamos fazendo o maior programa habitacional da história da Cidade. Esta Casa aprovou, e virou lei, o Programa Pode Entrar, e o resultado: entre obras contratadas, entregues e já em construção, passamos de 72.000 unidades. Somado a isso, fizemos um grande programa de reurbanização de favelas e um grande programa de regularização fundiária.

Estamos concluindo mais de 8 mil obras, investimentos de 7,6 bilhões de reais em ações de drenagem, canalização de córregos, contenção de encostas, que são de fundamental importância neste momento de mudanças climáticas. Nós reduzimos os riscos que afligiam os paulistanos há décadas. Quero destacar o quanto é importante preservar a vida. Não podemos deixar as pessoas morando em casas com risco de desabamento, como na “viela da morte”, em Sapopemba, que hoje é a viela da vida, após a nossa intervenção.

Quanto ao programa de recuperação de pontes e viadutos, faço um destaque de tantas e tantas obras para esse ponto, que é um trabalho preventivo que desenvolvemos. Vimos o que aconteceu agora na ponte no Tocantins, que está causando problema para milhares de cidadãos e levou à morte algumas pessoas. Pela primeira vez na década, a Prefeitura está cuidando da manutenção de pontes e viadutos. Foram concluídas obras de reparação estrutural de cerca de cerca de 260 unidades, e os trabalhos continuam.

As grandes obras nem sempre aparecem aos olhos, mas elas são essenciais para salvar vidas. E cada vida importa muito, porque nós evitamos que tragédias aconteçam, porque nós cuidamos da cidade, porque cuidamos das pessoas. O meu compromisso não é com obras faraônicas. Faremos as grandes obras de que São Paulo precisa, mas o meu compromisso é cuidar das pessoas.

E não está no meu discurso, mas eu vejo o Vereador Major Palumbo e não posso deixar de destacar o trabalho do SAMU. Nós reduzimos em oito minutos o atendimento. De 40 viaturas, hoje temos 150 viaturas, fora as motoambulâncias. E vamos ter agora, neste mês ainda, nos primeiros cem dias, mais 60 motoambulâncias cuidando. Aumentamos em 1.500 o efetivo dos nossos profissionais do SAMU. Fizemos a Operação Delegada com 20 ambulâncias e bombeiros atuando, ajudando a salvar vidas.

Quanto à mobilidade, fizemos o Domingão Tarifa Zero, que já realizou 150 milhões de viagens gratuitas em um ano. Isso representa mais acesso ao transporte público nos finais de semana. É um grande benefício? Uma grande conquista? Não é obra de cartão postal, mas sim de cuidar das pessoas.

O transporte aquático, sistema de transporte hidroviário da capital, transportou mais de 180 mil passageiros em seis meses. Isso é cuidar das pessoas.

A Faixa Azul já entregou 212 km para garantir a segurança dos motociclistas. E o custo? Quase nada perto do Orçamento da cidade de São Paulo. E o benefício? Milhares de vidas salvas e famílias que não foram destruídas. Isso é cuidar das pessoas. E vamos fazer mais, no mínimo 200 km nos próximos 4 anos.

Na Assistência Social e Direitos Humanos, nós investimos 2,2 bilhões. Construímos seis unidades do Armazém Solidário, 10 unidades do Projeto Vila Reencontro, que são as redes de acolhimento que oferecem abrigo para as pessoas em situação de rua. Nós chegamos a mais de 29 mil vagas. Nós pegamos com 14 mil vagas, hoje são mais de 29 mil, precisamente 29.400 vagas para as pessoas em situação de rua.

Oferecemos, ainda, mais de 40 mil refeições diárias, por meio das Redes Cozinha Escola e Cozinha Cidadã.

Na segurança alimentar, criamos o Fundo Municipal de Combate à Fome, aprovado por esta Câmara Municipal, que teve, só neste ano, mais de 300 milhões de reais destinados a combater a fome das pessoas que mais precisam.

Há algo fundamental que é a saúde financeira. Nenhuma dessas conquistas seria possível sem recuperar a saúde financeira de São Paulo. Conseguimos isso por meio do acordo histórico e reformas estruturantes que aumentaram a capacidade de investimento, como, por exemplo, pelo acordo com o Campo de Marte, em 2021.

Após décadas de disputa, zeramos uma dívida de 25 bilhões de reais. Antes, a Prefeitura pagava 280 milhões, por mês, de dívida com o Governo Federal. Somado a isso, fizemos ações que reforçaram a saúde financeira da cidade, associando São Paulo como uma terra de oportunidades. Reduzimos impostos, atraímos empresas e geramos muitos empregos.

Hoje, temos o menor índice de desemprego da série histórica, desde 2012. Destaco o último dado do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, que trouxe um dado importante e orgulho para cada um de nós da cidade de São Paulo. A nossa cidade gerou mais emprego do que qualquer estado deste país. A cidade de São Paulo gerou mais emprego do que o estado de Minas Gerais, o estado do Rio de Janeiro, o estado da Bahia. É aqui a terra da oportunidade. É aqui a terra da geração de emprego e renda.

De 2021 até setembro de 2024, 62.827 empresas que existiam em outros estados e municípios mudaram para São Paulo. Saíram de lá e vieram para a cidade de São Paulo. Nesse mesmo período, de 2021 a setembro de 2024, abriram, na cidade de São Paulo, 615.733 novas empresas.

Só as empresas que já existiam em outros locais e vieram para São Paulo nos trouxeram uma arrecadação de 1,82 bilhão de reais. Ressaltando ainda que reduzimos impostos, atraímos empresas e aumentamos a nossa capacidade de investimento.

Avançamos na desestatização, nas concessões, nas PPPs. Uma máquina mais enxuta e mais eficiente.

Só no Fundo Municipal de Desestatização nós atingimos agora 2 bilhões de reais, fora 14 bilhões de reais de economia direta, indireta e das outorgas variáveis.

No meio ambiente, um tema fundamental, a questão das mudanças climáticas. A cidade de São Paulo tem dado um grande exemplo. Nos dias atuais, São Paulo não poderia ficar, como não ficou, sem fazer o seu papel, sem fazer as suas ações necessárias de proteção ao meio ambiente e ter a sua resiliência.

Ampliamos a nossa área de cobertura vegetal, chegando a 54%. Inaugurei nove parques. Inovamos ao criar a Secretaria de Mudanças Climáticas, criamos o PlanClima SP, Plano de Ação Climática do Município de São Paulo. Estamos com um dos mais ousados processos de preservação ambiental que é a ampliação das áreas de mata pública. Hoje, nós temos 15% de área de mata pública, que são os parques municipais, parques estaduais e as áreas indígenas. Nós vamos para 26%, porque estamos desapropriando 11% de território de área de mata privada para se tornar área pública.

Nós estamos mudando os caminhões de coleta de lixo a diesel para biometano, mudando os nossos ônibus a diesel para ônibus não poluentes. Estamos com um novo contrato da concessão do lixo, garantindo 6 bilhões de investimento, só na primeira década, com relação à criação dos quatro Ecoparques que vão revolucionar - do ponto de vista da nossa coleta e tratamento do lixo -, ampliando a nossa coleta seletiva, dando um tratamento mais adequado para o lixo da cidade.

Meus amigos, minhas amigas, ninguém faz nada sozinho. Uma cidade como São Paulo, que eu represento, tem que ter consciência da sua importância, mas não pode ter arrogância. A humildade deve guiar nossos passos. É o meu pensamento. Nenhuma diferença pode ser maior do que a convergência a favor do povo desta cidade. Nada pode interferir quando o que está em jogo é o bem-estar da população.

A ideologia nunca pode ser mais importante do que o dia a dia. E, da minha parte, buscarei sempre dialogar e abrir canais de colaboração com todos.

Eu quero ser o servidor público número um da cidade de São Paulo. Como já venho fazendo, quero assim continuar a ser o primeiro a chegar e o último a sair, o que mais tenta acertar, o que mais cumpre metas, o que mais se dedica e, sobretudo vou continuar servindo com humildade. Continuarei agindo com aquilo que aprendi na política: o diálogo. Podem contar comigo para tudo o que for diálogo, solução e resolução de impasses. O Brasil precisa ser pacificado consigo mesmo.

Onde reina o trabalho, não reina a discórdia, onde reina a colaboração, não reina a divisão. Onde reina o propósito, não reina o confronto.

São Paulo e o Brasil podem contar comigo, como agente da moderação e do diálogo leal e democrático. São Paulo e o Brasil precisam de resultados, porque o povo quer avanços e não solavancos.

Assumo agora muito emocionado, pois senti a transformação pessoal que passei ao longo desses anos.

Aprendi que ser Prefeito de São Paulo é conviver todos os dias, todas as horas, com os elogios e com as críticas construtivas, das quais sempre tiramos os aprendizados. O bom prefeito é aquele que ouve as críticas construtivas e aprende com elas. Porque ao final, quando a conquista acontece, a obra é realizada, as críticas desaparecem, as polêmicas somem e o que fica para sempre e permanentemente são os avanços reais na vida das pessoas.

Chego a este segundo mandato mais preparado, conhecendo mais cada canto da cidade do que há quatro anos. Conheço mais a máquina da Prefeitura, os servidores, entendo melhor o processo de decisão, as centenas de leis, os caminhos do Governo do Estado, do Governo Federal, do Congresso. Aqui, na Câmara Municipal, é um caso à parte, pois sempre foi e continuará sendo a minha segunda casa. Quero continuar sempre mantendo um trabalho de colaboração, de reconhecimento pela atividade parlamentar que admiro e conheço muito bem.

O fato é que começo este segundo mandato com toda humildade, muito mais treinado e conhecendo muito melhor o que é ser prefeito da maior cidade do país, da maior cidade da América Latina.

São Paulo é forte, nosso povo é forte. A força do nosso povo é que faz São Paulo ser o que é. Por termos avançado tanto, em circunstâncias tão difíceis, é que tenho certeza de que iremos fazer muito mais nos próximos quatro anos.

Este não é apenas um governo de continuidade, é um governo de continuidade de avanços e melhorias. No fundamental, vamos dar continuidade a todos os programas que merecidamente recebem apoio da população por serem indiscutivelmente conquistas desta cidade. Ao mesmo tempo, vamos melhorar e aperfeiçoar as áreas que precisaremos avançar e terão de apresentar melhores resultados. É o nosso dever e nós vamos cumprir.

Iremos inovar sempre, apresentar novas políticas públicas que mudam para melhor a vida das pessoas, como fizemos no primeiro mandato, porque São Paulo não pode parar. Não podemos nunca nos acomodar. A cidade vai mudando e temos de mudar com ela. Temos de evoluir, buscar novas soluções. São Paulo melhor é uma São Paulo em que algo de novo e de melhor acontecerá em cada canto desta cidade.

Caminhando para o encerramento, quero dizer que ser Prefeito de São Paulo é minha realização, não tenho nenhuma outra ambição a não ser cuidar das pessoas desta cidade.

No dia da eleição, pude sentir no fundo da alma o que de forma abstrata se chama de vontade popular. Ela se manifestou de uma maneira mágica, como todos os que amam a democracia devem sempre reverenciar a decisão do voto popular.

Naquele dia, 3.393.110 vezes, homens, mulheres, jovens, pessoas de todos os tipos, raças, de todos os bairros, foram perante uma urna e digitaram um número, viram uma imagem e apertaram a tecla “confirma”. Esse mesmo gesto se repetiu 3.393.110 vezes naquele único dia. E é unicamente por esse ápice da democracia que eu estou aqui.

Deus proteja a nossa democracia. Viva o povo de São Paulo. Viva o povo brasileiro. É a democracia na expressão da vontade popular, que dispensa numa metrópole gigante como São Paulo, e que faz com que o ato aparentemente simples de estar aqui pronunciando um discurso, na verdade seja algo sagrado, pois representa a expressão de milhões de vontades livres. É o meu dever respeitar e ser fiel a essa vontade e serei fiel à vontade de fazer uma São Paulo para frente, cuidando de gente, como tantas vezes me comprometi durante a campanha eleitoral.

Juro me dedicar 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os 12 meses do ano, para dar o melhor de mim e fazer a melhor São Paulo de todos os tempos, porque acredito que São Paulo melhor é São Paulo melhor para todos.

Uma São Paulo que cuide e esteja presente na periferia é uma São Paulo que está cuidando dos outros bairros. Uma São Paulo que cuide dos bairros, que garanta maior riqueza, é uma São Paulo que atrai mais investimento. Isso beneficia os trabalhadores também.

Por isso, uma São Paulo mais segura é uma São Paulo em que todos ganham. Terei ao meu lado um homem de bem, um homem sério, um homem honrado, o Vice-Prefeito Coronel Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo, que vai trazer toda a sua experiência para juntos honrarmos todos os compromissos que assumimos com a sociedade e assim tornar a nossa cidade cada dia melhor.

Eu assumo como o primeiro Prefeito eleito vindo da periferia em toda história da cidade, o que muito me honra. Já disse e repito, amor com amor se paga. Cuidar da periferia é ajudar a cidade inteira. Eu não tenho nenhum outro sonho na vida a não ser de que um dia alguém pergunte: “Qual foi a grande obra do Prefeito Ricardo Nunes? Ele deixou a cidade muito, muito melhor do que quando a recebeu. Ele foi o prefeito que cuidou das pessoas”.

Podem ter certeza, eu vou trabalhar duro, arregaçar as mangas, suar a camisa, andar por cada canto desta cidade, vistoriar, cuidar, passar o pente fino, cortar desperdício, buscar recursos, pedir a quem tiver de pedir, trazer as melhores cabeças. Enfim, eu vou fazer tudo todos os dias por esse sonho.

Sou um homem de fé. Tenho fé em Deus, na humanidade e nas políticas públicas que transformam vidas. Uma fé inabalável que me inspira e guia. Sou um homem de gratidão. Agradeço as oportunidades, os desafios e o aprendizado diário que a vida nos dá. Sou infinitamente grato à confiança de uma cidade nação chamada São Paulo.

Sou um homem de ação. Agir em defesa do que mais precisam é e sempre será a minha missão prioritária como Prefeito. Quero construir pontes invisíveis, que encurtem a distância social e prolonguem as oportunidades.

Sou apenas um homem, um homem de honra, de valores e de palavra, um homem das antigas, que cumpre o que é tratado no fio do bigode.

Deixo aqui meu compromisso de não medir esforços, não recuar no cansaço e jamais esmorecer para cumprir tudo o que foi acordado entre mim e a população desta cidade abençoada e acolhedora.

A esta cidade que eu tanto amo e a cada cidadão que aqui nasceu ou chegou para ficar, reitero meu empenho em bem servir todos os dias deste novo mandato que se inicia.

Que Deus nos abençoe. Muito obrigado a todos. Um abraço.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - O cerimonial queria dar uma palavra antes.

MESTRE DE CERIMÔNIAS - Obrigado, Sr. Presidente.

Registramos e agradecemos a presença do sempre Deputado Estadual Fabio Faria de Sá, do sempre Deputado Jorge Tadeu Mudalen e do sempre Vereador Ítalo Cardoso que esteve conosco.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Eu gostaria de desejar sorte ao Vice-Prefeito Coronel Ricardo de Mello Araújo e também ao Prefeito Ricardo Nunes, pelo importante cargo que estão assumindo, a responsabilidade que estão assumindo. Sorte e muito trabalho. E o Prefeito Ricardo Nunes disse que está disposto a trabalhar muito.

Também desejo a todos os Colegas Vereadores que foram empossados as maiores felicidades, empenho e compromisso público acima de tudo.

Desejo a todos um feliz 2025.

Eu queria convidar agora uma comissão de Vereadores para acompanhar o Prefeito Ricardo Nunes e o Vice-Prefeito Coronel Ricardo de Mello Araújo que, neste momento, deixarão o Plenário. Peço que alguns Vereadores acompanhem o Prefeito e o Vice-Prefeito.

O SR. RICARDO NUNES - Gente, boa sorte para os senhores. Deus abençoe o mandato. Sucesso. Viva a nossa cidade. Um abraço, obrigado.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Antes de suspender a sessão, informo aos Srs. Vereadores que a eleição da Mesa Diretora e do Corregedor-Geral será nominal e aberta. Primeiro para Presidente, seguindo-se cada um dos cargos da Mesa e Suplentes, e, por último, para Corregedor-Geral, num total de oito votações.

Então, vamos suspender por alguns minutos esta sessão. Apenas os Vereadores ficarão no Plenário para procedermos à votação da Mesa Diretora.

- Suspensos, os trabalhos são reabertos sob a presidência do Sr. Eliseu Gabriel.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Estão reabertos nossos trabalhos.

Peço que os Srs. Vereadores se preparem. Fiquem só os Vereadores no plenário, por favor.

Na forma regimental, passemos à eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo para a primeira Sessão Legislativa da 19ª Legislatura...

- Barulho no plenário.

- O Sr. Presidente faz soar a campainha.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Na forma regimental, passemos à eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Paulo para a Primeira Sessão Legislativa da 19ª Legislatura, conforme disposto no artigo do 24, caput , da Lei Orgânica do Município, artigo 4º do Regimento Interno.

Passo a leitura dos dispositivos regimentais que disciplinarão a eleição.

Resolução nº 2, de 26 de abril de 1991 - Regimento Interno da Câmara Municipal de São Paulo.

“Art. 4º - Ainda com o Vereador mais idoso na direção dos trabalhos e havendo maioria absoluta dos membros, observando-se o disposto nos artigos 10 e 11, passar-se-á à eleição da Mesa que regerá os trabalhos da Câmara durante a primeira sessão legislativa, iniciando-se pela do Presidente.

§ 1º - Não havendo número legal, o Vereador mais idoso dentre os presentes permanecerá na presidência e convocará sessões diárias, até que seja eleita a Mesa.

§ 2º - Declarado eleito e empossado o Presidente, este assumirá a direção dos trabalhos, passando-se à eleição dos demais membros da Mesa.”

“Art. 5º - A Mesa eleita, com mandato de 1 (um) ano, será composta do Presidente, do 1º Vice-Presidente, do 2º Vice-Presidente, do 1º Secretário e do 2º Secretário.

Parágrafo único - Após a eleição do 2º Secretário, serão eleitos os 1º e 2º Suplentes da Mesa.”

“Art. 10 - A eleição da Mesa será feita em primeiro escrutínio, por maioria absoluta de votos, cargo por cargo, obedecendo-se à ordem constante do artigo 5º e seu parágrafo único.

§ 1º - Se qualquer dos candidatos não alcançar a maioria absoluta, proceder-se-á a segundo escrutínio, ao qual só concorrerão os dois candidatos mais votados no primeiro, para o cargo em votação, considerando-se eleito o que obtiver maioria simples.

§ 2º - Se ocorrer empate, será considerado eleito o mais idoso dos concorrentes, e, se persistir o empate, disputarão o cargo por sorteio.”

“Art. 120 - O Líder, além de outras atribuições regimentais, tem as seguintes prerrogativas: IV - registrar os candidatos do Partido ou Bloco Parlamentar para concorrer aos cargos da Mesa.”

Declaro que, a partir desse momento, a presidência receberá as indicações ao cargo de Presidente.

O SR. SILVÃO LEITE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, cumprindo o acordo, União Brasil indica Ricardo Teixeira para Presidente.

O SR. SENIVAL MOURA (PT) - (Pela ordem) - Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Tem a palavra, pela ordem, o nobre Vereador Senival Moura.

O SR. SENIVAL MOURA (PT) - (Pela ordem) Presidente, conforme tratado, conforme combinado, a indicação da Bancada do Partido dos Trabalhadores para presidir a Casa é o nobre Vereador Ricardo Teixeira.

O SR. ROBERTO TRIPOLI (PV) - (Pela ordem) - Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Tem a palavra, pela ordem, o nobre Vereador Tripoli. Roberto Tripoli.

O SR. ROBERTO TRIPOLI (PV) - (Pela ordem) - Muito obrigado, Sr. Presidente. Depois de reunir minha Bancada, ficou deliberado que nós vamos votar em Ricardo Teixeira para Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Eu queria agora informar que é só a indicação dos candidatos, do candidato para Presidente.

O SR. PROFESSOR TONINHO VESPOLI (PSOL) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, quero já informar que eu passo a ser o novo Líder do PSOL aqui na Casa a partir de hoje.

E, como Líder do PSOL, quero indicar o nobre Vereador Celso Giannazi, Vereador da cidade combatente sobre a questão dos servidores públicos, com uma luta incansável pela educação e principalmente nas periferias dessa cidade, que tem uma discussão muito forte sobre a transparência na Câmara Municipal. E na proposta de S.Exa. está a discussão de acabar com a plenária on- line , porque é muito bom ver este plenário muito cheio.

O SR. MARCELO MESSIAS (MDB) - (Pela ordem) - Cumprindo acordo da Casa, a Bancada MDB também apoia para Presidente Ricardo Teixeira.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Mais alguém, mais algum candidato?

O SR. ISAC FÉLIX (PL) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, pela ordem. Cumprindo acordo, o PL também apoia Ricardo Teixeira para Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Mais alguma indicação?

O SR. DANILO DO POSTO DE SAÚDE (PODE) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, cumprindo acordo, assim como conversamos, a Bancada do Podemos também apoia Ricardo Teixeira para Presidente.

O SR. BOMBEIRO MAJOR PALUMBO (PP) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, quero anunciar a liderança do PP e também apoiar a candidatura à Presidência da Casa do nobre Vereador Ricardo Teixeira.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Muito bom.

A SRA. PASTORA SANDRA ALVES (UNIÃO) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, nós do União Brasil apoiamos Ricardo Teixeira para Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Muito bom. Vários partidos fizeram a indicação do nobre Vereador Ricardo Teixeira para Presidente,

Tem a palavra, pela ordem, o nobre Vereador Sansão Pereira.

O SR. SANSÃO PEREIRA (REPUBLICANOS) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, pelo Republicanos, também cumprindo acordo, apoiamos o nobre Vereador Ricardo Teixeira para Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Eu queria chamar a nobre Vereadora Sandra Santana para ajudar a secretariar este evento. São dois candidatos: o nobre Vereador Celso Giannazi e o nobre Vereador Ricardo Teixeira.

Vamos combinar que o nobre Vereador Celso Giannazi terá 5 minutos na tribuna para fazer seu pronunciamento.

Tem a palavra o nobre Vereador Celso Giannazi. Peço a atenção dos nobres Vereadores.

O SR. CELSO GIANNAZI (PSOL) - Sr. Presidente, nobres Sras. Vereadoras, nobres Srs. Vereadores, público que nos acompanha de forma presencial, de forma on-line , imprensa aqui presente.

Sr. Presidente, importante hoje esse debate.

Primeiro, quero agradecer à Bancada do PSOL, que decidiu pelo lançamento de uma candidatura própria e escolheu o meu nome para que fizéssemos esta discussão na Câmara Municipal acerca da importância de a Câmara Municipal ter uma atuação diferente do que nós estamos vivendo há muitos anos no Parlamento Municipal.

Quero dizer que, nos últimos anos, a Câmara municipal infelizmente se postou com submissão, funcionando, muitas das vezes, quase como puxadinho, um cartório, chancelando todos os projetos que vêm do Poder Executivo.

E, quando a Câmara Municipal se presta a isso, Vereadoras e Vereadores eleitos, a população que está lá fora, hoje, olhando a posse das Vereadoras e dos Vereadores, vai nos cobrar muito, porque temos o papel constitucional, - o Parlamento Municipal, o maior Parlamento Municipal da América Latina -, temos o compromisso e a função essencial de fiscalizar o Poder Executivo. E quando a Câmara Municipal, como tem acontecido nos anos, se porta com uma submissão total, como nós vivemos aqui, quem perde é a cidade, quem perde é a população da cidade de São Paulo.

Nós tivemos na cidade de São Paulo muitos projetos sendo votados de forma apressada, de forma açodada, sem discussão ou com pouca participação popular. Nós tivemos projetos importantíssimos para a cidade, como a revisão do Plano Diretor, como a Lei do Zoneamento, a privatização da Sabesp, a privatização do serviço funerário e notem vocês, notem, senhoras e senhores, que a Câmara Municipal poucas vezes - nos últimos 4 anos - teve a presença de tantos Vereadores, de forma presencial. E não dá para admitir que a Câmara Municipal seja o único Parlamento que mantenha a forma de votação virtual.

Nenhum Parlamento no nosso país ainda persiste com votações importantes, como essas que eu falei, da revisão do Plano Diretor, da Lei do Zoneamento, sendo votadas de forma on-line , com os Vereadores a distância.

A democracia e a transparência exigem de nós estarmos aqui. Então, que seja uma pauta também do meu candidato.

Parabenizo aqui pelo lançamento da candidatura também do meu opositor, nobre Vereador Ricardo Teixeira, que seja uma pauta o fim do Plenário Virtual na Câmara Municipal e a forma presencial.

Infelizmente, a Câmara Municipal, quando se porta e como se portou em aprovar projetos sem discussão, como foi agora no final do ano, como foi no Plano Diretor, como foi na Lei de Zoneamento, como foi no confisco das aposentadorias e pensões dos servidores públicos do município de São Paulo, quando a Câmara age dessa maneira, ela costuma errar e aprovar leis ilegais, lei inconstitucionais.

E é isso mesmo, a Câmara municipal, maior Parlamento da América Latina, aprova leis inconstitucionais e leis ilegais por conta dessa submissão, submissão ao Sr. Prefeito de plantão. E nós, nossa Bancada, já acionamos o Poder Judiciário, e derrubamos, por exemplo, a Lei do Barulho, que foi colocado como jabuti em um projeto que não tinha nenhuma relação temática, que foi votado de forma açodada na Câmara municipal. Cito também a retirada dos 30 dias de férias dos servidores públicos que adoecem, que conseguimos derrubar também no Tribunal de Justiça. É são muitos os projetos que temos combatido na Câmara Municipal, no plenário, usando todos os instrumentos regimentais. Mas, como a Base do Sr. Prefeito é em número maior do que a Oposição, costuma passar o trator, passar a boiada aqui de projetos vitais para a cidade de São Paulo, mas que são eivados de ilegalidades e inconstitucionalidades.

Acionamos o Poder Judiciário e este tem derrubado artigos de lei ou propriamente leis como a de naming rights e outras leis que são ilegais.

Então, o papel da Câmara Municipal, da Presidência da Câmara Municipal e da própria Câmara Municipal é a de autonomia. Não dá para a Câmara Municipal ser instrumento de extrema-direita ou de pensamentos que penalizam, que criminalizam Organizações Sociais que ajudam a população mais pobre da cidade de São Paulo, como foi no caso de CPI aqui na cidade de São Paulo.

A Câmara Municipal tem que ter um protagonismo, tem que ter uma ação ativa na implementação de políticas públicas contra o racismo, de políticas públicas contra LGBTfobia na cidade de São Paulo; que seja uma Câmara municipal que defenda que as pessoas com deficiência, que defenda as pessoas idosas da cidade de São Paulo e que também defenda as pessoas em situação de rua, porque não é aceitável que a Câmara Municipal, Vereadoras e Vereadoras abram mão, na votação do Orçamento agora no final do ano, de destinar para a população quase 15 bilhões de reais no Orçamento. Porque o Orçamento conservador que foi colocado aqui na Câmara Municipal...

- O Sr. Presidente faz soar a campainha.

O SR. CELSO GIANNAZI (PSOL) - Nós terminamos o ano de 2024 com quase...

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Calma, calma.

O SR. CELSO GIANNAZI (PSOL) - Já terminando, Sr. Presidente...

A Base do Governo é sempre assim, é no tratoramento, é no policiamento.

Vamos respeitar, vamos respeitar.

- Tumulto no plenário.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Espere aí, pessoal.

- O Sr. Presidente faz soar a campainha.

O SR. CELSO GIANNAZI (PSOL) - Então, a Câmara Municipal, os Vereadores e Vereadoras abriram mão de destinar para a população, para políticas públicas, quase 15 bilhões de reais do orçamento...

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Obrigado, nobre Vereador.

O SR. CELSO GIANNAZI (PSOL) - ...que ficam na mão do Sr. Prefeito Ricardo Nunes, e não é aceitável. Então, essa atitude desta Câmara Municipal dos últimos 4 anos não pode ser repetida agora também.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Nobre Vereador, finalize seu discurso.

O SR. CELSO GIANNAZI (PSOL) - Vou terminar, Sr. Presidente...

Então, é isso que nós trazemos aqui, uma Câmara Municipal autônoma, independente, que agora está como puxadinho, como cartório do Poder Executivo.

- Manifestação no plenário.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Calma, tenham calma.

O SR. CELSO GIANNAZI (PSOL) - Por isso, senhoras e senhores, tenham calma. Tenham calma.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Vereador Giannazi...

- O Sr. Presidente faz soar a campainha.

O SR. CELSO GIANNAZI (PSOL) - A forma como V.Exas. trabalham não dá pra aceitar. E nós não vamos aceitar essa proposição.

Então, por isso, Sr. Presidente, lançamos nossa candidatura à Presidência e eu conto com o voto de V.Exas. para que tenhamos uma Câmara mais justa, olhando para a cidade de São Paulo, colocando o recurso público à disposição das pessoas e, fundamentalmente respeitando os servidores públicos.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Chamo agora o nobre Vereador Ricardo Teixeira.

V.Exa. terá 5 minutos, prorrogáveis por mais 2 minutos e meio. Pronto.

O SR. RICARDO TEIXEIRA (UNIÂO) - Boa tarde, boa tarde.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Espere um pouquinho.

Eu peço que o pessoal faça silêncio.

O SR. RICARDO TEIXEIRA (UNIÂO) - V.Exa. está me ouvindo, Sr. Presidente?

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Vereador Ricardo Teixeira, tem V.Exa. a palavra. Vamos então zerar o cronômetro novamente.

Tem a palavra o nobre Vereador Ricardo Teixeira.

O SR. RICARDO TEIXEIRA (UNIÂO) - V.Exa. sabe que eu não tenho muita habilidade com a tribuna. Sr. Presidente, em 20 anos aqui, poucas vezes eu vim à tribuna.

Sras. e Srs. Vereadores, muito boa tarde. Inicialmente, agradeço a Deus, à Nossa Senhora Maria Aparecida, à minha família, aos meus eleitores, à minha equipe que me acompanha ao longo desses 20 anos por me permitir chegar aqui para disputar a Presidência da Casa.

Agradeço a indicação do meu partido União Brasil, a todos os Vereadores da minha Bancada por terem decidido de forma unânime que eu seria o escolhido para disputar a Presidência. Agradecimento especial ao Miltão, que está ali no Plenário conosco, meu amigo, meu professor, que me ajudou inclusive neste mandato, me ajudou a chegar até aqui.

Sinto-me muito honrado e quero utilizar estes meus minutos para pedir os votos às Sras. e aos Srs. Vereadores.

Em primeiro lugar, peço que V.Exas. confiem em mim, pois os senhores são meus amigos. Os mais novos, que estão chegando aqui, saibam que eu sou desse jeito, como sempre. Estou vendo ali a Janaina. Eu sou sempre assim, do jeito que os senhores quiserem. Meu telefone está à disposição dos senhores 24 horas.

Estou olhando o Toninho ali - que vai votar contra mim -, mas sabe que nós vamos trabalhar juntos neste mandato. Eu estou muito feliz de chegar aqui, mas muito feliz mesmo.

Estou vendo ali o Isac, estou vendo ali o Rodrigo, estou vendo ali o Dr. Milton. É muita felicidade, porque quantas vezes eu participei desta mesa aqui? Quantas vezes, Fabio, eu participei da mesa? Nunca, né, João? Nunca participei, mas os senhores me escolheram, todos os Líderes já colocaram meu nome aqui, eu estou muito feliz por isso e é uma honra estar com os senhores. Eu espero que neste ano conduzamos esta Casa, Casa das diferenças, Casa que representa o povo de São Paulo. Eu espero contar com os senhores, principalmente com as mulheres que estão chegando aqui para me ajudar na Mesa. Vai ser fácil, Sandra, eu tenho certeza. Eu tenho certeza de que vamos fazer um ano de mandato na Presidência representando, em primeiro lugar, os Vereadores, os quais representam toda a cidade de São Paulo.

Obrigado pela indicação. Estou pronto, vamos para a luta.

Celsinho, um abraço. Boa sorte, Celsinho.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Tem mais 3 minutos aí.

O SR. CELSO GIANNAZI (PSOL) - (Pela ordem) - Viu? Tiraram o meu tempo, eu poderia ter falado mais, Sr. Presidente. Poderia ter falado mais. Poderia discutir mais. Bom, mais votos, convencendo o pessoal.

A SRA. DRA. SANDRA TADEU (PL) - (Pela ordem) - Eu gostaria de pedir a suspensão dos trabalhos por 3 horas, porque vai demorar essa votação e eu gostaria muitíssimo de estar presente na posse do nosso Sr. Prefeito Ricardo Nunes.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Nobre Vereadora Dra. Sandra Tadeu, infelizmente, ou felizmente, não há amparo regimental.

A SRA. LUANA ALVES (PSOL) - (Pela ordem) - Não tem que colocar para votar, Sr. Presidente? O pedido da votação agora?

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Nós vamos ter que passar à votação agora.

A SRA. LUANA ALVES (PSOL) - (Pela ordem) -Ah, tá, senão estaria...

O SR. SENIVAL MOURA (PT) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, tem que votar a eleição do presidente.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Nós vamos para a votação regimental. Não há como atender esse tipo de questão de ordem neste momento. Regimento não o prevê. Por isso, eu passo a palavra para a nobre Vereadora Sandra Santana, que vai secretariar os trabalhos e vai chamar cada um dos Srs. Vereadores, que vai se manifestar no microfone pelo voto.

Cada Vereador ou Vereadora que for chamado, por favor, venha até o microfone e decline o voto.

A votos a eleição para Presidente da Mesa Diretora.

Os Srs. Vereadores, por favor, registrem seus votos, pelo microfone.

- Inicia-se a votação, pelo processo eletrônico.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Vou proceder à chamada.

Como vota o Sr. Vereador Adrilles Reis Jorge?

O SR. ADRILLES REIS JORGE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Ricardo Teixeira para Presidente.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador Alessandro Guedes?

O SR. ALESSANDRO GUEDES (PT) - (Pela ordem) - Com o devido respeito ao nobre Colega combativo, Celso Giannazi, eu voto no representante da Zona Leste para a Presidência da Câmara, Ricardo Teixeira, por acordo do Partido dos Trabalhadores.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota a nobre Vereadora Amanda Paschoal?

A SRA. AMANDA PASCHOAL (PSOL) - Voto no Vereador Ricardo... Perdão, no Vereador Celso Giannazi.

Louca, né? Foi por um pouquinho, hein.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Quase. Quase.

Como vota a nobre Vereadora Amanda Vettorazzo?

A SRA. AMANDA VETTORAZZO (UNIÃO) - (Pela ordem) - Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota a nobre Vereadora Ana Carolina Oliveira?

A SRA. ANA CAROLINA OLIVEIRA (PODE) - (Pela ordem) - Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador André Santos?

O SR. ANDRÉ SANTOS (REPUBLICANOS) - (Pela ordem) - Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador Bombeiro Major Palumbo?

O SR. BOMBEIRO MAJOR PALUMBO (PP) - (Pela ordem) - Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador Celso Giannazi?

O SR. CELSO GIANNAZI (PSOL) - (Pela ordem) - Em defesa do serviço público e da educação, voto em Celso Giannazi.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota a nobre Vereadora Cris Monteiro?

A SRA. CRIS MONTEIRO (NOVO) - (Pela ordem) - Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador Danilo do Posto de Saúde?

O SR. DANILO DO POSTO DE SAÚDE (PODE) - (Pela ordem) - Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador Dheison Silva?

O SR. DHEISON SILVA (PT) - (Pela ordem) - Respeitando o nosso companheiro Celso Giannazi, voto em Ricardo Teixeira para Presidente.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador Dr. Milton Ferreira?

O SR. DR MILTON FERREIRA (PODE) - (Pela ordem) - Voto em Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador Dr. Murillo Lima?

O SR. DR. MURILLO LIMA (PP) - (Pela ordem) - Voto em Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota a nobre Vereadora Dra. Sandra Tadeu?

A SRA. DRA. SANDRA TADEU (PL) - (Pela ordem) - A Dra. Sandra Tadeu cumpre acordo. Então, votarei no meu amigo Ricardo Teixeira por uma Câmara nova, por uma vida nova nesta Casa, porque há muita gente que senta nessa cadeira e não cumpre acordos. Então, o meu voto é seu, Vereador Ricardo Teixeira. Espero que V.Exa. cumpra sua posição ao ocupar a Presidência da Mesa.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota a nobre Vereadora Edir Sales?

A SRA. EDIR SALES (PSD) - (Pela ordem) - A Mooca merece ter um Presidente da Câmara Municipal de São Paulo; portanto, meu voto vai para o Vereador Ricardo Teixeira. A Mooca chegou chegando. O Vice-Presidente também é um mooquense. A Mooca está a pleno vapor.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador Eliseu Gabriel?

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Tenho o maior respeito pelo Vereador Celso Giannazi, acho que os senhores deveriam fazer uma composição junto para fazer parte da Mesa. Vou votar no Vereador Ricardo Teixeira, embora respeite demais o Vereador Giannazi. Aliás, algumas coisas que o Vereador Giannazi falou, eu comentarei ao final, pois concordo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota a nobre Vereadora Ely Teruel?

A SRA. ELY TERUEL (PODE) - (Pela ordem) - Voto em Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador Fabio Riva?

O SR. FABIO RIVA (MDB) - (Pela ordem) - Voto na elegância do Vereador Ricardo Teixeira, faixa azul.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador Gabriel Abreu?

O SR. GABRIEL ABREU (PODE) - (Pela ordem) - Voto em Ricardo Teixeira, entendendo que acordo é para ser cumprido.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador George Hato?

O SR. GEORGE HATO (MDB) - (Pela ordem) - Voto em Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB ) - Como vota o nobre Vereador Gilberto Nascimento?

O SR. GILBERTO NASCIMENTO (PL) - (Pela ordem) - Como o Vereador Giannazi é contra o homeschooling , voto em Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador Hélio Rodrigues?

O SR. HÉLIO RODRIGUES (PT) - (Pela ordem) - Cumprindo o acordo, voto em Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador Isac Félix?

O SR. ISAC FÉLIX (PL) - (Pela ordem) - Voto em Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador Jair Tatto?

O SR. JAIR TATTO (PT) - (Pela ordem) - Voto em Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota a nobre Vereadora Janaina Paschoal?

A SRA. JANAINA PASCHOAL (PP) - (Pela ordem) - Com muito respeito ao colega Giannazi, voto em Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador João Ananias?

O SR. JOÃO ANANIAS (PT) - (Pela ordem) - Conforme acordo, voto em Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador João Jorge?

O SR. JOÃO JORGE (MDB) - (Pela ordem) - Voto em Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota a nobre Vereadora Keit Lima?

A SRA. KEIT LIMA (PSOL) - (Pela ordem) - Em defesa dos trabalhadores, voto em Celso Giannazi.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador Kenji Palumbo?

O SR. KENJI PALUMBO (PODE) - (Pela ordem) - Voto em Ricardo Teixeira. Aproveito para agradecer ao meu mentor, Delegado Palumbo, que hoje está em Ribeirão Preto na posse do nosso amigo Vereador Delegado Martinez. Obrigado.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota a nobre Vereadora Luana Alves?

A SRA. LUANA ALVES (PSOL) - (Pela ordem) - Por uma Câmara Municipal mais independente do Executivo, representando melhor os trabalhadores de São Paulo e pela volta das sessões presenciais nesta Casa, voto no Vereador Celso Giannazi, defensor da educação e dos servidores públicos e Vereador imprescindível em São Paulo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador Lucas Pavanato?

O SR. LUCAS PAVANATO (PL) - (Pela ordem) - Pelo cumprimento do acordo previamente estabelecido, voto em Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota a nobre Vereadora Luna Zarattini?

A SRA. LUNA ZARATTINI (PT) - (Pela ordem) - Pelo princípio da proporcionalidade, voto em Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador Marcelo Messias?

O SR. MARCELO MESSIAS (MDB) - (Pela ordem) - Voto em Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota a nobre Vereadora Marina Bragante?

A SRA. MARINA BRAGANTE (REDE) - (Pela ordem) - Voto em Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador Nabil Bonduki?

O SR. NABIL BONDUKI (PT) - (Pela ordem) - Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota a nobre Vereadora Pastora Sandra Alves?

A SRA. PASTORA SANDRA ALVES (UNIÃO) - (Pela ordem) - Diante de um diálogo participativo do União Brasil, voto em Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador Professor Toninho Vespoli?

O SR. PROFESSOR TONINHO VESPOLI (PSOL) - (Pela ordem) - Presidente, quero deixar registrado que o Vereador Ricardo Teixeira, como Secretário, sempre atendeu a nós, da Oposição, e ao pessoal da Base de modo igual. Tenho muito respeito pelo Ricardo por conta disso, pois é pessoa de diálogo. Mas, como acho que a alternância é importante, voto em Celso Giannazi.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota a nobre Vereadora Renata Falzoni?

A SRA. RENATA FALZONI (PSB) - (Pela ordem) - Voto em Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador Ricardo Teixeira?

O SR. RICARDO TEIXEIRA (UNIÃO) - (Pela ordem) - Eu preciso votar. Eu gosto muito do Celsinho, ele sabe disso, mas eu vou votar em Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador Roberto Tripoli?

O SR. ROBERTO TRIPOLI (PV) - (Pela ordem) - Voto em Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador Rodrigo Goulart?

O SR. RODRIGO GOULART (PSD) - (Pela ordem) - Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Rubinho Nunes?

O SR. RUBINHO NUNES (UNIÃO) - (Pela ordem) - Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota a nobre Vereadora Rute Costa?

A SRA. RUTE COSTA (PL) - (Pela ordem) - Eu gosto muito do Celsinho, embora eu goste mais do irmão dele; mas, para cumprir o acordo feito através do nosso Líder Valdemar da Costa Neto, voto em Ricardo Teixeira porque eu gosto de cumprir acordo.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Também declaro meu voto no Vereador Ricardo Teixeira.

Como vota o nobre Vereador Sansão Pereira?

O SR. SANSÃO PEREIRA (REPUBLICANOS) - (Pela ordem) - Voto em Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador Sargento Nantes?

O SR. SARGENTO NANTES (PP) - (Pela ordem) - Com todo o respeito ao grande e nobre Vereador Giannazi, voto em Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador Senival Moura?

O SR. SENIVAL MOURA (PT) - (Pela ordem) - Com base no princípio do acordo para a composição da Mesa Diretora, voto no Vereador Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador Sidney Cruz?

O SR. SIDNEY CRUZ (MDB) - (Pela ordem) – Com o devido respeito ao nobre Vereador candidato Celso Giannazi, por cumprimento do acordo, meu voto é para o Vereador e futuro Presidente Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador Silvão Leite?

O SR. SILVÃO LEITE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Com todo respeito ao amigo Celso Giannazi, voto em Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota a nobre Vereadora Silvia da Bancada Feminista?

A SRA. SILVIA DA BANCADA FEMINISTA (PSOL) - (Pela ordem) - Com todo o respeito ao Vereador Ricardo Teixeira, porque quero uma Câmara independente do Executivo e uma Câmara sem plenário virtual, em que os Vereadores não possam votar de pijama das suas casas, meu voto é para o Vereador Celso Giannazi.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador Silvinho Leite?

O SR. SILVINHO LEITE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Boa tarde a todos. Meu voto vai para o grande santista faixa azul, meu grande Presidente Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota a nobre Vereadora Simone Ganem?

A SRA. SIMONE GANEM (PODE) - (Pela ordem) - Voto em Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota a nobre Vereadora Sonaira Fernandes?

A SRA. SONAIRA FERNANDES (PL) - (Pela ordem) - Como o Vereador Celso Giannazi é eleitor do Boulos, que defende invasão de propriedade, que defende invasão de terra, que não respeita os símbolos nacionais, meu voto é em Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota o nobre Vereador Thammy Miranda?

O SR. THAMMY MIRANDA (PSD) - (Pela ordem) - Voto em Ricardo Teixeira.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - Como vota a nobre Vereadora Zoe Martínez?

A SRA. ZOE MARTÍNEZ (PL) - (Pela ordem) - Ricardo Teixeira.

- Concluída a votação, sob a presidência do Sr. Eliseu Gabriel, verifica-se que votaram no Vereador Ricardo Teixeira os Srs. Adrilles Reis Jorge, Alessandro Guedes, Amanda Vettorazzo, Ana Carolina Oliveira, André Santos, Bombeiro Major Palumbo, Cris Monteiro, Danilo do Posto de Saúde, Dheison Silva, Dr. Milton Ferreira, Dr. Murillo Lima, Dra. Sandra Tadeu, Edir Sales, Eliseu Gabriel, Ely Teruel, Fabio Riva, Gabriel Abreu, George Hato, Gilberto Nascimento, Hélio Rodrigues, Isac Félix, Jair Tatto, Janaina Paschoal, João Ananias, João Jorge, Keit Lima, Kenji Palumbo, Lucas Pavanato, Luna Zarattini, Marcelo Messias, Marina Bragante, Nabil Bonduki, Pastora Sandra Alves, Renata Falzoni, Ricardo Teixeira, Roberto Tripoli, Rodrigo Goulart, Rubinho Nunes, Rute Costa, Sandra Santana, Sansão Pereira, Sargento Nantes, Senival Moura, Sidney Cruz, Silvão Leite, Silvinho Leite, Simone Ganem, Sonaira Fernandes, Thammy Miranda e Zoe Martínez; votaram no Sr. Celso Giannazi a Sra. Amanda Paschoal e os Srs. Celso Giannazi, Keit Lima, Luana Alves, Professor Toninho Vespoli e Silvia da Bancada Feminista.

O SR. PRESIDENTE (Eliseu Gabriel - PSB) - Votaram no Vereador Ricardo Teixeira 49 Srs. Vereadores; votaram no Vereador Celso Giannazi 6 Srs. Vereadores. Declaro eleito Presidente o nobre Vereador Ricardo Teixeira. (Palmas)

Antes de convidá-lo a assumir a presidência dos trabalhos, gostaria de dizer duas coisas. Primeiramente, concordo que devemos suspender o plenário virtual, que não tem mais cabimento. (Palmas) A pandemia já passou, e hoje o mais correto é a presença de todos no plenário. Essa é minha posição.

A segunda questão é a reeleição. Acho que temos de voltar para uma única reeleição para Presidente. Essa é outra questão que eu queria deixar para V.Exa. conduzir.

Nobre Vereador Ricardo Teixeira, convido-o agora a assumir a presidência dos nossos trabalhos. (Palmas)

- Assume a presidência o Sr. Ricardo Teixeira.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Prezados Vereadores, obrigado. Informo que farei minha saudação inicial ao final desta Sessão.

Dessa forma, passemos à eleição para o cargo de 1º Vice-Presidente.

Declaro que, a partir deste momento, a presidência receberá as indicações para o cargo de 1º Vice-Presidente.

O SR. MARCELO MESSIAS (MDB) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, a Bancada do MDB indica o nobre Vereador João Jorge para 1º Vice-Presidente da Mesa Diretora.

O SR. SILVÃO LEITE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, a Bancada do União Brasil indica João Jorge para 1º Vice-Presidente da Mesa Diretora.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Indago se há outra candidatura para o cargo de 1º Vice-Presidente. (Pausa) Não havendo mais candidatos, votaremos, pelo processo eletrônico.

A votos a indicação ao cargo de 1º Vice-Presidente. Os Srs. Vereadores favoráveis ao candidato Vereador João Jorge votarão “sim”; os contrários, “não”.

- Inicia-se a votação, pelo processo eletrônico.

A SRA. SANDRA SANTANA (MDB) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. ALESSANDRO GUEDES (PT) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. DR. MILTON FERREIRA (PODE) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. FABIO RIVA (MDB) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. SIDNEY CRUZ (MDB) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. RODRIGO GOULART (PSD) - (Pela ordem) - Eu queria agradecer o apoio do João Jorge, mas acabei abrindo mão. Então, eu voto em João Jorge.

A SRA. EDIR SALES (PSD) - (Pela ordem) - Voto em João Jorge para 1º Vice-Presidente da Câmara.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Também voto em João Jorge.

A SRA. CRIS MONTEIRO (NOVO) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. ISAC FÉLIX (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. ADRILLES REIS JORGE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Pelo sorriso melífluo de aeromoça, voto em João Jorge.

O SR. SENIVAL MOURA (PT) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. LUCAS PAVANATO (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. HÉLIO RODRIGUES (PT) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. RUTE COSTA (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. SILVÃO LEITE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. MARCELO MESSIAS (MDB) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. ELY TERUEL (PODE) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. DHEISON SILVA (PT) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. SILVINHO LEITE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. AMANDA VETTORAZZO (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. ANA CAROLINA OLIVEIRA (PODE) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. SIMONE GANEM (PODE) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. SONAIRA FERNANDES (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. DANILO DO POSTO DE SAÚDE (PODE) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. NABIL BONDUKI (PT) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. GABRIEL ABREU (PODE) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. JAIR TATTO (PT) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. DRA. SANDRA TADEU (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. ELISEU GABRIEL (PSB) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. JOÃO JORGE (MDB) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. PASTORA SANDRA ALVES (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. SANSÃO PEREIRA (REPUBLICANOS) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. ZOE MARTÍNEZ (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

- Concluída a votação, sob a presidência do Sr. Ricardo Teixeira, verifica-se que votaram “sim” os Srs. Adrilles Reis Jorge, Alessandro Guedes, Amanda Vettorazzo, Ana Carolina Oliveira, Bombeiro Major Palumbo, Cris Monteiro, Danilo do Posto de Saúde, Dheison Silva, Dr. Milton Ferreira, Dr. Murillo Lima, Dra. Sandra Tadeu, Edir Sales, Eliseu Gabriel, Ely Teruel, Fabio Riva, Gabriel Abreu, George Hato, Gilberto Nascimento, Hélio Rodrigues, Isac Félix, Jair Tatto, Janaina Paschoal, João Ananias, João Jorge, Kenji Palumbo, Lucas Pavanato, Luna Zarattini, Marcelo Messias, Marina Bragante, Nabil Bonduki, Pastora Sandra Alves, Renata Falzoni, Ricardo Teixeira, Rodrigo Goulart, Rubinho Nunes, Rute Costa, Sandra Santana, Sansão Pereira, Sargento Nantes, Senival Moura, Sidney Cruz, Silvão Leite, Silvinho Leite, Simone Ganem, Sonaira Fernandes, Thammy Miranda e Zoe Martínez.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Passemos à proclamação do resultado. Votaram “sim” 47 Srs. Vereadores.

Declaro eleito 1º Vice-Presidente o nobre Vereador João Jorge. Meu amigo mooquense, a Mooca presente. Declaro-o empossado no cargo de 1º Vice-Presidente. Peço uma salva de palmas.

- Palmas.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Passemos à eleição ao cargo de 2º Vice-Presidente da Câmara Municipal de São Paulo. Declaro que, a partir deste momento, a presidência receberá as indicações ao cargo.

O SR. GILBERTO NASCIMENTO (PL) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, indico o nobre Vereador Isac Félix para 2º Vice-Presidente da Mesa Diretora, um grande Vereador.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Grande Vereador Isac Félix. Passaremos à votação do cargo de 2º Vice-Presidente, nesse momento, aguardando os partidos fazerem suas indicações. Já indicado o meu querido colega o nobre Vereador Isac Félix. (Pausa) Só o Vereador Isac Félix? (Pausa)

- Manifestações simultâneas.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Indago se há mais indicações. Não havendo mais candidatos, votaremos pelo processo eletrônico. A votos a indicação ao cargo de 2º Vice-Presidente, pelo processo eletrônico.

Os Srs. Vereadores favoráveis ao candidato Vereador Isac Félix votarão “sim”, os contrários votarão “não”.

- Inicia-se a votação, pelo processo eletrônico.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Voto “sim” no meu amigo santista, Vereador Isac Félix.

A SRA. RUTE COSTA (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. SENIVAL MOURA (PT) - (Pela ordem) - Voto “sim” com base no princípio do que foi tratado anteriormente. Voto no Vereador Isac Félix.

O SR. SIDNEY CRUZ (MDB) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. GABRIEL ABREU (PODE) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. SANSÃO PEREIRA (REPUBLICANOS) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. JAIR TATTO (PT) - (Pela ordem) - Pelo Santos Futebol Clube especialmente, voto “sim” para Isac Félix.

O SR. DR. MILTON FERREIRA (PODE) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. JOÃO ANANIAS (PT) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. RUBINHO NUNES (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim” no grande Isac Félix.

O SR. JOÃO JORGE (MDB) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. EDIR SALES (PSD) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. DHEISON SILVA (PT) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. LUCAS PAVANATO (PL) - (Pela ordem) - Só porque o Isac Félix é palmeirense, voto “sim”, Isac Félix.

O SR. ALESSANDRO GUEDES (PT) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. SILVÃO LEITE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim”. Meu conterrâneo da zona Sul.

O SR. ELISEU GABRIEL (PSB) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. CRIS MONTEIRO (NOVO) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. THAMMY MIRANDA (PSD) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. ZOE MARTÍNEZ (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”, com o Líder Isac Félix.

A SRA. DRA. SANDRA TADEU (PL) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, na próxima, já poderíamos, se todos concordam, não precisa votação, vai mais rápido.

O SR. FABIO RIVA (MDB) - (Pela ordem) - V.Exa. votou, Vereadora Sandra Tadeu? Precisa votar.

A SRA. DRA. SANDRA TADEU (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”, porque o nobre Vereador Isac Félix disse que vai dar uma melhorada por aqui, então vamos ver como vai ser.

O SR. FABIO RIVA (MDB) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. SONAIRA FERNANDES (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. DRA. SANDRA TADEU (PL) - (Pela ordem) - Porque tenho de obedecer ao meu Líder.

A SRA. AMANDA VETTORAZZO (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. RODRIGO GOULART (PSD) - (Pela ordem) - Só para conferir, estava ouvindo a indicação do nobre Vereador Gilberto Nascimento, ele falou um grande Vereador? (Pausa) A indicação é o Vereador Isac Félix, é isso? Então, vou preparar o microfone aqui para ele. (Pausa)

- Manifestações no plenário.

A SRA. PASTORA SANDRA ALVES (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. HÉLIO RODRIGUES (PT) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. ADRILLES REIS JORGE (UNIÃO) - Voto “sim”.

O SR. ISAC FÉLIX (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”, Isac Félix.

O SR. SILVINHO LEITE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim” no meu amigo baixinho Isac Félix.

O SR. GILBERTO NASCIMENTO (PL) - (Pela ordem) - Acompanhando os votos e a orientação do PT, voto “sim” no candidato do PL Isac Félix.

- Manifestação no plenário.

A SRA. ELY TERUEL (MDB) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. BOMBEIRO MAJOR PALUMBO (PP) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. SANDRA SANTANA (MDB) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

- Concluída a votação, sob a presidência do Sr. Ricardo Teixeira, verifica-se que votaram “sim” os Srs. Adrilles Reis Jorge, Alessandro Guedes, Amanda Vettorazzo, Ana Carolina Oliveira, Bombeiro Major Palumbo, Cris Monteiro, Danilo do Posto de Saúde, Dheison Silva, Dr. Milton Ferreira, Dr. Murillo Lima, Dra. Sandra Tadeu, Edir Sales, Eliseu Gabriel, Ely Teruel, Fabio Riva, Gabriel Abreu, George Hato, Gilberto Nascimento, Hélio Rodrigues, Isac Félix, Jair Tatto, Janaina Paschoal, João Ananias, João Jorge, Kenji Palumbo, Lucas Pavanato, Luna Zarattini, Marcelo Messias, Marina Bragante, Nabil Bonduki, Pastora Sandra Alves, Renata Falzoni, Ricardo Teixeira, Rodrigo Goulart, Rubinho Nunes, Rute Costa, Sandra Santana, Sansão Pereira, Sargento Nantes, Senival Moura, Sidney Cruz, Silvão Leite, Silvinho Leite, Simone Ganem, Sonaira Fernandes, Thammy Miranda e Zoe Martínez.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Proclamação do resultado. Votaram “sim” 47 Srs. Vereadores. Declaro eleito 2º Vice-Presidente o nobre Vereador Isac Félix. Declaro-o empossado no cargo de 2º Vice-Presidente. Peço uma salva de palmas.

- Palmas.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Passemos à eleição ao cargo de 1º Secretário da Câmara Municipal de São Paulo. Declaro que, a partir deste momento, a presidência receberá as indicações ao cargo.

O SR. SENIVAL MOURA (PT) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, com base no princípio do acordo que foi feito até este momento, a indicação do Partido dos Trabalhadores é o nobre Vereador Hélio Rodrigues para a 1º Secretário da Mesa Diretora. Contamos com a compreensão e entendimento dos Vereadores e das Vereadoras.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Indicado pelo Líder do PT, Vereador Senival Moura, é o nobre Vereador Hélio Rodrigues para o cargo de 1º Secretário da Mesa Diretora. Indago se há mais indicações. (Pausa)

O SR. SILVÃO LEITE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Bancada do União Brasil indica o nobre Vereador Hélio Rodrigues.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Bancada do União Brasil também indica o nobre Vereador Hélio Rodrigues. Mais algum partido com indicação? (Pausa) Podemos abrir a votação? (Pausa)

O SR. FABIO RIVA (MDB) - (Pela ordem) - Podemos abrir, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Obrigado. Não havendo mais candidatos, votaremos pelo processo eletrônico. A votos a indicação ao cargo de 1º Secretário. A votos pelo processo eletrônico.

Os Srs. Vereadores favoráveis ao candidato Vereador Hélio Rodrigues votarão “sim”, os contrários votarão “não”.

- Inicia-se a votação, pelo processo eletrônico.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Voto “sim”.

O SR. FABIO RIVA (MDB) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. SENIVAL MOURA (PT) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. SIDNEY CRUZ (MDB) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. GABRIEL ABREU (PODE) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. JOÃO ANANIAS (PT) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. DR. MILTON FERREIRA (PODE) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. SILVÃO LEITE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. SANSÃO PEREIRA (REPUBLICANOS) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. JAIR TATTO (PT) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. SILVINHO LEITE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. ELISEU GABRIEL (PSB) - (Pela ordem) - Seguindo a orientação do nobre Vereador Jair Tatto, voto “sim”, Hélio Rodrigues.

O SR. ISAC FÉLIX (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. JOÃO JORGE (MDB) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. RUTE COSTA (PL) - (Pela ordem) - Reconhecendo o acordo, voto “sim”, Hélio Rodrigues. E voto nele também por causa da D. Martinha, mãe dele. Eu a conheci e é uma fofa.

- Manifestações no plenário.

O SR. GILBERTO NASCIMENTO (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. ALESSANDRO GUEDES (PT) - (Pela ordem) - Voto “sim” ao companheiro do meu partido e combativo nobre Vereador Hélio Rodrigues.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Estamos em votação para o 1º Secretário da Mesa Diretora. Temos ainda três minutos.

A SRA. SANDRA SANTANA (MDB) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Obrigado, Vereadora Sandra Santana votando “sim”.

A SRA. MARINA BRAGANTE (REDE) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. ELY TERUEL (MDB) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. LUNA ZARATTINI (PT) - (Pela ordem) - Voto “sim” Vereador Hélio Rodrigues para 1ª Secretaria.

A SRA. ZOE MARTÍNEZ (PL) - (Pela ordem) - Voto “não”.

A SRA. EDIR SALES (PSD) - (Pela ordem) - Cumprindo o acordo, voto “sim”.

O SR. THAMMY MIRANDA (PSD) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. SONAIRA FERNANDES (PL) - (Pela ordem) - Voto “não”.

A SRA. DRA. SANDRA TADEU (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”. Sempre cumprindo os acordos. Como são importantes os acordos nesta Casa. São importantíssimos.

- Manifestações no plenário.

A SRA. DRA. SANDRA TADEU (PL) - (Pela ordem) - Cumpro o acordo. Sim. V.Exas. querem que fale quantas vezes “sim”? “Sim”. “Sim”. “Sim”.

O SR. LUCAS PAVANATO (PL) - (Pela ordem) - Acima dos acordos da Casa, está o acordo que fiz com meus eleitores na urna, então preciso votar “não”.

O SR. DHEISON SILVA (PT) - (Pela ordem) - Voto “sim”, com muito orgulho, no Vereador Hélio Rodrigues para 1º Secretário.

- Manifestações no plenário.

O SR. HÉLIO RODRIGUES (PT) - (Pela ordem) - Voto “sim”, Hélio Rodrigues.

- Concluída a votação, sob a presidência do Sr. Ricardo Teixeira, verifica-se que votaram “sim” os Srs. Alessandro Guedes, Ana Carolina Oliveira, Danilo do Posto de Saúde, Dheison Silva, Dr. Milton Ferreira, Dra. Sandra Tadeu, Edir Sales, Eliseu Gabriel, Ely Teruel, Fabio Riva, Gabriel Abreu, George Hato, Gilberto Nascimento, Hélio Rodrigues, Isac Félix, Jair Tatto, João Ananias, João Jorge, Luna Zarattini, Marcelo Messias, Marina Bragante, Nabil Bonduki, Renata Falzoni, Ricardo Teixeira, Rodrigo Goulart, Rubinho Nunes, Rute Costa, Sandra Santana, Sansão Pereira, Senival Moura, Sidney Cruz, Silvão Leite, Silvinho Leite, Simone Ganem e Thammy Miranda; “não”, os Srs. Lucas Pavanato, Sonaira Fernandes e Zoe Martínez; abstiveram-se os Srs. Dr. Murillo Lima, Janaina Paschoal, Kenji Palumbo, Bombeiro Major Palumbo e Sargento Nantes.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Proclamação do resultado. Votaram “sim” 35 Srs. Vereadores; “não”, 3 Srs. Vereadores.

Declaro eleito 1º Secretário o nobre Vereador Hélio Rodrigues.

- Manifestações no plenário.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Desculpem. Houve 5 abstenções. Declaro eleito 1º Secretário o nobre Vereador Hélio Rodrigues. Declaro-o empossado no cargo de 1º Secretário. Peço que venha fazer parte da Mesa para participar do restante das votações e peço uma salva de palmas.

- Palmas.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Passemos à eleição ao cargo de 2º Secretário da Câmara Municipal de São Paulo. Declaro que, a partir deste momento, a presidência receberá as indicações ao cargo. Repetindo: cargo de 2º Secretário.

A SRA. ANA CAROLINA OLIVEIRA (PODE) - (Pela ordem) - A indicação do Podemos é o nobre Vereador Dr. Milton Ferreira para o cargo de 2º Secretário da Mesa Diretora.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - O nobre Vereador Dr. Milton Ferreira é a indicação do Podemos para o cargo de 2º Secretário da Mesa Diretora. Indago se há outras indicações para o cargo de 2º Secretário. (Pausa). Não havendo mais candidatos, votaremos pelo processo eletrônico.

A votos a indicação ao cargo de 2º Secretário. Os Srs. Vereadores favoráveis ao candidato Vereador Dr. Milton Ferreira votarão “sim”; os contrários, “não”; ainda tem a possibilidade de abstenção.

- Inicia-se a votação, pelo processo eletrônico.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Voto “sim”. Mais um da zona Leste.

O SR. SILVÃO LEITE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, União Brasil indica o nobre Vereador Dr. Milton Ferreira.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) – Obrigado, nobre Vereador Silvão Leite, União Brasil indicando também o nobre Vereador Milton Ferreira.

O SR. DR. MILTON FERREIRA (PODE) - (Pela ordem) - Voto “sim”, Milton Ferreira.

O SR. JAIR TATTO (PT) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. SANSÃO PEREIRA (REPUBLICANOS) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. DANILO DO POSTO DE SAÚDE (PODE) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. ANA CAROLINA OLIVEIRA (PODE) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. SILVÃO LEITE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. ZOE MARTÍNEZ (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. FABIO RIVA (MDB) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. ALESSANDRO GUEDES (PT) - (Pela ordem) - Pelo princípio do acordo, voto “sim”.

A SRA. RUTE COSTA (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”, Milton Ferreira, dono do topete mais bonito da Câmara Municipal.

O SR. KENJI PALUMBO (PODE) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. JOÃO ANANIAS (PT) - (Pela ordem) - Pelo princípio do acordo, sabemos que a indicação agora é do Podemos, teve uma abstenção, mas o PT vai cumprir o acordo. Voto “sim”, Milton Ferreira.

O SR. LUCAS PAVANATO (PL) - (Pela ordem) - Cumprindo o acordo, voto “sim”.

O SR. JOÃO JORGE (MDB) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. ISAC FÉLIX (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. SENIVAL MOURA (PT) - (Pela ordem) - Voto “sim” no colega e Vereador Milton Ferreira.

A SRA. SIMONE GANEM (PODE) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. GILBERTO NASCIMENTO (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. DHEISON SILVA (PT) - (Pela ordem) - Respeitando acordo, diferente de algumas Bancadas, voto “sim”, Milton Ferreira.

A SRA. EDIR SALES (PSD) - (Pela ordem) - Respeitando acordo, voto “sim”, até por merecimento. Não é, nobre Vereador Milton Ferreira?

O SR. ELISEU GABRIEL (PSB) - (Pela ordem) - Voto “sim” no Dr. Milton Ferreira.

A SRA. CRIS MONTEIRO (NOVO) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. DRA. SANDRA TADEU (PL) - (Pela ordem) - Mais uma vez, cumprindo o acordo, voto “sim”, Milton Ferreira, meu vizinho e meu colega.

O SR. THAMMY MIRANDA (PSD) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. HÉLIO RODRIGUES (PT) - (Pela ordem) - Cumprindo o acordo, voto “sim” no Dr. Milton Ferreira.

O SR. GABRIEL ABREU (PODE) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. SANDRA SANTANA (MDB) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. SILVINHO LEITE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. SONAIRA FERNANDES (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. ELY TERUEL (MDB) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. ADRILLES REIS JORGE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. AMANDA VETTORAZZO (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. PASTORA SANDRA ALVES (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

- Concluída a votação, sob a presidência do Sr. Ricardo Teixeira, verifica-se que votaram “sim” os Srs. Adrilles Reis Jorge, Alessandro Guedes, Amanda Vettorazzo, Ana Carolina Oliveira, Bombeiro Major Palumbo, Cris Monteiro, Danilo do Posto de Saúde, Dheison Silva, Dr. Milton Ferreira, Dr. Murillo Lima, Dra. Sandra Tadeu, Edir Sales, Eliseu Gabriel, Ely Teruel, Fabio Riva, Gabriel Abreu, George Hato, Gilberto Nascimento, Hélio Rodrigues, Isac Félix, Jair Tatto, Janaina Paschoal, João Ananias, João Jorge, Kenji Palumbo, Lucas Pavanato, Luna Zarattini, Marcelo Messias, Marina Bragante, Nabil Bonduki, Pastora Sandra Alves, Renata Falzoni, Ricardo Teixeira, Rubinho Nunes, Rute Costa, Sandra Santana, Sansão Pereira, Sargento Nantes, Senival Moura, Silvão Leite, Silvinho Leite, Simone Ganem, Sonaira Fernandes, Thammy Miranda e Zoe Martínez.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Proclamação do resultado. Votaram “sim” 45 Srs. Vereadores. Parabéns ao meu amigo Dr. Milton Ferreira. Declaro eleito 2º Secretário o nobre Vereador Dr. Milton Ferreira.

Declaro-o empossado no cargo de 2º Secretário. Peço que faça parte da Mesa e também peço uma salva de palmas.

- Palmas.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Fico muito honrado com essa Mesa Diretora. (Pausa) Nesse momento, passaremos à eleição do cargo de 1º Suplente. Declaro que, a partir deste momento, a presidência receberá as indicações ao cargo.

O SR. THAMMY MIRANDA (PSD) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, como novo Líder do PSD, indico a nobre Vereadora Edir Sales para o cargo de 1ª Suplente da Mesa Diretora.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Obrigado, nobre Vereador Thammy. Miranda. Indago se há mais candidatos. (Pausa) Não havendo mais candidatos, votaremos pelo painel eletrônico.

A votos a indicação ao cargo de 1º Suplente. Os Srs. Vereadores favoráveis à candidata Vereadora Edir Sales votarão “sim”; os contrários, “não”.

O SR. SENIVAL MOURA (PT) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, só reiterando o informado pelo nobre Vereador Thammy Miranda, a indicada é a Vereadora Edir Sales. O nobre Vereador Thammy Miranda acabou de indicá-la e estamos reiterando nosso compromisso. Para dizer que também cumprimos acordos. Acordo feito, cumpre-se: a base é essa, Sr. Presidente. Espero que, doravante, tudo volte à normalidade.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Palavra do Presidente, vamos cumprir ordem.

O SR. SILVÃO LEITE (UNIÃO) - (Pela ordem) - União Brasil indica Edir Sales.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Obrigado nobre Vereador Silvão Leite.

Em votação. Está aberta pelo processo eletrônico a votação para o 1º Suplente. A indicada é a nossa querida Vereadora Edir Sales.

Os Srs. Vereadores favoráveis votarão “sim”; os contrários, “não”.

- Inicia-se a votação, pelo processo eletrônico.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Voto “sim”.

O SR. SILVÃO LEITE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. THAMMY MIRANDA (PSD) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. RUTE COSTA (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”, Edir Sales, mas com um adendo: estou preocupada porque, na Mesa, não tem nenhuma mulher e a primeira a ser votada é uma Suplente. Então, quero deixar isso muito claro.

O SR. ALESSANDRO GUEDES (PT) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. DR. MILTON FERREIRA (PODE) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. ZOE MARTÍNEZ (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. SENIVAL MOURA (PT) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. ADRILLES REIS JORGE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim” à musa pink feminina Vereadora Edir Sales.

O SR. JOÃO ANANIAS (PT) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. ISAC FÉLIX (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim” na nossa professora Vereadora Edir Sales.

O SR. FABIO RIVA (MDB) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. CRIS MONTEIRO (NOVO) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

- Manifestações simultâneas.

O SR. ELISEU GABRIEL (PSB) - (Pela ordem) - Por favor, senhorita.

A SRA. SANDRA SANTANA (MDB) - (Pela ordem) - Obrigada. Voto “sim”, Vereadora Edir Sales, com a esperança de que na próxima composição da Mesa haja, pelo menos, duas mulheres onde, hoje, vemos cinco homens, os quais admiramos e respeitamos também.

- Manifestação na plateia.

O SR. ELISEU GABRIEL (PSB) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. AMANDA VETTORAZZO (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim”, Vereadora Edir Sales, linda.

O SR. RUBINHO NUNES (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. SANSÃO PEREIRA (REPUBLICANOS) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. MARINA BRAGANTE (REDE) - (Pela ordem) - Com a mesma esperança da Vereadora Sandra Santana de que na próxima Mesa tenhamos mais mulheres, voto “sim”, Edir Sales.

O SR. LUCAS PAVANATO (PL) - (Pela ordem) - Só porque a Vereadora Edir Sales prometeu me proteger de apanhar na Casa, voto “sim”, Edir Sales.

- Manifestações no plenário.

A SRA. EDIR SALES (PSD) - (Pela ordem) - Adorei essa declaração. (Pausa) Voto “sim”, Edir Sales. Apesar de ser a única mulher na Mesa, pelo menos há alguma representação feminina. Fui Vice-Presidente dessa Casa por três anos seguidos e, agora, volto como suplente. Pelo menos, o PSD e todas as mulheres têm uma representação feminina na Mesa Diretora.

A SRA. ELY TERUEL (MDB) - (Pela ordem) - Voto “sim”. E precisa mesmo ter uma mulher na Mesa.

O SR. DHEISON SILVA (PT) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. DRA. SANDRA TADEU (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. SONAIRA FERNANDES (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

- Manifestações no plenário.

O SR. GILBERTO NASCIMENTO (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. PASTORA SANDRA ALVES (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. BOMBEIRO MAJOR PALUMBO (PP) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. JAIR TATTO (PT) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. HÉLIO RODRIGUES (PT) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. SILVINHO LEITE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. SARGENTO NANTES (PP) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. JOÃO JORGE (MDB) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

- Concluída a votação, sob a presidência do Sr. Ricardo Teixeira, verifica-se que votaram “sim” os Srs. Adrilles Reis Jorge, Alessandro Guedes, Amanda Vettorazzo, Ana Carolina Oliveira, Bombeiro Major Palumbo, Cris Monteiro, Danilo do Posto de Saúde, Dheison Silva, Dr. Milton Ferreira, Dr. Murillo Lima, Dra. Sandra Tadeu, Edir Sales, Eliseu Gabriel, Ely Teruel, Fabio Riva, Gabriel Abreu, George Hato, Gilberto Nascimento, Hélio Rodrigues, Isac Félix, Jair Tatto, Janaina Paschoal, João Ananias, João Jorge, Kenji Palumbo, Lucas Pavanato, Luna Zarattini, Marcelo Messias, Marina Bragante, Nabil Bonduki, Pastora Sandra Alves, Renata Falzoni, Ricardo Teixeira, Rubinho Nunes, Rute Costa, Sandra Santana, Sansão Pereira, Sargento Nantes, Senival Moura, Silvão Leite, Silvinho Leite, Simone Ganem, Sonaira Fernandes, Thammy Miranda e Zoe Martínez.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Proclamação do resultado. Votaram “sim” 45 Srs. Vereadores.

Declaro eleita 1ª Suplente a nobre Vereadora Edir Sales. Declaro-a empossada no cargo de 1ª Suplente.

Parabéns, nobre Vereadora Edir Sales. Peço que venha à Mesa e peço uma salva de palmas.

- Palmas.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Passemos à eleição do 2º Suplente.

Declaro que, a partir deste momento, a presidência receberá as indicações para a 2ª Suplência.

Tem a palavra, pela ordem, o nobre Vereador Dr. Murillo Lima.

O SR. DR. MURILLO LIMA (PP) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, indico o nome do Vereador Bombeiro Major Palumbo para a 2ª Suplência.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Obrigado, Líder.

Não havendo mais candidatos, votaremos pelo processo eletrônico.

Os Srs. Vereadores favoráveis ao candidato Vereador Bombeiro Major Palumbo votarão “sim”; os contrários, “não”.

- Inicia-se a votação, pelo processo eletrônico.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Voto “sim”.

O SR. SANSÃO PEREIRA (REPUBLICANOS) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. ZOE MARTÍNEZ (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. SILVÃO LEITE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim” ao nome do Vereador Major Palumbo.

A SRA. CRIS MONTEIRO (NOVO) - (Pela ordem) - Voto Major Palumbo.

O SR. JOÃO JORGE (MDB) - (Pela ordem) - Voto Major Palumbo.

O SR. ISAC FÉLIX (PL) - (Pela ordem) - Voto Major Palumbo.

O SR. DANILO DO POSTO DE SAÚDE (PODE) - (Pela ordem) - Voto Major Palumbo.

A SRA. SANDRA SANTANA (MDB) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. SARGENTO NANTES (PP) - (Pela ordem) - Voto Major Palumbo.

A SRA. AMANDA VETTORAZZO (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. RUTE COSTA (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. EDIR SALES (PSD) - (Pela ordem) - Voto Major Palumbo.

O SR. ADRILLES REIS JORGE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto Major Palumbo.

A SRA. SONAIRA FERNANDES (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. DR. MILTON FERREIRA (PODE) - (Pela ordem) - Voto Major Palumbo.

O SR. LUCAS PAVANATO (PL) - (Pela ordem) - Voto Major Palumbo.

A SRA. PASTORA SANDRA ALVES (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. FABIO RIVA (MDB) - (Pela ordem) - Voto Major Palumbo.

O SR. GILBERTO NASCIMENTO (PL) - (Pela ordem) - Voto Major Palumbo.

O SR. BOMBEIRO MAJOR PALUMBO (PP) - Voto Major Palumbo.

A SRA. ELY TERUEL (MDB) - (Pela ordem) - Voto Major Palumbo.

O SR. ELISEU GABRIEL (PSB) - (Pela ordem) - Voto Major Palumbo.

O SR. SILVINHO LEITE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim” ao nome do Vereador Major Palumbo.

O SR. RUBINHO NUNES (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto Major Palumbo.

A SRA. DRA. SANDRA TADEU (PL) - Voto Major Palumbo pelo acordo.

- Concluída a votação, sob a presidência do Sr. Ricardo Teixeira, verifica-se que votaram “sim” os Srs. Adrilles Reis Jorge, Amanda Vettorazzo, Ana Carolina Oliveira, Bombeiro Major Palumbo, Cris Monteiro, Danilo do Posto de Saúde, Dr. Milton Ferreira, Dr. Murillo Lima, Dra. Sandra Tadeu, Edir Sales, Eliseu Gabriel, Ely Teruel, Fabio Riva, Gabriel Abreu, George Hato, Gilberto Nascimento, Isac Félix, Janaina Paschoal, João Jorge, Kenji Palumbo, Lucas Pavanato, Marcelo Messias, Marina Bragante, Pastora Sandra Alves, Renata Falzoni, Ricardo Teixeira, Rubinho Nunes, Rute Costa, Sandra Santana, Sansão Pereira, Sargento Nantes, Silvão Leite, Silvinho Leite, Simone Ganem, Sonaira Fernandes, Thammy Miranda e Zoe Martínez.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Passemos à proclamação do resultado. Votaram “sim” 37 Srs. Vereadores.

Declaro eleito e empossado, no cargo de 2º Suplente, o nobre Vereador Bombeiro Major Palumbo.

Peço uma salva de palmas.

- Palmas.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Tem a palavra, pela ordem, o nobre Vereador Senival Moura.

O SR. SENIVAL MOURA (PT) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, informo e deixo registrado que, com base no acordo da Bancada de Vereadores do Partido dos Trabalhadores, a partir do dia 1º de fevereiro, a Liderança do Partido será assumida pela nobre Vereadora Luna Zarattini, uma jovem que é um grande orgulho para a nossa Bancada. Tenho certeza de que S.Exa. fará um trabalho profícuo nesta Casa. Parabéns, Luna Zarattini! Até lá, eu continuo na liderança.

- Palmas.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Parabéns, nobre Vereadora Luna Zarattini!

Aproveito a oportunidade para pedir aos demais Líderes que façam as indicações das lideranças neste momento.

Tem a palavra, pela ordem, o nobre Vereador Sansão Pereira.

O SR. SANSÃO PEREIRA (REPUBLICANOS) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, a Liderança do Republicanos vai continuar com este Vereador, Sansão Pereira.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Na Liderança do Republicanos, continuará o nobre Vereador Sansão Pereira.

Tem a palavra, pela ordem, o nobre Vereador Isac Félix.

O SR. ISAC FÉLIX (PL) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, a partir de hoje, 1º de janeiro, a Liderança do PL é da nobre Vereadora Sonaira Fernandes.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Parabéns à nova Líder do PL, Vereadora Sonaira Fernandes!

- Palmas.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Tem a palavra, pela ordem, a nobre Vereadora Edir Sales.

A SRA. EDIR SALES (PSD) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, é com muita honra que o PSD elege como Líder, a partir de hoje, o querido amigo, nobre Vereador Thammy Miranda.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Parabéns, nobre Vereador Thammy Miranda, novo Líder do PSD!

- Palmas.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Tem a palavra, pela ordem, o nobre Vereador Rubinho Nunes.

O SR. RUBINHO NUNES (UNIÃO) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, o União Brasil indica o nome do Vereador Silvão Leite para Líder.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Parabéns, nobre Vereador Silvão Leite!

- Palmas.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Tem a palavra, pela ordem, o nobre Vereador João Jorge.

O SR. JOÃO JORGE (MDB) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, a Bancada do MDB manterá como Líder, por mais um ano, o nobre Vereador Marcelo Messias.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Parabéns, nobre Vereador Marcelo Messias!

- Palmas.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Tem a palavra, pela ordem, o nobre Vereador Gabriel Abreu.

O SR. GABRIEL ABREU (PODE) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, o Podemos indica o nome do Vereador Danilo do Posto de Saúde para Líder.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Parabéns, nobre Vereador Danilo do Posto de Saúde!

- Palmas.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Tem a palavra, pela ordem, a nobre Vereadora Marina Bragante.

A SRA. MARINA BRAGANTE (REDE) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, indico o meu nome para a Liderança da Bancada da Rede.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo - Teixeira UNIÃO) - Parabéns, nobre Vereadora Marina pela Liderança da Rede!

- Palmas.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Tem a palavra, pela ordem, o nobre Vereador Eliseu Gabriel.

O SR. ELISEU GABRIEL (PSB) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, este Vereador continuará como Líder da Bancada do PSB.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Parabéns, nobre Vereador Eliseu Gabriel!

- Palmas.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Tem a palavra, pela ordem, a nobre Vereadora Cris Monteiro.

A SRA. CRIS MONTEIRO (NOVO) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, indico o meu nome, Vereadora Cris Monteiro, para continuar como Líder da Bancada do Novo.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Parabéns, nobre Vereadora Cris Monteiro!

- Palmas.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Não havendo mais indicações para o cargo de Líder de Bancada, a partir deste momento, a presidência receberá as indicações ao cargo de Corregedor-Geral.

Passemos à eleição do Corregedor-Geral, em conformidade à Resolução nº 7, de 29 de maio de 2003.

Solicito que a Sra. Secretária faça a leitura dos dispositivos que disciplinarão a eleição.

A SRA. SECRETÁRIA (Sandra Santana - MDB) - A Resolução nº 7, de 29 de maio de 2003, e a Resolução nº 2, de 26 de abril de 1991, Regimento Interno da Câmara Municipal de São Paulo, estabelecem:

“Resolução nº 7, de 29 de maio de 2003:

(...)

Art. 3º A Corregedoria será constituída por 07 (sete) membros, cujo mandato será de 01 (um) ano.

§ 1º O Corregedor Geral será escolhido pelo Plenário, em primeira votação por maioria absoluta e em segunda votação, por maioria simples.

§ 2º Os 06 (seis) membros restantes, bem como, seus suplentes, serão Vereadores escolhidos por suas bancadas, respeitando sempre que possível o quociente partidário definido pelo artigo 40 do Regimento Interno da Câmara Municipal de São Paulo.

§ 3º Somente poderá integrar a Corregedoria o Vereador que não tiver sofrido sanção por qualquer infração disciplinar há pelo menos 8 (oito) sessões legislativas.

(...)

Art. 4º (...)

IV - não se considera recondução a eleição para o mesmo cargo em legislaturas diferentes, ainda que sucessivas;

V - quando houver mudança de legislatura, a eleição da Corregedoria se dará nas formas da eleição da Mesa (...);”

“Resolução nº 2, de 26 de abril de 1991 (Regimento Interno da Câmara Municipal de São Paulo):

(...)

Art. 120. O Líder, além de outras atribuições regimentais, tem as seguintes prerrogativas:

(...)

IV - registrar os candidatos do Partido ou Bloco Parlamentar para concorrer aos cargos da Mesa; (...)”

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Esclareço aos Srs. Vereadores que se houver indicação de até 01 (um) candidato, a votação será feita pelo painel eletrônico, e se houver 02 (dois) ou mais candidatos, será feita pelo microfone de aparte.

Declaro que, a partir deste momento, a presidência receberá as indicações ao cargo de Corregedor-Geral.

Tem a palavra, pela ordem, o nobre Vereador Silvão Leite.

O SR. SILVÃO LEITE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, em nome da Bancada do União Brasil, eu indico o nome do nobre Vereador Rubinho Nunes.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Indago se há outra candidatura para o cargo de Corregedor-Geral. (Pausa) Não havendo mais candidatos, votaremos pelo processo eletrônico.

A votos a indicação ao cargo de Corregedor-Geral. Os Srs. Vereadores favoráveis ao candidato Vereador Rubinho Nunes votarão “sim”; os contrários, “não”.

- É iniciada a votação, pelo painel eletrônico.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Voto no nome do Vereador Rubinho Nunes.

O SR. SANSÃO PEREIRA (REPUBLICANOS) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. EDIR SALES (PSD) - (Pela ordem) - Voto “sim” ao nome do Vereador Rubinho Nunes.

A SRA. ELY TERUEL (MDB) - (Pela ordem) - Voto “sim” ao nome do Vereador Rubinho Nunes.

O SR. SENIVAL MOURA (PT) - (Pela ordem) - Voto no Vereador Rubinho Nunes para Corregedor da Casa.

A SRA. ZOE MARTÍNEZ (PL) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. JOÃO JORGE (MDB) - (Pela ordem) - Voto no Vereador Rubinho Nunes.

O SR. HÉLIO RODRIGUES (PT) - (Pela ordem) - Voto no Vereador Rubinho Nunes.

O SR. JAIR TATTO (PT) - (Pela ordem) - Voto no Vereador Rubinho Nunes.

O SR. LUCAS PAVANATO (PL) - (Pela ordem) - Voto no meu grande amigo Rubinho Nunes. E a extrema-esquerda que se prepare, porque eu vou infernizar a vida de vocês.

O SR. ELISEU GABRIEL (PSB) - (Pela ordem) - Voto no Vereador Rubinho Nunes.

O SR. MARCELO MESSIAS (MDB) - (Pela ordem) - Voto no Vereador Rubinho Nunes.

O SR. FABIO RIVA (MDB) - (Pela ordem) - Pela paz na Câmara Municipal de São Paulo, voto no Vereador Rubinho Nunes.

O SR. ISAC FÉLIX (PL) - (Pela ordem) - Voto no Vereador Rubinho Nunes.

O SR. SILVÃO LEITE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto no Vereador Rubinho Nunes.

O SR. BOMBEIRO MAJOR PALUMBO (PP) - (Pela ordem) - Voto no Vereador Rubinho Nunes.

A SRA. CRIS MONTEIRO (NOVO) - (Pela ordem) - Voto no Vereador Rubinho Nunes.

O SR. SARGENTO NANTES (PP) - (Pela ordem) - Voto no Vereador Rubinho Nunes.

A SRA. PASTORA SANDRA ALVES (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto no Vereador Rubinho Nunes por saber da sua capacidade, equilíbrio e ética.

O SR. THAMMY MIRANDA (PSD) - (Pela ordem) - Voto no Vereador Rubinho Nunes.

O SR. DR. MURILLO LIMA (PP) - (Pela ordem) - Voto no Vereador Rubinho Nunes.

O SR. DR. MILTON FERREIRA (PODE) - (Pela ordem) - Voto no Vereador Rubinho Nunes.

O SR. ADRILLES REIS JORGE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto no Vereador Rubinho Nunes.

A SRA. SANDRA SANTANA (MDB) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. RUBINHO NUNES (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. AMANDA VETTORAZZO (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. ALESSANDRO GUEDES (PT) - (Pela ordem) - Voto no Vereador Rubinho Nunes, desejando sabedoria ao Corregedor.

O SR. SILVINHO LEITE (UNIÃO) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

O SR. JOÃO ANANIAS (PT) - (Pela ordem) - Voto “sim”.

A SRA. DRA. SANDRA TADEU (PL) - (Pela ordem) - Mais uma vez cumprindo acordo, voto no Vereador Rubinho Nunes. Porém, com uma condição: o estatuto da Corregedoria terá que ser mudado. Eu já fui Corregedora, e sei que não adianta deixar a coisa ficar. Quem deste Plenário tiver algum problema, como falta de decoro, ou sei lá o quê, terá que ser julgado no prazo de um ano. Não dá para nós pegarmos os casos da Corregedoria após terem passado cinco anos do acontecido, pois é possível que muitos dos Vereadores que compõem a nova Corregedoria não tenham estado aqui naquele momento.

A SRA. RUTE COSTA (PL) - (Pela ordem) - Voto no Vereador Rubinho Nunes.

- Concluída a votação, sob a presidência do Sr. Ricardo Teixeira, verifica-se que votaram “sim” os Srs. Adrilles Reis Jorge, Alessandro Guedes, Amanda Vettorazzo, Ana Carolina Oliveira, Bombeiro Major Palumbo, Cris Monteiro, Danilo do Posto de Saúde, Dheison Silva, Dr. Milton Ferreira, Dr. Murillo Lima, Dra. Sandra Tadeu, Edir Sales, Eliseu Gabriel, Ely Teruel, Fabio Riva, Gabriel Abreu, George Hato, Gilberto Nascimento, Hélio Rodrigues, Isac Félix, Jair Tatto, João Ananias, João Jorge, Kenji Palumbo, Lucas Pavanato, Luna Zarattini, Marcelo Messias, Marina Bragante, Nabil Bonduki, Pastora Sandra Alves, Renata Falzoni, Ricardo Teixeira, Rubinho Nunes, Rute Costa, Sandra Santana, Sansão Pereira, Sargento Nantes, Senival Moura, Silvão Leite, Silvinho Leite, Simone Ganem, Thammy Miranda e Zoe Martínez; absteve-se a Sra. Janaina Paschoal.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Passemos à proclamação do resultado. Votaram “sim” 43 Srs. Vereadores; absteve-se 1 Sra. Vereadora.

Declaro eleito e empossado, no cargo de Corregedor-Geral, o nobre Vereador Rubinho Nunes. Parabéns, meu amigo Vereador Rubinho Nunes!

Peço uma salva de palmas.

- Manifestações no plenário.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Está eleita a Mesa Diretora da Câmara de São Paulo para a 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura, com a seguinte composição: Presidente, Vereador Ricardo Teixeira; 1º Vice-Presidente, Vereador João Jorge; 2ª Vice-Presidente, Vereador Isac Félix; 1º Secretário, Vereador Hélio Rodrigues; 2º Secretário, Vereador Dr. Milton Ferreira; 1ª Suplente, Vereadora Edir Sales; 2º Suplente, Vereador Bombeiro Major Palumbo; Corregedor-Geral, Vereador Rubinho Nunes.

Pergunto se algum Sr. Vereador gostaria de se manifestar. (Pausa)

O SR. SARGENTO NANTES (PP) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, desejo um excelente mandato a todos e aproveito para informar que o Líder do Progressistas será o Vereador Dr. Murillo Lima.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Parabéns ao nobre Vereador Dr. Murillo Lima!

- Palmas.

O SR. PRESIDENTE (Ricardo Teixeira - UNIÃO) - Não havendo mais nada a ser tratado, encerrarei a presente sessão.

Convoco os Srs. Vereadores para a 1ª Sessão Ordinária da 19ª Legislatura, a ser realizada no dia 4 de fevereiro de 2025, com a Ordem do Dia a ser publicada.

Sras. e Sr. Vereadores, que tenhamos um bom mandato e que Deus nos ilumine nessa caminhada.

Tenham todos uma boa tarde.

Estão encerrados os nossos trabalhos.