SECRETARIA DE REGISTRO PARLAMENTAR E REVISÃO - SGP.4
EQUIPE DE TAQUIGRAFIA E REVISÃO - SGP.41 NOTAS TAQUIGRÁFICAS |
||
SESSÃO ORDINÁRIA | DATA: 13/03/2024 | |
278ª SESSÃO ORDINÁRIA
13/03/2024
- Presidência do Sr. Milton Leite.
- Secretaria do Sr. Alessandro Guedes.
- À hora regimental, com o Sr. Milton Leite na presidência, feita a chamada, verifica-se haver número legal. Estiveram presentes durante a sessão os Srs. Adilson Amadeu, Alessandro Guedes, André Santos, Arselino Tatto, Atílio Francisco, Aurélio Nomura, Beto do Social, Bombeiro Major Palumbo, Celso Giannazi, Coronel Salles, Cris Monteiro, Danilo do Posto de Saúde, Dr. Adriano Santos, Dr. Milton Ferreira, Dr. Nunes Peixeiro, Dra. Sandra Tadeu, Edir Sales, Elaine do Quilombo Periférico, Eli Corrêa, Eliseu Gabriel, Ely Teruel, Fabio Riva, Fernando Holiday, George Hato, Gilson Barreto, Hélio Rodrigues, Isac Felix, Jair Tatto, Janaína Lima, João Ananias, João Jorge, Jorge Wilson Filho, Jussara Basso, Luana Alves, Luna Zarattini, Manoel Del Rio, Marcelo Messias, Marlon Luz, Paulo Frange, Professor Toninho Vespoli, Ricardo Teixeira, Rinaldi Digilio, Rodolfo Despachante, Rodrigo Goulart, Rubinho Nunes, Rute Costa, Sandra Santana, Sansão Pereira, Senival Moura, Sidney Cruz, Silvia da Bancada Feminista, Thammy Miranda e Xexéu Tripoli. O Sr. Roberto Tripoli encontra-se em licença.
- De acordo com o Precedente Regimental nº 02/2020, a sessão é realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
O SR. PRESIDENTE (Milton Leite - UNIÃO) - Há número legal. Está aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta é a 278ª Sessão Ordinária, da 18ª Legislatura, convocada para hoje, dia 13 de março de 2024. De ofício, esta presidência adia o Pequeno e o Grande Expedientes. Passemos ao Prolongamento do Expediente.
PROLONGAMENTO DO EXPEDIENTE
O SR. PRESIDENTE (Milton Leite - UNIÃO) - Submeto ao Plenário que sejam considerados lidos os papéis. A votos. Os Srs. Vereadores favoráveis permaneçam como estão; os contrários, ou aqueles que desejarem verificação nominal de votação, manifestem-se agora. (Pausa) Aprovada a leitura. Tem a palavra, pela ordem, o nobre Vereador Sansão Pereira.
O SR. SANSÃO PEREIRA (REPUBLICANOS) - (Pela ordem) - Boa tarde, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Vereadores, e todos que nos acompanham de forma presencial e virtual. Gostaria de iniciar pedindo um minuto de silêncio em virtude do falecimento da Pastora Maria José, uma líder espiritual tão querida e respeitada do Ministério Profético Rancho dos Profetas. Seu legado de fé, amor ao próximo e dedicação ao serviço espiritual e social deixam marcas em nossos corações e na comunidade como um todo. Que possamos nos lembrar dela com carinho e gratidão. Que seu exemplo nos inspire a seguir firmes em nossa caminhada. Que Deus conforte os seus familiares e “sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para sua casa”, Lucas 1:23. Combateu o bom combate, guardou a fé e tomou posse da coroa da vida. Muito obrigado, Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Milton Leite - UNIÃO) - Tem a palavra, pela ordem, o nobre Vereador Arselino Tatto.
O SR. ARSELINO TATTO (PT) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, também peço um minuto de silêncio para aqueles inocentes assassinados durante as operações na Baixada Santista e na cidade de São Paulo.
O SR. PRESIDENTE (Milton Leite - UNIÃO) - Tem a palavra, pela ordem, a nobre Vereadora Luana Alves.
A SRA. LUANA ALVES (PSOL) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, gostaria de acrescentar um nome ao nosso minuto de silêncio, pelo falecimento de Rodrigo Veríssimo de Souza, filho do Fernando Bike, que V.Exa. conhece da região de Parelheiros, um ativista muito importante da região, um homem que era lutador por moradia e um militante histórico da região de Vargem Grande, Colônia, a chamada região da Cratera. O Rodrigo, um rapaz de 22 anos, estava numa moto anteontem e foi atropelado por uma Kombi. Faleceu no local, na região da Avenida Senador Teotônio Vilela. Gostaria que o nome do Rodrigo Veríssimo, filho do Fernando, fosse incluído no minuto de silêncio.
A SRA. EDIR SALES (PSD) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, Vereadora Edir Sales, presente.
O SR. PRESIDENTE (Milton Leite - UNIÃO) - Nobre Vereador Arselino Tatto, se V.Exa. dissesse que o minuto de silêncio seria pelas vítimas do confronto policial, eu entenderia. Se eu conceder esse minuto de silêncio à V.Exa., da forma como foi encaminhado, eu estarei dizendo que a Polícia Militar está cometendo assassinato. Permissa venia , eu não concordo com a forma posta por V.Exa. Por isso, de plano, vou indeferir esse minuto de silêncio solicitado por V.Exa. Passaremos ao minuto de silêncio das demais pessoas solicitadas. O minuto de silêncio solicitado por V.Exa. faremos em outra oportunidade, após discussão. Passemos ao minuto de silêncio.
O SR. ARSELINO TATTO (PT) - (Pela ordem) - Sr. Presidente.
- Minuto de silêncio.
O SR. PRESIDENTE ( Milton Leite - UNIÃO ) - Por acordo de lideranças, encerrarei a presente sessão. Informo que a sessão ordinária de amanhã, quinta-feira, dia 14 de março, foi desconvocada, conforme art. 155 do Regimento Interno, para realização da reunião da Comissão Especial de Estudos sobre a Privatização da Sabesp. Suspendo os trabalhos por um minuto.
- Suspensos, os trabalhos são reabertos sob a presidência do Sr. Milton Leite.
O SR. PRESIDENTE ( Milton Leite - UNIÃO ) - Reaberta a sessão. Convoco os Srs. Vereadores para a próxima sessão ordinária, terça-feira, dia 19 de março, com a Ordem do Dia a ser publicada. Convoco também os Srs. Vereadores para cinco sessões extraordinárias, logo após a sessão ordinária de terça-feira, dia 19 de março; cinco sessões extraordinárias aos cinco minutos da quarta-feira, dia 20 de março; cinco sessões extraordinárias logo após a sessão ordinária de quarta-feira, dia 20 de março; e cinco sessões extraordinárias aos cinco minutos de quinta-feira, dia 21 de março. Todas com a Ordem do Dia a ser publicada . Informo os Srs. Vereadores que, em seguida, será feita chamada para a primeira sessão extraordinária convocada para hoje. Estão encerrados os trabalhos. |