Brasão - Câmara de São Paulo SECRETARIA DE REGISTRO PARLAMENTAR E REVISÃO - SGP.4
EQUIPE DE TAQUIGRAFIA E REVISÃO - SGP.41
NOTAS TAQUIGRÁFICAS
SESSÃO ORDINÁRIA DATA: 08/10/2024
 
2024-10-08 319 Sessão Ordinária

319ª SESSÃO ORDINÁRIA

08/10/2024

- Presidência dos Srs. Milton Leite e João Jorge.

- Secretaria do Sr. Alessandro Guedes .

- À hora regimental, com o Sr. Milton Leite na presidência, feita a chamada, verifica-se haver número legal. Estiveram presentes durante a sessão os Srs. Adilson Amadeu, Alessandro Guedes, André Santos, Arselino Tatto, Atílio Francisco, Aurélio Nomura, Bombeiro Major Palumbo, Carlos Bezerra Jr., Celso Giannazi, Coronel Salles, Cris Monteiro, Danilo do Posto de Saúde, Dr. Adriano Santos, Dr. Milton Ferreira, Dr. Nunes Peixeiro, Dra. Sandra Tadeu, Edir Sales, Elaine do Quilombo Periférico, Eli Corrêa, Eliseu Gabriel, Ely Teruel, Fabio Riva, Fernando Holiday, George Hato, Gilberto Nascimento, Gilson Barreto, Hélio Rodrigues, Isac Felix, Jair Tatto, Janaína Lima, João Ananias, João Jorge, Jussara Basso, Luana Alves, Luna Zarattini, Manoel Del Rio, Marcelo Messias, Marlon Luz, Paulo Frange, Professor Toninho Vespoli, Ricardo Teixeira, Rinaldi Digilio, Roberto Tripoli, Rodrigo Goulart, Rubinho Nunes, Rute Costa, Sandra Santana, Sansão Pereira, Senival Moura, Sidney Cruz, Silvia da Bancada Feminista, Sonaira Fernandes, Thammy Miranda e Xexéu Tripoli.

- De acordo com o Precedente Regimental nº 02/2020, a sessão é realizada de forma híbrida, presencial e virtual.

O SR. PRESIDENTE ( Milton Leite - UNIÃO ) - Há número legal. Está aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

Esta é a 319ª Sessão Ordinária, da 18ª Legislatura, convocada para hoje, dia 8 de outubro de 2024.

Quero, primeiramente, cumprimentar todos os 55 novos parlamentares escolhidos pela população. Dentre eles, com orgulho, 20 mulheres irão compor a nova Câmara Municipal de São Paulo nos próximos quatro anos. A partir de 1º de janeiro de 2025, com muito orgulho, esta Casa receberá os 20 novos Vereadores eleitos.

Quero cumprimentar aqueles que foram reeleitos. Alguns não disputaram a reeleição, como eu e mais dois outros Vereadores. E quero dizer, com tristeza, que torci muito, torci de coração, para que vários Vereadores fossem reeleitos, mas nem todos conseguiram voltar para esta Casa. Fiquei muito triste com isso, pois, de coração mesmo, desejava que todos eles fossem realmente reeleitos. Mas a vida é assim, é difícil para todos nós; é lamentável que isso aconteça.

E quero cumprimentar, em particular, os Vereadores eleitos da minha Bancada do União Brasil, que passo a citar: Rubinho Nunes, Amanda Vettorazzo, Silvio Ricardo, Silvio Azevedo, Ricardo Teixeira, pela recondução, Adrilles Jorge e a Pastora Sandra Alves, que distribuiu voto para tudo quanto é mulher nesta eleição. Muita gente levou o voto dela, pois pensaram que estavam votando nela. Mas é uma alegria, porque, como é uma mulher de Deus, ela não reclamou disso, ficou feliz. Ainda hoje eu ouvi gente dizendo: “Pensei que estava votando nela”. Enfim, era para ela ter mais votos. É com alegria que vemos o companheiro Adrilles, o jornalista Adrilles, também estreante nesta Casa. Essa é a nova Bancada do União Brasil, que não estará composta pelo Vereador Milton Leite.

- Manifestação fora do microfone.

O SR. PRESIDENTE ( Milton Leite - UNIÃO ) - Não tem jeito, não tem remédio isso. O povo não me contratou por quatro anos.

- Manifestação fora do microfone.

O SR. PRESIDENTE ( Milton Leite - UNIÃO ) - Sras. e Srs. Vereadores, por acordo de lideranças, conforme avençado no Colégio de Líderes desta Casa, adio o Pequeno Expediente e o Grande Expediente, assim como o Prolongamento do Expediente.

Há sobre a mesa requerimento, que será lido.

- É lido o seguinte:

REQUERIMENTO 06-00020/2024

“Conforme artigo 155 do Regimento Interno, requeiro a desconvocação das Sessões Ordinárias dos dias 09 e 10 de outubro de 2024 para realização, neste Plenário, de reuniões técnicas.

Sala das Sessões,

João Jorge

Vereador”

O SR. PRESIDENTE (Milton Leite - UNIÃO) - A votos o requerimento. Os Srs. Vereadores favoráveis permaneçam como estão; os contrários, ou aqueles que desejarem verificação nominal de votação, manifestem-se agora. (Pausa) Aprovado.

Dito isso, conforme o acordo de lideranças, passo a palavra aos Srs. Vereadores que quiserem se manifestar, pois destina-se esta sessão ao agradecimento dos eleitos.

E eu, em primeira mão, quero agradecer todos os votos destinados ao Prefeito Ricardo Nunes e aos Vereadores do União Brasil. E, em especial, a todos os Vereadores eleitos e não eleitos, a todos os candidatos do União Brasil, agradeço pela composição. Nós os assistimos durante a campanha, de uma maneira intensa, para que fossem eleitos. Assim como nesta Câmara, não é possível elegermos todos. Então, houve aqueles que não lograram êxito. Ainda assim, recebam os cumprimentos pelas votações.

Dito isso, passo a presidência, neste momento, para o Vereador João Jorge, que conduzirá a sessão.

Antes, porém, convoco os Srs. Vereadores para cinco sessões extraordinárias, com o início logo após a sessão ordinária de terça-feira, dia 15 de outubro; cinco sessões extraordinárias logo após a sessão ordinária de quarta-feira, dia 16 de outubro; e cinco sessões extraordinárias logo após a sessão ordinária de quinta-feira, dia 17 de outubro. Todas com a Ordem do Dia a ser publicada.

Na próxima terça-feira, votaremos os projetos acordados no Colégio de Líderes.

Nobre Vereador João Jorge, parabéns pela reeleição. Assuma a Presidência do Plenário.

- Manifestação fora do microfone.

O SR. PRESIDENTE ( Milton Leite - UNIÃO ) - Não, o nobre Vereador João Jorge irá presidir a presente sessão.

- Assume a presidência o Sr. João Jorge.

O SR. PRESIDENTE ( João Jorge - MDB ) - Tem a palavra, pela ordem, o nobre Vereador Sansão Pereira.

O SR. SANSÃO PEREIRA (REPUBLICANOS) - (Pela ordem) - Graças a Deus. Graças a Deus.

A SRA. SANDRA SANTANA (MDB) - (Pela ordem) - Sr. Presidente. V.Exa. poderia me inscrever, por favor.

O SR. FABIO RIVA (MDB) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, antes do pronunciamento do nobre Vereador Sansão Pereira, eu quero fazer uma sugestão a V.Exa. Sugiro que os Srs. Vereadores que quiserem se pronunciar façam suas inscrições diretamente na Mesa, para não atrapalharem o orador.

O SR. PRESIDENTE ( João Jorge - MDB ) - Perfeito. Só me procurar na Mesa, por favor, que eu registro a inscrição.

O SR. SANSÃO PEREIRA (REPUBLICANOS) - (Pela ordem) - Obrigado, Líder.

O SR. FABIO RIVA (MDB) - (Pela ordem) - Quem estiver on-line pode se inscrever no chat, que nós estamos acompanhando também.

O SR. PRESIDENTE ( João Jorge - MDB ) - Perfeito. Desculpe, nobre Vereador Sansão Pereira. Tem V.Exa. a palavra, pela ordem. Parabéns pela sua reeleição.

O SR. SANSÃO PEREIRA (REPUBLICANOS) - (Pela ordem) - Muito obrigado.

Quero cumprimentar o Presidente, nobre Vereador João Jorge, e parabenizá-lo. Cumprimentar também os nobres Vereadores, Vereadoras, autoridades, todos aqueles que estão nos acompanhando presencialmente, pela Rede Câmara SP ou pelo canal do YouTube.

Quero, em primeiro lugar, agradecer a Deus, agradecer à minha esposa, que tem me acompanhado, me dado forças e me orientado. Agradecer também à equipe que tem trabalhado conosco, à equipe do gabinete que, graças a Deus, coloca toda a sua força e competência, o que nos têm ajudado muito.

Então, reforço meu agradecimento à equipe do nosso gabinete, como também aos líderes, a todos os eleitores que têm participado, que votaram conosco. Agradeço pelos 42.229 votos e pela confiança no nosso trabalho, o que me permite continuar representando todos por mais quatro anos. Muito obrigado.

Aproveito para cumprimentar e parabenizar o Prefeito Ricardo Nunes pelo resultado no primeiro turno das eleições. O fato de alcançar o primeiro lugar é um reconhecimento do trabalho árduo que S.Exa. tem realizado em prol da nossa cidade, a qual tem tido melhorias significativas em áreas fundamentais como saúde, educação, infraestrutura e também segurança. A dedicação do Prefeito Ricardo Nunes tem sido incansável e os resultados são visíveis em cada canto da cidade.

O Prefeito, como defensor da família e dos valores cristãos, tem nos apoiado em diversos projetos e na luta contra ideologias negativas, ideologias de esquerda. O Prefeito Ricardo Nunes pode contar com todo o nosso apoio para o segundo turno.

Estamos juntos para garantir que São Paulo continue avançando e se tornando um lugar cada vez melhor para todos. Que Deus continue abençoando a nossa cidade, esta Câmara.

Quero também agradecer ao Dr. Breno, ao nosso Procurador Baccarin, à toda a equipe de assessoria do Plenário, ao Camilo, ao Alexandre. São muitos nomes, agradeço a todos.

O pessoal da Rede Câmara SP está ali já esperando, está sempre nos acompanhando, assim como os GCMs, os bombeiros e os assessores que estão aqui. Boa tarde e ótima sessão.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE ( João Jorge - MDB ) - Obrigado, nobre Vereador Sansão Pereira.

Tem a palavra, pela ordem, o nobre Vereador Ricardo Teixeira, a quem também cumprimento, parabenizando pela sua reeleição.

O SR. RICARDO TEIXEIRA (UNIÃO) - (Pela ordem) - Obrigado, Sr. Presidente. É uma honra estar nesta tribuna num dia tão especial para mim, para o Vereador Ricardo Teixeira, para os meus cerca de 31.566 amigos - não guardei o número ainda. Cumprimento todos os amigos desta Casa, os Vereadores, reeleitos ou não, que participaram ou não nesse pleito.

Sabemos o quanto foi difícil, não é? Foi uma eleição muito difícil, muito difícil. Eu estou indo para o sexto mandato. Nesses últimos cinco mandatos, nas últimas cinco eleições, eu não vi nada parecido com essa última.

Mas hoje eu venho a esta tribuna para agradecer, principalmente aos católicos da Zona Leste. É só observar o meu mapa eleitoral e verificar que, em toda a região da Diocese de São Miguel, recebi mais de 10 mil votos. Eu destino esse resultado a vocês, católicos da zona Leste, que me ajudaram muito. Eu quero agradecer muito ao bispo da Diocese de São Miguel, Dom Algacir, e a todos os padres da Diocese de São Miguel, que me ajudaram muito. Carregaram-me, como católico que sou, em toda a região da zona Leste.

Presidente, Vereadores, o outro grande time que me ajudou foi o dos motoqueiros, os motoboys, os “motocas”. Perto de 10 mil votos, também, eles trouxeram para mim. Esse apoio for por conta de uma política nova implantada na cidade de São Paulo, quando eu era Secretário de Mobilidade e Trânsito, que deu certo, que salva vidas. Eu fui reconhecido por essa categoria. Essa categoria votou em mim e eu quero agradecer muito ao Sr. Gil, que é o Presidente do Sindimoto. Pessoalmente, fez campanha para mim nas suas redes sociais. Toda a diretoria do Sindimoto me apoiou também.

Os santistas também votaram em mim. Não votaram em V.Exa., não, Vereador Isac Felix. Votaram em mim. Os santistas são de cabelinho branco, como eu. O Vereador tem o cabelo preto. Então, votaram em mim. Não votaram em V.Exa. Enfim, a Mancha votou em S.Exa. É santista, mas a Mancha votou em S.Exa., por causa do meu querido amigo, o Senador Carlinhos.

É isso, gente. Eu tive muito voto e não esperava tanto. Na última eleição, eu tive 23 mil. Nesta, eu fiz 31.566. Estou muito feliz, muito honrado, e espero os próximos quatro anos. Só peço a Deus saúde para trabalhar muito por todos esses amigos que confiaram, mais uma vez, o voto no Vereador Ricardo Teixeira.

Deixo um beijo no coração de vocês e desejo sucesso a todos.

Obrigado, Presidente.

O SR. PRESIDENTE ( João Jorge - MDB ) - Obrigado, nobre Vereador Ricardo Teixeira.

Tem a palavra, pela ordem, o nobre Vereador Senival Moura, que também volta, reeleito. Qual mandato é o próximo, Vereador? Qual é o número?

O SR. SENIVAL MOURA (PT) - (Pela ordem) - É o sexto mandato.

O SR. PRESIDENTE ( João Jorge - MDB ) - Parabéns. V.Exa. tem a palavra, pela ordem, por até cinco minutos.

O SR. SENIVAL MOURA (PT) - (Pela ordem) - Eu quero cumprimentar todos aqueles que nos acompanham pela Rede Câmara SP, os leitores do Diário Oficial e o público presente, hoje, apesar de as galerias do plenário estarem vazias. Contudo, eu digo sempre que, primeiramente, temos de agradecer a Deus. É o hábito em minhas falas. Então, primeiramente, agradeço a Deus por mais esse resultado, essa luta, que não foi fácil, mas, graças a Deus, superamos todos os problemas e dificuldades.

Quero, também, cumprimentar e parabenizar os 48 candidatos que foram ao pleito pela chapa do Partido dos Trabalhadores. Lutaram, batalharam e fizeram um enfrentamento bem gostoso na cidade. Fizeram o debate no campo das ideias. Isso é importante. Especialmente, aos oito que foram eleitos - foram sete reeleitos e há um novo, Dheison. Desejo todo sucesso no próximo mandato.

Nos próximos quatro anos, que tenha muito sucesso o conjunto dos Vereadores da Câmara Municipal que disputaram, que tiveram a vontade e a determinação de fazer a disputa, de fazer a luta por um novo mandato. Nem todos conseguiram, mas temos de parabenizar todos os que fizeram esse esforço, os que fizeram a luta em busca de uma política pública de qualidade nesta cidade, debatendo, sempre, no campo das ideias. É o que nós temos de levar para o povo.

Parabenizo todos os 52 Vereadores que disputaram a reeleição, especialmente os que foram reeleitos. Foi um grupo muito grande que voltou para a Câmara. Acho que 35 Vereadores que disputaram e já tinham mandato foram reeleitos. Quero desejar sucesso a todos os Colegas, aos companheiros.

Vereador Fabio Riva, Líder do Governo, Vereador João Jorge, Presidente neste momento, certamente, nos próximos quatro anos, aqui será um palco de grandes debates, porque são grandes Vereadores os que virão para cá e eu tenho certeza de que vão fazer um debate muito grande por essa cidade. Então, temos de parabenizar todos.

Finalizo, Presidente, agradecendo a todos aqueles e aquelas que confiaram, mais uma vez, no Vereador Senival Moura, que depositaram o voto de confiança em mim, pela minha história na cidade de São Paulo. Só tenho a agradecer a todos aqueles que depositaram essa confiança em mim. Eu tenho certeza de que vão sempre esperar do Vereador Senival Moura lutar pelo mais importante para a cidade.

Eu tenho o hábito de usar esta tribuna para discutirmos os pontos importantes da cidade. O papel do Vereador, nesta tribuna, é fazer política pública, é fazer o debate no campo das ideias daquilo que é importante para a cidade de São Paulo, e não fazer politicagem. Por vezes, as pessoas acabam misturando e fazendo politicagem.

Sempre uso esta tribuna para defender os interesses da nossa cidade. Penso que o papel do parlamentar é este: quando ele recebe autorização do eleitor para representá-lo durante quatro anos, é para representar a cidade de São Paulo e fazer justiça pela cidade, com maestria, defendendo política pública para esta que é a maior cidade do país, o quarto orçamento da União.

Esse é o recado que deixo para os eleitores da cidade de São Paulo, especialmente para aqueles que, em diversos pontos da cidade, confiaram mais uma vez neste Vereador. Deixo um recado especial para a população, especialmente para a minha região, zona Leste, que acreditou em mim, depositando crédito no Vereador Senival Moura.

Não abordarei outros assuntos. Tive alguns problemas de saúde, problemas de que todos são passíveis; mas, graças a Deus, consegui superar tudo e estou novamente nesta Casa. E tenham a certeza de que irei exercer meu mandato durante os quatro anos com grande responsabilidade.

Obrigado, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Obrigado, nobre Vereador Senival Moura.

Tem a palavra, pela ordem, a nobre Vereador Sandra Santana. Parabéns a V.Exa. pela reeleição.

A SRA. SANDRA SANTANA (MDB) - (Pela ordem) - Boa tarde, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Vereadores, equipe técnica do plenário, telespectadores que assistem a esta sessão e Colegas que me antecederam desta tribuna.

Minha fala é de agradecimento. Em primeiro lugar, agradeço a Deus pela nossa vida, pela nossa saúde, por Ele ter-nos sustentado por todo esse período de campanha, propiciando conciliarmos a campanha com o trabalho de Vereadora, e também pelo resultado que obtivemos. Conseguimos dobrar a votação que havíamos tido em 2020, e, por isso, só temos a agradecer.

Agradeço também a todos aqueles que estiveram conosco nessa caminhada: assessores, colaboradores, apoiadores, simpatizantes e, principalmente, eleitores que nos confiaram seu voto. Todos podem ter certeza de que, assim como está sendo neste meu primeiro mandato, a intenção é que consigamos também dobrar nosso trabalho e atender cada vez mais a população mais periférica, mais vulnerável, estando cada vez mais presente e dando cada vez mais oportunidades e possibilidades de transformar vidas e territórios.

Quero também agradecer, em nome do Prefeito Ricardo Nunes, a votação expressiva e a demonstração de confiança que São Paulo deu a S.Exa., reconduzindo-o ao segundo turno nessa disputa. Espero, do fundo do coração, que possamos ter de fato momentos de debates e apresentação de propostas, em que a população possa ver mais uma vez quem é o Prefeito Ricardo Nunes: aquele que, durante esses últimos quatro anos, esteve presente em cada canto da cidade sendo Prefeito de fato, promovendo melhorias, fazendo investimentos, olhando no olho da população, enfrentando os problemas e levando soluções. Esse é o Ricardo Nunes que a população de São Paulo vai continuar vendo nesses próximos dias.

Então, passada toda essa fase de ataques e xingamentos, que possamos, pelo menos nessa reta final, ter o bom debate para que a população possa, ao final, escolher aquele que, de fato, tem condição de representá-la.

Queria cumprimentar também cada um dos colegas Vereadores que participaram dessa campanha para a reeleição; cumprimentar absolutamente todos que estiveram à frente mostrando seu trabalho com garra e determinação; parabenizar todos e dizer que nem sempre o resultado que nós temos é aquele que desejamos, mas sabemos que os planos do Senhor são perfeitos, e que - muitas vezes - Ele com certeza tem algo muito melhor para cada um de nós.

Queria encerrar então, Sr. Presidente, agradecendo mais uma vez, e cumprimentando todos.

Obrigada.

O SR PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Obrigado, nobre Vereadora Sandra Santana.

Tenha a palavra, pela ordem, o nobre Vereador Celso Giannazi.

O SR. CELSO GIANNAZI (PSOL) - (Pela ordem) - Boa tarde, Sr. Presidente, Sras. Vereadoras e Srs. Vereadores, público que nos acompanha.

Também não poderia ser diferente. Quero vir aqui à tribuna, hoje, e cumprimentar os candidatos que enfrentaram esse pleito muito difícil na cidade de São Paulo, muito concorrido.

Gostaria de parabenizar a todas e todos, eleitos e não eleitos.

Queria cumprimentar a chegada, na nossa Federação, das nossas Colegas Amanda Paschoal, Keit Lima e Marina Bragante, da REDE, que está na nossa Federação, e cumprimentar também o belo e brilhante trabalho que fez aqui o mandato da nossa amiga e colega Vereadora Elaine do Quilombo Periférico, além de dizer que isso é só uma fase; que daqui a pouco S.Exa. estará de volta conosco pelo brilhante trabalho e excelente mandato que fez na Câmara Municipal de São Paulo.

E eu gostaria de agradecer, Sr. Presidente, os votos, que nós tivemos e o apoio que nós tivemos de 57.789 pessoas na cidade de São Paulo, que acreditaram no nosso mandato na Câmara Municipal.

Eu não estou sozinho. Faço parte do coletivo Educação em Primeiro Lugar, composto pelo Deputado Estadual Carlos Giannazi e pela professora e Deputada Federal Luciene Cavalcante.

Temos feito essa luta incansável, incessante em defesa da educação pública, em defesa dos serviços públicos, pela valorização dos profissionais da educação, dos professores, do quadro de apoio, e de muitas pessoas que depositaram sonhos e esperanças na nossa candidatura, porque chegamos à Câmara Municipal de São Paulo, e o mandato de luta se presta a ser um instrumento de transformação social e de resistência.

Cumprimos esse papel de fiscalizar o Poder Executivo na cidade de São Paulo.

E eu, nesse ínterim, e nesse mesmo sentido, Sr. Presidente, quero dizer também que nós - com essa votação que a população, os profissionais, os servidores públicos, mais especificamente os profissionais da educação, nos deram, um conjunto de muitas pessoas -, posicionamo-nos no 20º mandato mais bem votado do Brasil. Saiu uma pesquisa, ontem, no G1 que nos coloca nessa posição com 57.789 votos, e o 20º mandato mais votado do Brasil.

Então, queria agradecer muito a todos e todas que confiaram e confiam em nós e acompanham nosso trabalho. Vamos continuar nesta mesma linha da coerência, da luta de defesa da educação pública.

E eu não poderia deixar de comentar sobre um apelo que faço ao Prefeito Ricardo Nunes, na verdade à Administração do Sr. Prefeito pela covardia, pela insensatez, pela crueldade que fez ao confiscar aposentadorias e pensões. Eu tenho aqui holerite...

- Manifestações no plenário.

O SR PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Nobre Vereador Celso Giannazi, foi combinado...

O SR. FABIO RIVA (MDB) - (Pela ordem) - Sr. Presidente.

O SR. CELSO GIANNAZI (PSOL) - (Pela ordem) - Eu tenho aqui holerite de servidor público aposentado e pensionista, que ganha dois mil e quinhentos reais, em que estão sendo confiscados 14%.

O SR. FABIO RIVA (MDB) - (Pela ordem) - Nobre Vereador, fizemos um combinado e V.Exa. não cumpre acordo nesta Casa.

O SR. CELSO GIANNAZI (PSOL) - (Pela ordem) - Está havendo cerceamento aqui? Cerceamento? Cerceamento! Cerceamento!

O SR. FABIO RIVA (MDB) - (Pela ordem) - O senhor concordou. O senhor não cumpre. O senhor estava no Colégio de Líderes. Coloque o Colégio de Líderes na tela, Sr. Presidente.

O SR. CELSO GIANNAZI (PSOL) - (Pela ordem) - Não há aparte. Eu não concedi. A Vereadora Sandra Santana subiu à tribuna e falou bem do Prefeito Ricardo Nunes e da sua política. Eu posso falar. Tenho o direito de fala, e vou falar. Vou continuar no meu tempo...

- Falas simultâneas.

O SR. CELSO GIANNAZI (PSOL) - (Pela ordem) - Eu vou falar. Vou continuar meu tempo. Quero só dizer que este é um apelo que estou fazendo ao Prefeito Ricardo Nunes para revogar o confisco, Vereador Isac Felix, dos aposentados e pensionistas, porque as pessoas que votaram no nosso mandato são, muitas delas, justamente aposentados e pensionistas que ganham 2,5 mil reais e têm confiscados 14% de seus ganhos!

O Prefeito Ricardo Nunes está privando o direito dessas pessoas de comprar medicamentos e também seus alimentos. Essa é a verdade da administração do Prefeito Ricardo Nunes, e a cidade precisa conhecer quem é S.Exa.

Então, vamos fazer o que precisamos fazer e mudar o que temos de mudar. A população de São Paulo decidiu pela mudança. A maioria da cidade decidiu pela mudança. Não sei o que V.Exas. têm de problema.

O SR. ISAC FELIX (PL) - (Pela ordem) - Não vai mudar nada.

- Falas simultâneas.

- O Sr. Presidente faz soar a campainha.

O SR. GILSON BARRETO (MDB) - (Pela ordem) - Sr. Presidente. Requeiro o encerramento dos trabalhos.

O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Só um minutinho, nobre Vereador, por favor. Só quero deixar registrado e lamentar essa postura. (Pausa)

Vou devolver a presidência ao Vereador Milton Leite.

- Assume a presidência o Sr. Milton Leite.

O SR. PRESIDENTE (Milton Leite - UNIÃO) - Obrigado.

O SR. FABIO RIVA (MDB) - (Pela ordem) - Sr. Presidente. Por favor, só pedir para aumentar o microfone de apartes que está muito baixo.

O SR. PRESIDENTE (Milton Leite - UNIÃO) - Vou passar a palavra ao nobre Vereador João Jorge, pela ordem, para que utilize os 5 minutos que me pediu antes que eu encerre a sessão.

Há mais três Parlamentares inscritos, e quero garantir a palavra de todos. O acordo foi para que houvesse paz hoje. Então, nobre Vereador João Jorge, dentro do espírito de construção da paz, concedo a palavra a V.Exa.

O SR. JOÃO JORGE (MDB) - (Pela ordem) - Obrigado, Sr. Presidente. Pedi a palavra ao Presidente Milton Leite. Até faria uso da palavra depois, para também agradecer àqueles eleitores que votaram em mim e me reconduziram ao meu terceiro mandato. Muito obrigado.

É uma honra estar nesta Câmara ao lado de Colegas tão queridos, muitos deles, inclusive, já pelo terceiro mandato também. Muito obrigado aos Colegas e ao povo de São Paulo.

Todavia, não quero deixar essa tribuna sem um forte repúdio à atitude do Vereador Celso Giannazi que, a cada dia, vai construindo sua fama de não honrar acordos, de não cumprir acordos.

No Colégio de Líderes, foi categórico o Presidente Milton Leite quando concordamos que S.Exa. abriria a palavra, hoje, para todos, para agradecimento, para celebração na primeira sessão, depois da eleição ou reeleição de Vereadores e Vereadoras. Seria uma celebração, com cumprimentos e agradecimentos aos eleitores, mas o Vereador Celso Giannazi não fugiu ao seu DNA. S.Exa. foi bem até quando estava faltando um minuto para finalizar. Aí, passou a descambar, criticar, como é, infelizmente, próprio dele.

Como não quero acusar os demais Parlamentares do PSOL, então também vou parar por aqui, mas é lamentável o que V.Exa. fez aqui, Vereador. Merece repúdio não só meu, mas de toda a Casa.

O Vereador Celso Giannazi - e peço atenção dos novos Vereadores que virão para cá no ano que vem -, não é cumpridor de acordo. O Vereador do PSOL Celso Giannazi não é cumpridor de acordo. Desonra seus votos, desonra seus eleitores e passa uma péssima imagem da Câmara Municipal de São Paulo.

Obrigado, Sr. Presidente.

O SR. CELSO GIANNAZI (PSOL) - (Pela ordem) - Fake news , nobre Vereador João Jorge. Isso é fake news . Só pode subir à tribuna para elogiar o Prefeito Ricardo Nunes? Só para isso que pode?

- Falas simultâneas.

O SR. CELSO GIANNAZI (PSOL) - (Pela ordem) - Ah, que é isso, Vereador?

O SR. PRESIDENTE (Milton Leite - UNIÃO) - Nobre Vereador, construímos um acordo.

O SR. CELSO GIANNAZI (PSOL) - (Pela ordem) - Construímos, Presidente, mas, se pode subir para elogiar o Prefeito, também se pode subir para falar a verdade.

A SRA. RUTE COSTA (PL) - (Pela ordem) - Sr. Presidente.

- Falas simultâneas.

O SR. PRESIDENTE (Milton Leite - UNIÃO) - Nobre Vereador, por favor. Vereador Celso Giannazi.

A SRA. RUTE COSTA (PL) - (Pela ordem) - Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Milton Leite - UNIÃO) - Darei a palavra a V.Exa. em seguida, Nobre Vereadora.

A SRA. RUTE COSTA (PL) - (Pela ordem) - Obrigada.

O SR. PRESIDENTE (Milton Leite - UNIÃO) - Só quero fazer uma menção rápida ao nobre Vereador Celso Giannazi. Nós fizemos um acordo para que só nos dirigíssemos aos nossos eleitores, àqueles que votaram em nós, em agradecimento, pois é um gesto muito grande do povo que votou em todas as senhoras e senhores, que os reconduziram essa Casa. Hoje é um dia de cidadania.

Então, ficou apartado o debate, seja sobre o Sr. Prefeito, sobre as candidaturas, enfim, deixamos essa troca para outro momento. Hoje era um dia especial. Portanto, peço que continue assim, nobre Vereador, até para encerrar bem o dia de hoje.

- Manifestação fora do microfone.

O SR. PRESIDENTE (Milton Leite - UNIÃO) - Fica meu apelo. Vamos combinar de encerrar por aqui os dois lados, nobre Vereador. Faço o apelo e encerramos por aqui.

Qual é a questão de ordem, nobre Vereadora?

A SRA. RUTE COSTA (PL) - (Pela ordem) - Eu queria só fazer um apelo aos Colegas. Vamos nos ater aos trâmites do regimento aqui.

O SR. PRESIDENTE (Milton Leite - UNIÃO) - É só isso mesmo, nobre Vereadora.

A SRA. RUTE COSTA (PL) - (Pela ordem) - Solicitei a palavra para pedir que mantenhamos o rigor desta Casa, vamos aumentar o nível da nossa política.

O SR. PRESIDENTE (Milton Leite - UNIÃO) - É o espírito natalino chegando.

A SRA. RUTE COSTA (PL) - (Pela ordem) - Exatamente. Obrigada.

O SR. PRESIDENTE (Milton Leite - UNIÃO) - Tem a palavra, pela ordem, o nobre Vereador Isac Felix.

O SR. ISAC FELIX (PL) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, nobres Colegas Vereadores, venho a esta tribuna para, mais uma vez, agradecer aos 62.275 paulistanos que acreditaram no meu trabalho e que me reconduziram a esta Casa.

Gostaria de parabenizar todos os colegas Vereadores e demais candidatos que disputaram a eleição com muita coragem e afinco, dando um exemplo de democracia. Como Líder do PL, e respeitando o acordo feito no Colégio de Líderes, vou me ater ao tema proposto de agradecimento aos eleitores e principalmente a Deus, por me dar saúde e ter me reconduzido a esta Casa.

Muito obrigado.

- Assume a presidência o Sr. João Jorge.

O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Parabéns, nobre Vereador Isac Felix, pela reeleição e ótima votação.

Tem a palavra, pela ordem, o nobre Vereador Fabio Riva, querido Líder do Governo e parceiro do agora terceiro mandato, a quem desde já cumprimento pela reeleição e votação.

O SR. FABIO RIVA (MDB) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, nobres Vereadores e Vereadoras, primeiramente agradeço a Deus por mais esta oportunidade. Há dois anos, eu sofri um enfarte, duas paradas cardíacas e, no mesmo dia, continuei trabalhando por saber da minha responsabilidade com o meu mandato e para honrar os eleitores que, em 2020, reconduziram-me a esta Casa.

Agradeço também ao movimento de moradia Associação dos Trabalhadores sem Terra de São Paulo, do qual faço parte, presidido pela Cleusa Ramos e que tem como Coordenador-Geral Marcos Zerbini, um grande exemplo de homem público, duas vezes vereador nesta Casa, deputado estadual por quatro mandatos e atualmente Subprefeito de Pirituba/Jaraguá. Agradeço ainda a todos os coordenadores da Associação e aos associados, que há mais de 40 anos acreditam na luta por moradia, história que eu tenho orgulho de representar.

Agradeço ainda aos 44.627 eleitores que confiaram a mim seus votos no último domingo. O resultado dessas últimas eleições mostrou que o trabalho sincero e com responsabilidade e a missão que eu tenho com a habitação sempre vencem. Reafirmo o meu compromisso de terminar este mandato que ainda está vigente e, a partir de 1º de janeiro de 2025, iniciar o novo mandato com o mesmo foco e sempre tendo como missão a habitação.

Por fim, agradeço a todos os demais apoios vindos da família, dos amigos, do pessoal da limpeza urbana da cidade de São Paulo, da Escola de Samba Dragões da Real, do apóstolo Rodrigo Salgado e da bispa de Pirituba, e dos pastores da região de Perus, onde, pela primeira vez, eu tive uma votação muito expressiva, resultado das muitas obras, principalmente a de combate às enchentes, no valor de mais de 150 milhões de reais, um sonho tornado realidade, o início da construção da UPA no Distrito Anhanguera e a nova UBS do Recanto dos Humildes. Perus agora não vai mais ter medo de chuva. Na região de Pirituba, a retomada das obras da ponte Pirituba-Lapa e a transferência, do Estado para o Município, do importante Hospital Sorocabana, aprovada por esta Casa, uma obra de mais de 250 milhões de reais que atualmente está sendo realizada.

Portanto, tivemos muito trabalho, mas fizemos muita coisa pela região. Nosso compromisso é de trabalhar bastante para que a população da nossa cidade seja sempre a primeira a receber recursos e investimentos e, principalmente, cuidar de gente, cuidar das pessoas mais vulneráveis, aquelas que precisam de assistência, de atendimento. Esse é um grande desafio da cidade de São Paulo. Mas ninguém faz nada sozinho. Então, esta Câmara Municipal vai ter um papel fundamental nos próximos quatro anos, para que possamos votar projetos importantes, que transformem a vida das pessoas, e para que as pessoas possam ter mais oportunidades. E que possamos ter uma cidade muito mais próspera, com muitos empregos, com renda para a população paulistana e muito investimento na área social.

É isso o que eu espero.

E muito mais moradias. Nós temos um programa, Programa Habitacional da Cidade de São Paulo - Pode Entrar, no qual temos mais de 72 mil unidades habitacionais contratadas em obras. Acho que é um programa muito importante, que passou por esta Câmara Municipal e hoje é lei na cidade de São Paulo.

Eu tenho muito orgulho, não apenas como Vereador, mas também como Líder do Governo, de ter encaminhado esses inúmeros projetos ao crivo do Plenário. Então, parabenizo os Vereadores que foram reeleitos, e mostro o meu sincero respeito àqueles que não conseguiram atingir o número de votos necessários. E afirmo que aqui ninguém perde; na verdade, não se atinge o número necessário de votos. Porque todos tiveram um papel importantíssimo nesses últimos quatro anos, seja votando, aprovando projetos, discutindo no Plenário, tudo o que a população espera de um vereador e de uma vereadora na Câmara Municipal. É muito trabalho, muita honestidade e muito respeito.

Muito obrigado, senhores.

O SR. PRESIDENTE ( João Jorge - MDB ) - Obrigado, nobre Vereador Fabio Riva.

O SR. RUBINHO NUNES (UNIÃO) - (Pela ordem) - Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE ( João Jorge - MDB ) - Tem a palavra, pela ordem, nobre Vereador Rubinho Nunes.

O SR. RUBINHO NUNES (UNIÃO) - (Pela ordem) - De maneira muito breve, primeiramente agradeço a Deus e aos mais de 100 mil paulistanos que confiaram a mim mais um mandato. Parabenizo os Vereadores e também ao nobre Vereador e meu amigo, Sargento Nantes, que está conosco e teve 112 mil votos. Agradeço a sua presença e o anuncio no Plenário. Muito obrigado.

O SR. PRESIDENTE ( João Jorge - MDB ) - Bem-vindo, nobre Vereador Sargento Nantes. Parabéns pela expressiva votação. Ano que vem estaremos juntos na Câmara Municipal.

Tem a palavra, pela ordem, o nobre Vereador Dr. Nunes Peixeiro.

O SR. DR. NUNES PEIXEIRO (MDB) - (Pela ordem) - Boa tarde, Sras. e Srs. Vereadores. Cumprimento todos os que nos assistem através da Rede Câmara SP, todos os nossos amigos da GCM e todos que trabalham nesta Casa.

Neste momento oportuno, agradeço a todos os eleitores que confiaram no meu trabalho. Eu cheguei a esta Casa na condição de suplente e, em apenas um ano e meio de mandato, consegui mais do que triplicar a minha votação. Fui de 9.400 votos para 30.385 votos. Agradeço a todos os eleitores, a todos os apoiadores, ao pessoal das igrejas, ao pessoal da comunidade de Heliópolis. E também ao pessoal do Ipiranga, onde tive mais de 19 mil votos. Agradeço pela confiança.

Também parabenizo e cumprimento cada um que conseguiu o número suficiente de votos para retornar a esta Casa no próximo mandato. Desejo boa sorte aos novos Vereadores que estão chegando. Que seja um mandato abençoado por Deus.

E, para finalizar, agradeço aos 30.385 eleitores que confiaram em mim. Portanto, muito obrigado, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Obrigado, nobre Vereador Dr. Nunes Peixeiro. Parabéns pela sua ótima votação. Foi uma ascensão muito grande em relação a sua votação anterior, seus votos mais que triplicaram.

Tem a palavra, pela ordem, a nobre Vereadora Rute Costa, a quem cumprimento pela linda reeleição.

A SRA. RUTE COSTA (PL) - (Pela ordem) - Boa tarde, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Vereadores.

Venho hoje, em primeiro lugar, agradecer a Deus. Parece um clichê, mas eu vivo isso, creio nisto: que a nossa vida é uma vida com propósito. Se eu volto para cá é porque ainda tenho algo a realizar pela cidade. Agradeço a todos os eleitores, principalmente a minha igreja, Assembleia de Deus - Ministério de Belém, que é a igreja onde eu nasci. Mas também agradeço às outras igrejas que me apoiaram. Eu não vou ousar dizer o nome de cada uma delas, porque eu posso errar, e minha memória não é assim tão boa.

Mas eu agradeço a cada um dos 43.090 votos que tive nesta eleição, que foram resultado de graça divina e trabalho suado. Continuo nesta Casa legislando pelo bem das pessoas desta cidade e por uma cidade melhor, mais humana, mais acolhedora, pela infância, pelas famílias. Vou continuar legislando a favor daquilo que continuo fazendo. Em Filipenses temos: “Tudo o que é bom, honesto, de boa fama, nisso pensai”. E é nisso que apoio os meus pensamentos e a minha vida.

Portanto, agradeço o voto de cada um dos senhores. Não posso esquecer de fazer alguns agradecimentos especiais. Quero agradecer ao meu paizinho, que, no alto dos seus 90 anos completados ontem, continua firme e forte e sei que sempre vou poder contar com os joelhos dele dobrados a meu favor. Perdi a minha mãe, mas continuo muito rica porque continuo tendo meu pai. Ontem tive o privilégio de comemorar os 90 anos dele.

Então, quero fazer menção ao meu pai, a meus irmãos, e, de maneira especial, ao meu esposo e aos meus filhos, minhas noras, meu genro, minha filha e os meus netinhos, que só quem é candidato sabe o que a família precisa enfrentar numa campanha.

Quero agradecer também ao partido que me acolheu, o PL. Agradecer ao Presidente Valdemar Costa Neto; à Michelle Bolsonaro; à minha amiga, Senadora Damares, que me aconselhou. É minha amiga de oração. Quero agradecer também ao meu Líder, Isac Felix. O meu coração é só gratidão. Não saberia nomear todos que fizeram alguma coisa pela minha campanha. Agora digo: estarei trabalhando arduamente, com muita vontade de fazer o bem para esta cidade.

Agradeço a todos. Obrigado pela oportunidade, Presidente.

O SR. PRESIDENTE ( João Jorge - MDB ) - Obrigado, nobre Vereadora Rute Costa.

Não há mais oradores inscritos.

Por acordo de lideranças, encerrarei a presente sessão.

Informo aos Srs. Vereadores que as sessões ordinárias dos dias 9 e 10 de outubro foram desconvocadas para realização de reuniões técnicas.

Convoco os Srs. Vereadores para a próxima sessão ordinária, terça-feira, dia 15 de outubro, com a Ordem do Dia a ser publicada.

Relembro aos Srs. Vereadores a convocação de cinco sessões extraordinárias logo após a sessão ordinária de terça-feira, dia 15 de outubro; cinco sessões extraordinárias logo após a sessão ordinária de quarta-feira, dia 16 de outubro; e cinco sessões extraordinárias logo após a sessão ordinária de quinta-feira, dia 17 de outubro. Todas com a Ordem do Dia a ser publicada.

Desconvoco todas as sessões extraordinárias convocadas para hoje e para o restante da semana.

Estão encerrados os nossos trabalhos.