Brasão - Câmara de São Paulo SECRETARIA DE REGISTRO PARLAMENTAR E REVISÃO - SGP.4
EQUIPE DE TAQUIGRAFIA E REVISÃO - SGP.41
NOTAS TAQUIGRÁFICAS
SESSÃO ORDINÁRIA DATA: 02/12/2025
 
2025-12-02 090 Sessão Ordinária

90ª SESSÃO ORDINÁRIA

02/12/2025

O SR. PRESIDENTE ( João Jorge - MDB ) – Boa tarde, nobres Vereadores e Vereadoras. E m virtude do falecimento do ex-Vereador e ex-Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Sr. Paulo Soares Cintra, não teremos sessão hoje, nem ordinária e nem extraordinária. Eu vou ler rapidamente sobre quem foi Paulo Soares Cintra, e depois faço as devidas desconvocações e convocações.

Faleceu, no último domingo, 30 de novembro, aos 94 anos, Paulo Soares Cintra, natural da cidade de Pederneiras, interior de São Paulo. Ocupou o cargo de Presidente da Câmara Municipal de São Paulo nos anos de 1971 e 1972. Foi Vereador nesta Casa de 1964 até 1973. Foi o primeiro Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social do Município de São Paulo. Dedicou-se ainda às obras assistenciais da AEB - Associação Evangélica Beneficente, na qual atuou por mais de 65 anos, sendo conselheiro, diretor, vice-presidente, presidente e secretário-executivo também.

Como Secretário, ajudou na criação dos primeiros centros de educação infantil na capital paulista, sendo que, 4 dos 6 inaugurados naquela época, estão até hoje sobre administração da Associação Evangélica Beneficente - AEB. São eles: CEI Vila Nova Cachoeirinha, CEI Vila Gustavo, CEI Belém e CEI Vila Nova Leopoldina.

Peço aos Srs. Parlamentares e a todos os presentes em plenário que, neste momento, observemos um minuto de silêncio em homenagem ao Sr. Paulo Soares Cintra, ex-Vereador e ex-Presidente da Câmara Municipal de São Paulo.

- O Sr. Presidente faz soar a campainha.

- Minuto de silêncio.

O SR. PRESIDENTE (João Jorge – MDB) – Obrigado a todos. Em razão do falecimento do Sr. Paulo Soares Cintra, esta presidência desconvoca a sessão ordinária convocada para o dia de hoje.

A próxima sessão ordinária fica convocada para amanhã, quarta-feira, 3 de dezembro de 2025, às 15h. Relembro a convocação de cinco sessões extraordinárias após a sessão ordinária de amanhã, 3 de dezembro; cinco sessões extraordinárias aos cinco minutos de quinta-feira, 4 de dezembro de 2025; cinco sessões extraordinárias às 15h15 min de quinta-feira, 4 de dezembro de 2025; cinco sessões extraordinárias aos cinco minutos de sexta-feira, 5 de dezembro de 2025; e mais cinco sessões extraordinárias às 15h de segunda-feira, 8 de dezembro de 2025; e cinco sessões extraordinárias aos cinco minutos de terça-feira, 9 de dezembro de 2025. Todas as sessões terão suas pautas publicadas no Diário Oficial da Cidade.

Desconvoco todas as sessões extraordinárias convocadas para hoje e aos cinco minutos de amanhã.

Cumprida a parte regimental, gostaria de informar aos Srs. Vereadores e às Sras. Vereadores que porventura não receberam ainda as diligências acordadas pelo Colégio de Líderes, que ficou decidido que não haveria sessões na data de hoje, nem ordinária, nem extraordinária.

Amanhã, quarta-feira, faremos a leitura de dois projetos, um originário do Executivo, que é o Família Acolhedora, e outro elaborado por Parlamentares da comissão criada sobre mototáxi.

Ainda na quarta-feira, votaremos a LOA, que é o Projeto do Orçamento, e o PPA, Projeto do Plano Plurianual, ambos do Executivo.

Também na mesma quarta-feira, votaremos até o item 33 da pauta de projetos. Repetindo: votaremos os itens da pauta do nº 1 ao nº 33, por se tratarem de projetos já antigos, lembrando que, para tanto, houve acordo entre o Executivo e os Parlamentares proponentes.

Reiterando, votaremos a LOA, o PPA e também esses 33 projetos.

Na quinta-feira, além da votação dos projetos Mototáxi e Família Acolhedora, faremos uma reunião conjunta das Comissões para instruir não só os projetos Mototáxi e Família Acolhedora, como também projetos de lei de Srs. Vereadores que estão em pauta e ainda não foram instruídos. Em seguida, procederemos à votação de todos esses projetos de lei, que esperamos que sejam instruídos no Congresso de Comissões.

Estão encerrados os nossos trabalhos.