|
SECRETARIA DE REGISTRO PARLAMENTAR E REVISÃO - SGP.4
EQUIPE DE TAQUIGRAFIA E REVISÃO - SGP.41 NOTAS TAQUIGRÁFICAS |
|
| SESSÃO EXTRAORDINÁRIA | DATA: 02/09/2025 | |
|
29ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA
02/09/2025
- Presidência do Sr. João Jorge.
- Secretaria do Sr. Dr. Milton Ferreira.
- Às 16h17, com o Sr. João Jorge na presidência, feita a chamada, verifica-se haver número legal. Estiveram presentes durante a sessão os Srs. Adrilles Jorge, Alessandro Guedes, Amanda Vettorazzo, Ana Carolina Oliveira, André Souza, Cris Monteiro, Danilo do Posto de Saúde, Dr. Milton Ferreira, Dr. Murillo Lima, Dra. Sandra Tadeu, Edir Sales, Eliseu Gabriel, Ely Teruel, Fabio Riva, George Hato, Gilberto Nascimento, Isac Félix, Janaina Paschoal, Kenji Ito, Marcelo Messias, Pastora Sandra Alves, Professor Toninho Vespoli, Rubinho Nunes, Sandra Santana, Sansão Pereira, Senival Moura, Silvão Leite, Simone Ganem e Thammy Miranda.
O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Há número legal. Está aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos. Esta é a 29ª Sessão Extraordinária, da 19ª Legislatura, convocada para hoje, dia 2 de setembro de 2025. Passemos à Ordem do Dia.
ORDEM DO DIA
O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Passemos à leitura do primeiro item da pauta.
- “PL 26/2025, dos Vereadores AMANDA VETTORAZZO (UNIÃO), KENJI ITO (PODE), ADRILLES JORGE (UNIÃO), RUBINHO NUNES (UNIÃO), PASTORA SANDRA ALVES (UNIÃO), JOÃO JORGE (MDB) E OUTROS SRS. VEREADORES Proíbe a contratação de shows, artistas e eventos abertos ao público infantojuvenil que envolvam, no decorrer da apresentação, expressão de apologia ao crime organizado ou ao uso de drogas e dá outras providências. FASE DA DISCUSSÃO: 1ª APROVAÇÃO MEDIANTE VOTO FAVORÁVEL DA MAIORIA ABSOLUTA DOS MEMBROS DA CÂMARA”.
O SR. PROFESSOR TONINHO VESPOLI (PSOL) - (Pela ordem) - Sr. Presidente.
O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Tem a palavra, pela ordem, o nobre Vereador Professor Toninho Vespoli.
O SR. PROFESSOR TONINHO VESPOLI (PSOL) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, requeiro, regimentalmente, verificação de presença.
O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - É regimental o pedido de V.Exa. Peço aos Srs. Vereadores que registrem presença.
- Inicia-se a verificação de presença.
- A Sra. Cris Monteiro e os Srs. Fabio Riva, Gilberto Nascimento, João Jorge, Professor Toninho Vespoli, André Souza, George Hato, Sansão Pereira, Janaina Paschoal, Simone Ganem, Ana Carolina Oliveira, Sandra Santana, Dr. Milton Ferreira, Kenji Ito e Amanda Vettorazzo registram presença, no microfone.
- Concluída a verificação de presença, sob a presidência do Sr . João Jorge , constata-se a presença das Sras. Amanda Vettorazzo e Ana Carolina Oliveira e dos Srs. André Souza, Cris Monteiro, Dr. Milton Ferreira, Dr. Murillo Lima, Fabio Riva, George Hato, Gilberto Nascimento, Janaina Paschoal, João Jorge, Kenji Ito, Professor Toninho Vespoli, Sandra Santana, Sansão Ferreira e Simone Ganem.
O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Não há quórum para prosseguimento desta sessão.
A SRA. CRIS MONTEIRO (NOVO) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, pela ordem.
O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Tem a palavra, pela ordem, a nobre Vereadora Cris Monteiro.
A SRA. CRIS MONTEIRO (NOVO) - (Pela ordem) - Sr. Presidente, eu queria apenas deixar um registro. Provavelmente esta é a quarta ou quinta sessão, com os chamados projetos polêmicos, que vem sendo obstruída. E sempre pergunto: polêmico para quem? O primeiro projeto da pauta diz algo em seu caput que acho importante frisar: “Proíbe a contratação de shows, artistas e eventos abertos ao público infantojuvenil que envolvam, no decorrer da apresentação, expressão de apologia ao crime organizado ou ao uso de drogas”. O PSOL vem sistematicamente obstruindo a pauta por conta desse projeto que proíbe eventos abertos ao público infantojuvenil que envolvam, no decorrer da apresentação, expressão de apologia ao crime organizado e ao uso de drogas. O que me faz concluir que o PSOL quer que existam eventos na cidade que, sim, envolvam, no decorrer da apresentação, apologia ao crime organizado ou ao uso de drogas.
- Manifestação antirregimental.
A SRA. CRIS MONTEIRO (NOVO) - (Pela ordem) - Ou seja, estou tentando passar um projeto...
- Manifestação antirregimental.
A SRA. CRIS MONTEIRO (NOVO) - (Pela ordem) - Um minutinho, eu estou com a palavra.
- Manifestação antirregimental.
A SRA. LUANA ALVES (PSOL) - (Pela ordem) - Tenho uma dúvida regimental.
O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Deixe-a concluir, nobre Vereadora, é uma questão de ordem.
A SRA. CRIS MONTEIRO (NOVO) - (Pela ordem) - Já vou concluir. Eu estou sendo mais uma vez interrompida, e eu vou continuar, Sr. Presidente. Então, isso me leva a concluir que o PSOL quer, sim, que esse tipo de evento com apologia ao uso de drogas, apologia ao crime organizado, aconteça nesta cidade. Então, queria deixar esta minha fala aqui e perguntar, Sr. Presidente, se V.Exa. tem a possibilidade de abrir mais uma sessão extraordinária para tentarmos passar o projeto que proíbe que esses eventos aconteçam na cidade de São Paulo. Obrigada, Presidente.
O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - A questão de ordem de V.Exa. é se podemos abrir mais uma sessão extraordinária?
A SRA. CRIS MONTEIRO (NOVO) - (Pela ordem) - Exatamente, eu queria pedir para abrir mais uma sessão.
O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Tem a palavra, pela ordem, o nobre Vereador Professor Toninho Vespoli.
O SR. PROFESSOR TONINHO VESPOLI (PSOL) - (Pela ordem) - Eu só tenho a lamentar a postura da Vereadora Cris Monteiro, porque acabamos de sair do Colégio de Líderes e o acordo é que, a pregoado o item, pode-se fazer qualquer obstrução. Então, nós, aqui, não fizemos nada além do que foi acordado.
- Manifestação antirregimental.
O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Nós vamos tentar a abertura de mais duas sessões.
O SR. PROFESSOR TONINHO VESPOLI (PSOL) - (Pela ordem) - Presidente, é ruim as pessoas fazerem acordo no Colégio de Líderes - e o PSOL não fez nada além de cumprir o acordo – e depois vir aqui simplesmente lacrar nas redes sociais.
- Manifestação antirregimental.
O SR. PROFESSOR TONINHO VESPOLI (PSOL) - (Pela ordem) – Licença, por favor. Então, por que, por exemplo, as pessoas que foram na reunião do Colégio de Líderes não disseram: “Eu não quero esse tipo de acordo, porque vai acontecer obstrução”.
O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Mas é o acordo.
O SR. PROFESSOR TONINHO VESPOLI (PSOL) - (Pela ordem) - Então, é o acordo. A pessoa aceita o acordo no Colégio de Líderes e depois vem fazer esse tipo de discurso? Desculpe-me, mas é a maior hipocrisia do mundo. Muito obrigado.
O SR. PRESIDENTE (João Jorge - MDB) - Relembro aos Srs. Vereadores a convocação da próxima sessão ordinária, com a Ordem do Dia a ser publicada. Relembro, também, aos Srs. Vereadores que se encontra aberta a 5ª Sessão Extraordinária Virtual. Relembro, ainda, aos Srs. Vereadores a convocação de cinco sessões extraordinárias, logo após a sessão ordinária, de amanhã, dia 3 de setembro, e cinco sessões extraordinárias aos cinco minutos de quinta-feira, dia 4 de setembro. Todas com a Ordem do dia a ser publicada. Dentro de instantes, será feita a chamada para a próxima sessão extraordinária, convocada para hoje. Iremos fazer mais uma tentativa, vamos esgotar todas as possibilidades para votar, para trabalhar. Há muitos Srs. Vereadores na Casa que podem dar presença e poderá ser on-line. Estão encerrados os nossos trabalhos. |
||